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O desafio de vender um único prato

O desafio de vender um único prato

No primeiro ano de funcionamento, dono do L?Entrecôte de Paris pescava clientes na calçada. Hoje comemora retorno financeiro e 17 franquias

A ideia de tornar rentável um restaurante que oferece apenas um prato ? um corte de contra-filé com molho ? pode parecer insólita à primeira vista. No entanto, estabelecimentos desse tipo são comuns na França, onde o prato é tradicional. 

No Brasil, o empresário Rodrigo Ferreira comemora os cinco anos de sua primeira L?Entrecôte de Paris na capital paulista, oito franquias já estabelecidas e a assinatura de mais nove. O chef Olivier Anquier é o dono do outro restaurante que oferece o prato no País, chamado L?Entrecôte d?Olivier.

Ferreira conversou com o portal NOVAREJO e falou do desafio de tornar rentável um restaurante que oferece um prato apenas. ?No primeiro ano, eu pescava clientes na calçada. Eu e minha esposa ficávamos sentados na mesa 34 ? que fica ao lado da janela ? esperando se alguém iria olhar o cardápio?, relembra.

O franqueador explica que saía e tinha até um discurso pronto para convencer os possíveis clientes. ?O senhor conhece o conceito da casa? Somos um restaurante tipicamente francês estabelecido aqui no Itaim Bibi onde o nosso forte é servir um único prato. Um entrecôte coberto com um molho especial ? e secreto ? com fritas à vontade. Este é um grande prato na Europa, você gostaria de experimentar??, dizia.

Com esta abordagem, convenceu muita gente a pagar R$ 48 no almoço e R$ 59 no jantar, mas foi só no terceiro ano que começou a ter retorno financeiro. E alguns viraram clientes fieis ? ou fanáticos, como Rodrigo Ferreira prefere chamar. ?Tenho clientes ?adictos?, que comem aqui uma vez por semana. E tenho clientes ?normais?, que comem uma vez por mês?.

Além dos 200g de contra-filé suculento com molho que demora 36 horas para ficar pronto, os clientes podem se servir de salada e batatas fritas à vontade. De acordo com o L?Entrecôtre de Paris, quem se interessar em abrir uma franquia levará de 26 a 30 meses para ter retorno financeiro. Em algumas, o tempo pode ser menor. ?Meu franqueado do Rio de Janeiro fatura R$ 180 mil a mais e deixa no caixa um percentual maior do que eu deixo?, revela. A taxa de franquia é R$ 150 mil e o investimento total é de R$ 1,3 milhão.

A ideia de abrir o restaurante no País surgiu da amizade que Rodrigo Ferreira nutriu com o dono da primeira loja em Genebra, na Suíça. Para completar a experiência inovadora de alimentação, o garçom do L?Entrecôtre de Paris escreve na mesa do cliente qual é o ponto da carne e se a salada vem com molho.

O foco da franquia está em cidades com mais de 500 mil pessoas e 20% de classes A e B. ?A classe C vai para comemorar e às vezes não se sente bem?, comenta. O franqueador, que já tem uma loja em Miami, diz que o segredo de sucesso para uma franquia é possuir um produto com aceitação, padronizado, uma legião de pessoas que curtem aquele produto e ter em mente o quanto a rede está preparada para expandir.


L?Entrecôte de Paris do Itaim Bibi, na capital paulista

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