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O portão de desembarque das franquias

O portão de desembarque das franquias

Aeroportos brasileiros se tornam cada vez mais importantes para marcas internacionais trabalharem sua imagem e sentirem o mercado

Nesta segunda (11), mais dois aeroportos brasileiros passaram para a iniciativa privada: Galeão (RJ) e Confins (MG). Agora são cinco aeroportos privatizados: Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas) e Brasília completam a lista e a Infraero continua na gestão dos 67 restantes.

A principal porta de entrada do país pode ser a melhor escolha para uma marca estrangeira testar o mercado consumidor nacional. Essa loja chama mais atenção para a marca e trabalha a imagem da franquia com mais velocidade, pois conta com dois tipos de público: o nacional e o internacional.

?Assim o investidor consegue sentir o mercado. Dá pra se ter uma boa ideia e trabalhar o negócio em várias frentes?, identifica o diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo.

No Brasil, 25 marcas estrangeiras estão presentes nos aeroportos brasileiros, 15 delas filiadas à ABF. No total, são 83 lojas destas franquias.

Avis – 20
Hertz – 16
Subway – 8
Nutty Bavarian – 5
Dufry – 4
MC Donald’s – 4
Kopenhagen – 3
Carls Jr – 3
Thrifty – 3
Pizza Hut – 2
Red Lobster – 2
Quality    – 1
Timberland – 1
Kate Spade – 1
Garret Popcorn – 1
Mr. Pretzels – 1
Olive Garden – 1
Starbucks – 1
Yummy Candy Store – 1
Dominos- 1
Yoguland – 1
L?Occitane – 1
Lacoste – 1
Calvin Klein – 1
Budget – 1

Camargo acredita que a ?invasão? estrangeira nos pontos comerciais de acesso ao Brasil foi potencializada por conta da privatização dos aeroportos. ?As empresas que passaram a controlar os aeroportos brasileiros possuem operações no exterior e, portanto, canais de contato diretos com as franquias internacionais?, afirma.

De acordo com o diretor da ABF, a infraestrutura dos privatizados está em fase de conclusão. ?Guarulhos terminou recentemente sua área 4 com sucesso. O de Brasília também está muito moderno, assim como o de Recife. O da Bahia não está totalmente pronto na parte comercial e o de Campinas atrasou, deverá ser entregue em setembro?, aponta.
Franquias nacionais e internacionais
Levantamento de agosto de 2013 da ABF indica que 23% dos pontos comerciais de aeroportos do País operam sob o sistema de franquias, sejam elas nacionais ou internacionais. No total são 374 unidades franqueadas, número 48% maior ao que era registrado em 2012.

Os principais segmentos ocupados pelas franquias são o de serviços automotivos (34%) e o de alimentação (31%). Mesmo com o up provocado pelas privatizações, os aeroportos ainda operados pela Infraero são os que contam com mais franquias.

Guararapes, no Recife, e o aeroporto Internacional de Salvador são os campeões, com 24 unidades, seguido pelo Afonso Pena (Curitiba), com 21. Entre os privatizados, destaca-se o de Guarulhos, com 17 lojas de franquias, e o de Brasília, com 16. Os dois ocupam o sexto e sétimos lugares na lista.

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