Pesquisar
Close this search box.
/
/
O desafio de vender um único prato

O desafio de vender um único prato

No primeiro ano de funcionamento, dono do L?Entrecôte de Paris pescava clientes na calçada. Hoje comemora retorno financeiro e 17 franquias

A ideia de tornar rentável um restaurante que oferece apenas um prato ? um corte de contra-filé com molho ? pode parecer insólita à primeira vista. No entanto, estabelecimentos desse tipo são comuns na França, onde o prato é tradicional. 

No Brasil, o empresário Rodrigo Ferreira comemora os cinco anos de sua primeira L?Entrecôte de Paris na capital paulista, oito franquias já estabelecidas e a assinatura de mais nove. O chef Olivier Anquier é o dono do outro restaurante que oferece o prato no País, chamado L?Entrecôte d?Olivier.

Ferreira conversou com o portal NOVAREJO e falou do desafio de tornar rentável um restaurante que oferece um prato apenas. ?No primeiro ano, eu pescava clientes na calçada. Eu e minha esposa ficávamos sentados na mesa 34 ? que fica ao lado da janela ? esperando se alguém iria olhar o cardápio?, relembra.

O franqueador explica que saía e tinha até um discurso pronto para convencer os possíveis clientes. ?O senhor conhece o conceito da casa? Somos um restaurante tipicamente francês estabelecido aqui no Itaim Bibi onde o nosso forte é servir um único prato. Um entrecôte coberto com um molho especial ? e secreto ? com fritas à vontade. Este é um grande prato na Europa, você gostaria de experimentar??, dizia.

Com esta abordagem, convenceu muita gente a pagar R$ 48 no almoço e R$ 59 no jantar, mas foi só no terceiro ano que começou a ter retorno financeiro. E alguns viraram clientes fieis ? ou fanáticos, como Rodrigo Ferreira prefere chamar. ?Tenho clientes ?adictos?, que comem aqui uma vez por semana. E tenho clientes ?normais?, que comem uma vez por mês?.

Além dos 200g de contra-filé suculento com molho que demora 36 horas para ficar pronto, os clientes podem se servir de salada e batatas fritas à vontade. De acordo com o L?Entrecôtre de Paris, quem se interessar em abrir uma franquia levará de 26 a 30 meses para ter retorno financeiro. Em algumas, o tempo pode ser menor. ?Meu franqueado do Rio de Janeiro fatura R$ 180 mil a mais e deixa no caixa um percentual maior do que eu deixo?, revela. A taxa de franquia é R$ 150 mil e o investimento total é de R$ 1,3 milhão.

A ideia de abrir o restaurante no País surgiu da amizade que Rodrigo Ferreira nutriu com o dono da primeira loja em Genebra, na Suíça. Para completar a experiência inovadora de alimentação, o garçom do L?Entrecôtre de Paris escreve na mesa do cliente qual é o ponto da carne e se a salada vem com molho.

O foco da franquia está em cidades com mais de 500 mil pessoas e 20% de classes A e B. ?A classe C vai para comemorar e às vezes não se sente bem?, comenta. O franqueador, que já tem uma loja em Miami, diz que o segredo de sucesso para uma franquia é possuir um produto com aceitação, padronizado, uma legião de pessoas que curtem aquele produto e ter em mente o quanto a rede está preparada para expandir.


L?Entrecôte de Paris do Itaim Bibi, na capital paulista

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]