Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que a Marisa aprendeu com 15 anos de e-commerce

O que a Marisa aprendeu com 15 anos de e-commerce

Varejista foi a primeira do segmento de moda a criar uma loja virtual, em 1999

O comércio eletrônico há muito deixou de ser uma novidade para, gradativamente, integrar os hábitos de consumo dos brasileiros. Só no primeiro semestre do ano, o e-commerce nacional faturou R$ 16,06 bilhões e o número de clientes que ingressam nesse mercado aumenta de forma vertiginosa.

De 1º de janeiro a 30 de junho de 2014, foram 5,06 milhões de novos internautas interessados em adquirir produtos e serviços online. Esses números, fornecidos pela e-bit ? empresa especializada em informações do comércio eletrônico – retratam uma realidade que é familiar para empresas que atuam neste mercado e que acompanharam de perto sua evolução.

Mas nem sempre foi assim. Varejistas como a rede Magazine Luiza e Marisa, ambas pioneiras a lançar loja virtual no país no segmento em que atuam, tiveram que enfrentar inúmeros desafios antes de se consolidarem.
Quando a Marisa ingressou no comércio eletrônico, por exemplo, precisou lidar com a desconfiança do consumidor em comprar roupas pela internet.

Afinal, diferente de utensílios eletrônicos que possuem especificações técnicas, a compra de uma blusa ou calça é uma ciência menos exata, mais intimamente ligada a termos afetivos. Para quebrar essa barreira, a excelência no serviço foi uma aliada fundamental: ao receberem suas compras de forma satisfatória, dentro do prazo acordado e condizentes com o que foi ofertado pela companhia, os clientes sentiram-se confortáveis para regressar à loja virtual para uma nova compra.

Outro diferencial foi oferecer um sistema, atualmente patenteado pela Marisa, o ?Sua Medida?, no qual a cliente insere suas medidas corporais e recebe recomendações da numeração adequada. Diria, ainda, que a nossa política de troca ? que possibilita o cliente a trocar o produto comprado em qualquer loja da rede – foi fundamental para quebrar a insegurança sobre o caimento da roupa.

Neste mês, em que a atuação da Marisa no e-commerce completa 15 anos, o resultado é impactante: se fosse uma loja física, a loja virtual da Marisa seria responsável pelo maior número de vendas na rede. Este dado é importante principalmente quando nos damos conta que atuamos em um meio altamente competitivo, já que a categoria de moda e acessórios também é líder em vendas em todo o segmento online.

Mas ainda há muito que crescer, e o prognóstico é tanto otimista, quanto desafiador. O consumidor dá claros sinais de amadurecimento, o que na prática se reverte no aumento do nível de exigência versus ao fracionamento do consumo, motivado pelas inúmeras possibilidades de compras que surgiram após a chegada de players internacionais no mercado brasileiro.

Neste cenário, é preciso manter um olhar atento aos desejos do consumidor, sem que isso represente queda na qualidade ou na eficiência do serviço ? o que nem sempre é uma tarefa fácil se considerarmos os impasses logísticos existentes no Brasil.

Para o segundo semestre de 2014, a previsão, segundo a e-bit, é de um crescimento no setor de e-commece próximo a 15%. A mesma instituição estima um faturamento no ano de R$ 35 bilhões, o que representaria um crescimento nominal de 21% ante 2013, e a marca de 104 milhões de pedidos no comércio eletrônico brasileiro.
Por todas essas questões, engana-se quem encara o pioneirismo como um pilar inexorável.

A realidade existente no passado não reflete os desafios que estão por vir. Em outras palavras, nos 15 anos de atuação aprendemos, enfim, que tudo o que foi desenvolvido e aplicado, até então, representa somente o começo.

Ainda há uma infinidade de possibilidades para o mercado de e-commerce no país e todos que não mantiverem um olhar atento nas oportunidades que se oferecem, ficarão pelo caminho. A história do e-commerce ainda está no começo. Nos seus primeiros 15 anos, especialmente no segmento de moda, alguns desses capítulos foram escritos por nós, da Marisa. E pretendemos seguir adiante escrevendo tantos outros marcos importantes nessa história.


* Thiago Pereira é Gerente de Divisão e-commerce da Marisa.

Leia mais:

STF muda cobrança de ICMS no e-commerce

Alibaba: uma empresa de U$ 230 bilhões

Bovespa questiona e Renner nega fusão com Marisa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]