Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que o crowdfunding pode fazer pelos novos talentos?

O que o crowdfunding pode fazer pelos novos talentos?

Saiba por que este modelo de investimentos em novos negócios pode ser uma alternativa atraente frente aos meios tradicionais

É muito interessante e motivador observar que, mesmo diante da crise que se abala sobre o país, o segmento empreendedor brasileiro mantém sua trajetória de ampliação das oportunidades Brasil afora. Um dos maiores exemplos é a Feira do Empreendedor Sebrae, que este ano vai reunir milhares de ávidos e potenciais novos talentos que chegarão ao mercado com suas inovações e empresas.

Porem, igualmente de forma igualmente preocupante, o mercado de fomento e de investimentos no Brasil se retraiu muito, especialmente pela ausência de medidas claras do Governo que demonstrem um cenário futuro de recuperação. Com isso, instituições financeiras e investidores institucionais adotam como medida principal ?conter? investimentos, o que, na ponta final da linha, prejudica exatamente esses potenciais novos talentos de tornarem suas ideias realidade. Sem credito, tudo fica mais difícil de ser estruturado!

Contudo, uma das alternativas mais prosperas, rápidas e acessíveis a todos, literalmente todos os empreendedores brasileiros é o uso do financiamento coletivo, ou crowdfunding, para validar sua ideia de negócios e, porque não, obter financiamento praticamente a custo zero ou muito abaixo das taxas do mercado ?tradicional?.

O movimento do crowdfunding chegou ao Brasil de forma mais estruturada no ano de 2014, coincidindo com seu crescimento exponencial nos Estados Unidos e Europa. Atualmente, o pais conta com centenas de plataformas para os mais diversos tipos de projetos, desde culturais ate os de investimento imobiliário. E esse nicho de mercado esta só começando. O que gostaríamos de sinalizar, para os empreendedores, é exatamente o segmento de plataformas direcionadas para o investimento em empresas iniciantes, as chamadas startups.

São as plataformas de ?equity crowdfunding? e que tem por principal objetivo ligar investidores e empreendedores que precisam financiar suas ideias e apresentar, no médio e longo prazo, bons resultados e em troca, dar uma participação empresarial aos financiadores. Mundo afora esse segmento encontra-se altamente especializado e profissionalizado. Já no Brasil, ainda precisa de alguns refinamentos legais, mas ja temos condições de obter excelentes frentes de investimento com um custo altamente viável.

Em resumo, essas plataformas disponibilizam o site delas para que o empreendedor possa divulgar sua ideia de negocio. Apos passar por um processo de avaliação feito pela equipe do site (que em geral se preocupa em verificar se a ideia tem um mínimo de viabilidade comercial, inovadora e escalável, além de se certificar que o empreendedor será capaz de cumprir com o prometido), lançam online as paginas dos projetos, contando ou não com um investidor ancora, que aumenta a credibilidade e traz segurança aos investidores menores.

Apos a rodada de investimentos (ou o que chamamos no jargão de ?fim da campanha?), os fundos são transferidos ao empreendedor, que então devera providenciar toda a documentação legal para dar amparo e segurança aos investidores, especialmente quanto a participação empresarial. No Brasil, os tipos empresariais são bem definidos, e em geral, os empreendedores que atingem as metas de lançamento do site irão ceder uma participação empresarial que será convertida em ações da futura empresa, em um futuro pré-determinado. Esses títulos garantem, em certa medida, o investimento do financiador, nada obstante ainda representem um cenário de risco como qualquer outro tipo de investimento em empresas iniciantes.

Com esse formato, dezenas de empresas inovadoras podem contar com financiamento rápido, barato e bem estruturado para suas ideias, sem ficar dependendo diretamente de bancos e fundos de investimento. Essas estruturas, maiores e mais burocráticas, além de levarem muito tempo para analisar qualquer tipo de plano de negócio, nem sempre o fazem com a devida atenção, e criam no empreendedor uma expectativa muitas vezes frustrada quanto ao engajamento com sua ideia.

“A era dos banqueiros sociais chegou para ficar, e os sites de financiamento coletivo baseados em investimento em empresas nascentes é uma das demonstrações mais fantásticas da obsolência progressiva dos meios tradicionais de investimento”

Uma das maiores vantagens desse modelo inovador e alternativo de investimento está no envolvimento quase simbiótico entre os financiadores e o empreendedor, os quais querem firmemente que a ideia seja promissora, e em geral, ajudam com seu networking e expansão de mercados daquele produto ou serviço. É uma das poucas formas de financiamento social que conta exclusivamente com o poder da multidão, sem depender diretamente de qualquer agente financeiro próprio.

Ademais, os sites que atuam no segmento de ?equity crowdfunding? integram uma parcela fortíssima do movimento ?fintech? (uso da tecnologia para o mundo das finanças e desbancarização) que está cercando as instituições financeiras tradicionais, e tornando o acesso ao credito e aos investimentos mais democrático, barato, rápido e efetivo.

No Brasil, ainda por ausência de legislação apropriada, esses tipos de participações e projetos em financiamento de novas empresas conta somente com uma instrução normativa da CVM ? Comissão de Valores Mobiliários, no que tange a dispensa ou não de apresentação de alguns requisitos exigidos pela Lei das Sociedades Anônimas. Assim, meu singelo conselho é, quando for investir em uma plataforma dessas, verifique com cautela se o projeto anunciado conta com esse documento, o que garante, pelo menos, que aquela oferta foi devidamente protocolada no órgão regulador brasileiro.

A era dos banqueiros sociais chegou para ficar, e os sites de financiamento coletivo baseados em investimento em empresas nascentes é uma das demonstrações mais fantásticas da obsolência progressiva dos meios tradicionais de investimento.

Se você é empreendedor, busque mais informações sobre crowdfunding e financiamento coletivo para sua empresa. Uma ideia viável e um mercado avido por boas opções de investimento aguardam sua empresa!

*Vinicius Maximiliano Carneiro é advogado corporativo, gestor contábil e financista.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]