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O futuro tem três letras: IoT

O futuro tem três letras: IoT

Não importa os planos para o futuro. Em algum momento, você, sua empresa, o mundo terão de lidar com a Internet das Coisas. Você está preparado?

Imagine que em um determinado final de semana, você decide preparar um jantar para amigos. O que fazer? A geladeira sugere uma refeição árabe, com base na análise que fez dos produtos que existem dentro dela. Como faltam alguns itens, o eletrodoméstico envia a lista para o seu celular. Basta dar “OK” para que a geladeira envie o pedido para o supermercado mais próximo. Este é parte do futuro que a SAP projeta. E esse futuro é desenhado pela IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas). “A evolução e o futuro da Internet das Coisas é a internet de tudo. Ela vai integrar tudo. Estamos falando de evolução”, afirma Elia Chatah, retail principal na SAP Brasil.
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Muito falada de um lado e pouco compreendida de outro, a IoT é para muitos promessa e para tantos outros realidade. Definida como a conexão entre máquinas, a tecnologia permite capturar e transmitir informações entre qualquer objeto conectado à internet. No varejo, a tecnologia vai além do que o consumidor enxerga. Ela ajuda a entender o comportamento do cliente, o nível de estoque, o momento certo para se fazer promoções, o patamar de preços que deve ser adotado, atendimentos e campanhas personalizadas – para ficar em alguns exemplos. “Através de analises e simulações realizadas com milhares de informações, a máquina consegue sugerir em tempo real o que deve ser feito”, explica o executivo.
Orlando Cintra, da SAP: “O IoT será em pouco tempo a realidade no dia-a-dia dos clientes, porque vários estão testando e alguns já estão investindo e saindo na frente”.
A IoT tem ganhado tanta relevância entre as empresas que estima-se que existirão mais de 26 bilhões de sensores conectados no mundo em 2020, segundo pesquisa da Gartner. Somente a SAP está investindo mais de 2 bilhões de Euros até 2020 em soluções de IoT. “Isso é o mínimo e tende a crescer ainda mais nos próximos anos”, afirma Orlando Cintra, Vice-presidente Sênior da SAP Brasil. “Você ouve todo mundo falando, várias empresas de diferentes segmentos interessadas em testar cenários. O IoT será em pouco tempo a realidade no dia-a-dia dos clientes, porque vários estão testando e alguns já estão investindo e saindo na frente”, afirma.
O que esperar do futuro diante desta realidade? Confira aqui a reportagem completa sobre como o varejo e o mundo estão lidando com a Internet das Coisas, a fase em que o Brasil está em relação à tecnologia e o que ainda falta para criarmos  uma base sólida para utilizar a IoT de forma efetiva.

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