Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que o mentor de Zuckerberg tem a dizer sobre o Facebook?

O que o mentor de Zuckerberg tem a dizer sobre o Facebook?

Em um debate concorrido, Roger McNamee falou sobre os efeitos colaterais da rede e teceu críticas por conta da falta de padrões éticos e morais 

Ao longo dos últimos anos, começaram a pulular com mais frequência, uma série de atitudes e práticas desabonadoras a respeito do Facebook. Quinze anos depois da saga que levou o garoto de Harvard a construir a maior ditadura de abnegados de toda a história, os efeitos colaterais da rede social tornam-se mais palpáveis e começam a ser discutidos pela sociedade.

Não poderia deixar de ser diferente aqui em Austin, durante o SXSW. Quem falou sobre o assunto foi ninguém menos do que Roger McNamee, mentor do próprio Mark Zuckerberg e autor do recém lançado-livro Zucked. A empresa que queria unir e conectar o mundo numa rede aberta e democrática é motivo também de amplas críticas por falta de padrões éticos e morais em sua conduta social e até por debilitar e minar a própria democracia americana.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Num debate altamente concorrido, ao lado de Nicholas Thompson, editor da Wired, McNamee expôs a sua indignação e desafiou os milhares de participantes a entender a dinâmica nos bastidores da rede do Mark. Toda essa dinâmica atual de rastrear pessoas e tudo o que cada qual faz, fotografa, filma e dissemina não apresenta nenhuma lógica ou fundamento para a sociedade. Qual é a utilidade real disso para as gerações?

No fundo, o Facebook é um gigantesco database de gente. Já é mais do que oportuno, conduzir uma auditoria independente na gestão dos dados que a empresa utiliza e seu tratamento. Até para dar uma satisfação a todos os usuários, vilipendiados constantemente em sua privacidade. Todos estão cansados dos constantes pedidos de desculpas do Mark.

Quando se mexe com dados privados de pessoas, mexemos com credibilidade, reputação e transparência. Premissas não observadas pelos gestores da rede. Afinal, justamente os dados dos clientes são o combustível para os negócios deles. E os indefesos “clientes” são também as próprias vítimas. Pessoalmente, Mark nunca acreditou em privacidade de dados e sim, em tirar proveito deles. Ao contrário, patrocinou e estimulou a vigilância invasiva, o compartilhamento desmesurado de dados e promoveu uma gigantesca transformação no comportamento das pessoas.

McNamee, embora ainda tenha ações do Facebook, reitera que a rede tem que mudar, ou então ser mudada. A democracia, como tal, vem sendo minada pelas escolhas e design de negócios projetados, de forma inconsequente, pelas grandes plataformas tecnológicas, que não assumem a sua responsabilidade pelas consequências de seus atos e efeitos colaterais na sociedade. Bem ao contrário, do que qualquer outra indústria, em qualquer outro segmento.

O Facebook nunca foi um fórum aberto. Hoje se tornou a maior fonte de notícias reais ou fake nos países desenvolvidos. Na essência, trata-se de um negócio de maximização de lucros, controlado por uma só pessoa. Para se ter uma vaga noção e consciência da influência da rede nas sociedades, basta entender o peso da regulação em cada ser humano. Todos somos regulados em todos os atos e atitudes que tomamos. Quem regula o Facebook e sua rede maior que as populações de China e EUA juntos? Chega de ser um sapo conduzido pela correnteza do rio!

Recado dado. Esperamos que seja assimilado pela maioria dos presentes, haja vista os aplausos efusivos que recebeu.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]