Você pode até pensar que tinta é simplesmente algo que você comprar para pintar as paredes dos cômodos da casa ou do local de trabalho. Mas o fato é que, no momento da escolha você se depara com as cores do momento. Ou seja, a tendência daquele segmento para aquela época exata. Mas como se manter à frente da concorrência?
?Nós queremos vender tinta como um item decorativo. Somos líderes no mercado de tintas decorativas e inovação é nosso papel. Somos Top of Mind pela Folha de S. Paulo há doze anos consecutivos. O que queremos agora é ir além do produto e poder gerar experiência para os consumidores?, afirmou Carla Maria Reali Camargo, diretora de marketing da Suvinil – Basf.
?Temos uma área de inovação, mas as ideias vêm de todas as áreas. Além disso, envolvemos todos os nossos stakeholders desde fornecedores, colaboradores, lojistas, balconistas. A inovação tem um processo colaborativo que faz parte do nosso desenvolvimento de projetos?.
Carla citou a importância do Innovation Day como parte da ação de colaboração e nascimento de ideias. ?É algo da onde parte o básico. Tentamos sair do ambiente de trabalho com pessoas de todos os ambientes da empresa, chamamos clientes, pintores e em um processo de brainstorm formamos ideias?.
Há dez dias a empresa realizou o Prêmio Suvinil de Inovações 2015 com estudantes e fornecedores. Os temas foram ?Casa do futuro? e ?Loja do futuro?. ?O projeto deu tão certo que faremos um projeto piloto em uma praça com a ação vencedora?, conta Carla.
Das inovações
A Suvinil possui, entre suas inovações, uma tinta autolimpante que faz com que a sujeira não se acumule nas paredes externas. Então, quando chove, a própria água da chuva ajuda a retirar a sujeira que ficou. Além disso, segundo Carla, a marca foi a primeira empresa no segmento a ter um app que permite ao consumidor testar, conhecer, ter dicas, ideias sobre os produtos que buscam. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Uma novidade na área de vendas possibilita que o consumidor conheça os tipos de tinta, se fosca, semi-brilho ou brilhante. Nesse espaço ele consegue sentir e ver como a tinta que escolheu ficará quando for utilizada. Esse espaço está sendo testado pela marca. Além disso, a partir de um estudo, a marca percebeu que cada indivíduo quer ser protagonista da própria história. ?Então, chegamos a três tipos de consumidores: singular, coletivo e versátil e para cada um deles existe um tipo de paleta disponível com as cores?, comentou Carla.
?Nosso objetivo é ditar tendências inovadoras na casa dos consumidores. O que percebemos é que para eles, o ato de trocar a cor da parede branca é como trocar uma roupa ou um perfume?, finalizou.