O Gunn Report, relatório global independente mais importante do mundo para mídia e criatividade, divulgou recentemente uma lista com alguns dos que considera os melhores trabalhos para mídia impressa e outdoor nos últimos 15 anos.
Foram analisandas 1028 campanhas globais veiculadas de 1999 a 2013. Com base em 13 critérios-chave, o Gunn Report chegou a uma lista de 140 peças considerada pelos seus analistas como as melhores, entre elas (veja a lista completa aqui).
Os critérios de avaliação foram: informação, insight, demonstração, dramatização, exagero gráfico do problema, exagero gráfico do benefício, comparação, storytelling, associação, uso de mídia, produto gráfico, paródia e participação.
Os países com maior número de representantes entre as campanhas premiadas são Reino Unido (24), Estados Unidos (21), França (15), Brasil (12), Alemanha e África do Sul (9 cada).
Na divisão por agências, a AlmapBBDO figura no grupo das mais representativas com 5 peças, mesmo números de Saatchi & Saatchi (Londres), Saatchi & Saatchi (Nova York), Scholz & Friends (Berlim) e TBWAHuntLascaris (Johanesburgo).
O pessoal da Gunn Report afirma que levantamentos como esses são um ?refresco criativo?, necessário para inspirar profissionais e agências. Em um mercado onde a pressão por resultados é enorme e as criações acabam se tornando padronizadas e iniciativas como essa são necessárias e bem-vindas.
Leia mais:
Latinos estão menos otimistas e mais preocupados
Heineken aumenta em 50% produtividade do SAC
Manchester proíbe tablets no estádio