A quarta edição da pesquisa Horários Nobres foi desenvolvida a partir da análise de 86.489.600 posts monitorados pela ferramenta do Scup em 2013, no Facebook, Twitter e Instagram. Destes, aproximadamente, 40,9% foram do Facebook, 57,2% do Twitter e 1,9% do Instagram. Para identificar os momentos mais movimentados nas 3 redes sociais, os dados foram cruzados para apresentar a audiência de acordo com o dia da semana, o intervalo de tempo e o comparativo entre os dois.
As informações reveladas pelo estudo, como a grande quantidade de publicações ao longo do dia, mostram que conquistar a atenção dos usuários nesses canais é um desafio para as empresas. Por esse motivo, é importante ter mapeado quais são os dias e horários de destaque nas redes sociais.
Durante a semana há um padrão de horários com mais publicações no Facebook. Os usuários do Facebook têm um feed de notícias mais agitados às quintas-feiras, representando quase 16% do total de posts monitorados da rede social. Neste dia da semana, o período entre as 11h e 12h foi quando aconteceram mais publicações – somando 360.531 mil menções.
Os usuários do Instagram gostam mais de publicar nos finais de semana. Aproximadamente 32% das publicações são feitas no sábado e no domingo. Durante a semana, os usuários do Instagram mostram-se mais noturnos: o número de publicações costuma crescer a partir das 17h.
A quantidade de tweets começa a ter um número expressivo a partir das 11h e mantém o padrão médio durante o resto do dia. O número aumenta consideravelmente nas terças-feiras, das 22h às 23h, com 585160 mil publicações. Terça, quarta e quinta são os dia preferidos para tuitar.
Também existe postagem depois do expediente. O número de postagens nas três redes sociais analisadas continua alto na volta pra casa, entre 17h e 20h. Isso pode ser explicado pelo uso das redes sociais pelos dispositivos móveis.
Os dias mais usados pelos usuários para fazer publicações indicam que mais pessoas estão online e também que há um maior volume de posts sendo publicados. Isso significa que se uma empresa escolher publicar em dias mais movimentados, ela poderá atingir um maior número de usuários, mas também terá uma concorrência maior, já que no período escolhido existe uma grande oferta de posts. Se a escolha da empresa for por publicar em dias menos requisitados, a concorrência será menor, mas também haverá uma queda na audiência.
O estudo Horários Nobres traz o contexto geral das redes sociais no Brasil para o mapeamento e definição das estratégias das empresas nesses canais. Na hora de traçar as oportunidades e riscos, é imprescindível entender o seu consumidor mais a fundo.
Dependendo do seu público alvo, as redes sociais podem mostrar um cenário muito diferente do ambiente como um todo. Desta forma, é importante monitorar e entender com quem você está falando para definir qual é o melhor momento e maneira para abordá-lo.