/
/
O portão de desembarque das franquias

O portão de desembarque das franquias

Aeroportos brasileiros se tornam cada vez mais importantes para marcas internacionais trabalharem sua imagem e sentirem o mercado

Nesta segunda (11), mais dois aeroportos brasileiros passaram para a iniciativa privada: Galeão (RJ) e Confins (MG). Agora são cinco aeroportos privatizados: Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas) e Brasília completam a lista e a Infraero continua na gestão dos 67 restantes.

A principal porta de entrada do país pode ser a melhor escolha para uma marca estrangeira testar o mercado consumidor nacional. Essa loja chama mais atenção para a marca e trabalha a imagem da franquia com mais velocidade, pois conta com dois tipos de público: o nacional e o internacional.

?Assim o investidor consegue sentir o mercado. Dá pra se ter uma boa ideia e trabalhar o negócio em várias frentes?, identifica o diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo.

No Brasil, 25 marcas estrangeiras estão presentes nos aeroportos brasileiros, 15 delas filiadas à ABF. No total, são 83 lojas destas franquias.

Avis – 20
Hertz – 16
Subway – 8
Nutty Bavarian – 5
Dufry – 4
MC Donald’s – 4
Kopenhagen – 3
Carls Jr – 3
Thrifty – 3
Pizza Hut – 2
Red Lobster – 2
Quality    – 1
Timberland – 1
Kate Spade – 1
Garret Popcorn – 1
Mr. Pretzels – 1
Olive Garden – 1
Starbucks – 1
Yummy Candy Store – 1
Dominos- 1
Yoguland – 1
L?Occitane – 1
Lacoste – 1
Calvin Klein – 1
Budget – 1

Camargo acredita que a ?invasão? estrangeira nos pontos comerciais de acesso ao Brasil foi potencializada por conta da privatização dos aeroportos. ?As empresas que passaram a controlar os aeroportos brasileiros possuem operações no exterior e, portanto, canais de contato diretos com as franquias internacionais?, afirma.

De acordo com o diretor da ABF, a infraestrutura dos privatizados está em fase de conclusão. ?Guarulhos terminou recentemente sua área 4 com sucesso. O de Brasília também está muito moderno, assim como o de Recife. O da Bahia não está totalmente pronto na parte comercial e o de Campinas atrasou, deverá ser entregue em setembro?, aponta.
Franquias nacionais e internacionais
Levantamento de agosto de 2013 da ABF indica que 23% dos pontos comerciais de aeroportos do País operam sob o sistema de franquias, sejam elas nacionais ou internacionais. No total são 374 unidades franqueadas, número 48% maior ao que era registrado em 2012.

Os principais segmentos ocupados pelas franquias são o de serviços automotivos (34%) e o de alimentação (31%). Mesmo com o up provocado pelas privatizações, os aeroportos ainda operados pela Infraero são os que contam com mais franquias.

Guararapes, no Recife, e o aeroporto Internacional de Salvador são os campeões, com 24 unidades, seguido pelo Afonso Pena (Curitiba), com 21. Entre os privatizados, destaca-se o de Guarulhos, com 17 lojas de franquias, e o de Brasília, com 16. Os dois ocupam o sexto e sétimos lugares na lista.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]