/
/
O ?momentum? da venda

O ?momentum? da venda

Clientes mais exigentes obrigam que vendedor acerte o timing na hora de atender

Para a CEO da Shopper Experience, Stella Susskind, a melhor maneira de a marca fidelizar um cliente é proporcionar justamente o que gostaria de receber: lealdade. ?A melhor forma de ser leal é conhecer seu cliente de perto para saber como atendê-lo de maneira adequada?, comenta. A especialista explica que a exigência do cliente ficou maior por conta de elementos como o aumento da renda média da população e a democratização de informações sobre os direitos do consumidor.

?Ficou então cada vez mais complicado se relacionar com esse cidadão, que está mais racional ? porque pesquisa outros preços do mesmo produto na Internet, na concorrência, com os amigos, nas redes sociais, mas também está mais emocional ? pois exige experiências de compra diferenciadas, que o surpreendam?, afirma.

Para superar esse desafio, o atendimento deve ser assertivo do começo ao fim. ?O cliente não tolera mais o vendedor superficial. ?Meu nome é Ana e o seu?? é muito pouco. A variedade de ofertas é enorme e ninguém tem tempo a perder, então tudo tem que estar perfeito naquele exato momento?, diz a CEO da Shopper.

?Momentum? foi um termo cunhado pelo físico Isaac Newton para definir o resultado da multiplicação da massa de um corpo por sua velocidade. É o impulso; o ímpeto, o instante que deve ser imediatamente aproveitado tanto por corpos em movimento quanto por vendedores que quiserem conquistar o consumidor.

O ponto de venda tem que estar visualmente adequado, a temperatura da loja tem que estar agradável e o vendedor tem que buscar exercer um papel intermediário entre aquele profissional que irrita ao se oferecer para ajudar o tempo inteiro e aquele outro que se omite da tarefa de assistir ao consumidor.

Os insights da Shopper Experience advém dos milhões de relatórios das dezenas de milhares de ‘clientes ocultos’ que já trabalharam para a empresa. Esse serviço foi introduzido no Brasil justamente por eles, ainda na década de 90, como uma forma velada de as empresas se autoavaliarem.

Os vendedores ?disfarçados? de consumidores respondem questionários e relatórios contendo os mínimos detalhes do que aconteceu na loja. Hoje a Shopper usa até aplicativos para que o cliente secreto possa relatar sua percepção enquanto ainda está na loja.

Stella Susskind fala também do fenômeno que vem sendo percebido com os consumidores mais velhos, que além de ser uma parcela importante do consumo, também estão se relacionando mais. ?Os mais maduros se comunicam através do Facebook e SMS. Além disso, levam muito em consideração a avaliação dos filhos?, conclui.

Nos dias 9 e 10 de setembro, o maior congresso de relações com o consumidor do mundo, o Conarec, abordará as novas dimensões da experiência do cliente. No segundo dia do evento, Stella mediará o painel ?As lições da evolução do shopper: como conquistar a lealdade do consumidor cada vez mais exigente?, com a participação da diretora de marketing da Daslu, Sandrine Nass e da diretora de relacionamento do UOL, Myriam Naime. 

Faça já sua inscrição.

Leia mais:

O ar que as empresas respiram

Marketing digital: personalizar para fidelizar

Internet das Coisas explodirá até 2019

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]