Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que a Marisa aprendeu com 15 anos de e-commerce

O que a Marisa aprendeu com 15 anos de e-commerce

Varejista foi a primeira do segmento de moda a criar uma loja virtual, em 1999

O comércio eletrônico há muito deixou de ser uma novidade para, gradativamente, integrar os hábitos de consumo dos brasileiros. Só no primeiro semestre do ano, o e-commerce nacional faturou R$ 16,06 bilhões e o número de clientes que ingressam nesse mercado aumenta de forma vertiginosa.

De 1º de janeiro a 30 de junho de 2014, foram 5,06 milhões de novos internautas interessados em adquirir produtos e serviços online. Esses números, fornecidos pela e-bit ? empresa especializada em informações do comércio eletrônico – retratam uma realidade que é familiar para empresas que atuam neste mercado e que acompanharam de perto sua evolução.

Mas nem sempre foi assim. Varejistas como a rede Magazine Luiza e Marisa, ambas pioneiras a lançar loja virtual no país no segmento em que atuam, tiveram que enfrentar inúmeros desafios antes de se consolidarem.
Quando a Marisa ingressou no comércio eletrônico, por exemplo, precisou lidar com a desconfiança do consumidor em comprar roupas pela internet.

Afinal, diferente de utensílios eletrônicos que possuem especificações técnicas, a compra de uma blusa ou calça é uma ciência menos exata, mais intimamente ligada a termos afetivos. Para quebrar essa barreira, a excelência no serviço foi uma aliada fundamental: ao receberem suas compras de forma satisfatória, dentro do prazo acordado e condizentes com o que foi ofertado pela companhia, os clientes sentiram-se confortáveis para regressar à loja virtual para uma nova compra.

Outro diferencial foi oferecer um sistema, atualmente patenteado pela Marisa, o ?Sua Medida?, no qual a cliente insere suas medidas corporais e recebe recomendações da numeração adequada. Diria, ainda, que a nossa política de troca ? que possibilita o cliente a trocar o produto comprado em qualquer loja da rede – foi fundamental para quebrar a insegurança sobre o caimento da roupa.

Neste mês, em que a atuação da Marisa no e-commerce completa 15 anos, o resultado é impactante: se fosse uma loja física, a loja virtual da Marisa seria responsável pelo maior número de vendas na rede. Este dado é importante principalmente quando nos damos conta que atuamos em um meio altamente competitivo, já que a categoria de moda e acessórios também é líder em vendas em todo o segmento online.

Mas ainda há muito que crescer, e o prognóstico é tanto otimista, quanto desafiador. O consumidor dá claros sinais de amadurecimento, o que na prática se reverte no aumento do nível de exigência versus ao fracionamento do consumo, motivado pelas inúmeras possibilidades de compras que surgiram após a chegada de players internacionais no mercado brasileiro.

Neste cenário, é preciso manter um olhar atento aos desejos do consumidor, sem que isso represente queda na qualidade ou na eficiência do serviço ? o que nem sempre é uma tarefa fácil se considerarmos os impasses logísticos existentes no Brasil.

Para o segundo semestre de 2014, a previsão, segundo a e-bit, é de um crescimento no setor de e-commece próximo a 15%. A mesma instituição estima um faturamento no ano de R$ 35 bilhões, o que representaria um crescimento nominal de 21% ante 2013, e a marca de 104 milhões de pedidos no comércio eletrônico brasileiro.
Por todas essas questões, engana-se quem encara o pioneirismo como um pilar inexorável.

A realidade existente no passado não reflete os desafios que estão por vir. Em outras palavras, nos 15 anos de atuação aprendemos, enfim, que tudo o que foi desenvolvido e aplicado, até então, representa somente o começo.

Ainda há uma infinidade de possibilidades para o mercado de e-commerce no país e todos que não mantiverem um olhar atento nas oportunidades que se oferecem, ficarão pelo caminho. A história do e-commerce ainda está no começo. Nos seus primeiros 15 anos, especialmente no segmento de moda, alguns desses capítulos foram escritos por nós, da Marisa. E pretendemos seguir adiante escrevendo tantos outros marcos importantes nessa história.


* Thiago Pereira é Gerente de Divisão e-commerce da Marisa.

Leia mais:

STF muda cobrança de ICMS no e-commerce

Alibaba: uma empresa de U$ 230 bilhões

Bovespa questiona e Renner nega fusão com Marisa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]