Sendo a 4ª maior instituição financeira da América Latina, com 105 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia, além de a 5ª marca mais valiosa do país onde foi criado, o Nubank acaba de lançar o NuCel. Trata-se de um serviço de telefonia móvel que chega ao mercado para transformar a experiência do cliente em outras frentes de suas vidas e ampliar o portfólio da companhia para além de serviços financeiros.
“Ao longo desses últimos 11 anos, expandimos de maneira importante a relevância dos nossos produtos financeiros, para diversos momentos do cliente”, comenta Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil. “Se estamos nos tornando cada vez mais a instituição financeira principal dos consumidores, como conseguimos levar essa experiência de consumo? Deixamos de ser somente uma aplicação financeira, e passamos a ser uma aplicação de lifestyle”.
Diante disso, a visão do banco digital foi expandir para além de serviços financeiros e incorporar elementos de estilo de vida para dentro da aplicação.
Por que serviços de telefonia?
“Hoje, nosso filho mais novo é o NuCel, nossa plataforma de planos de telefonia celular”, conta a executiva. “Esse é um serviço onipresente na vida dos nossos clientes. 100% deles têm um plano de celular. Quando olhamos seus pontos de dor, vimos que a principal queixa estava relacionada à falta de transparência e complexidade no uso desses produtos”.
Segundo dados apresentados pelo Nubank, quase 60 milhões de usuários trocam de provedor a cada ano. Mais de 50% dos clientes de telefonia móvel reportam ter problemas com suas operadoras. Além disso, 7 de cada 10 principais problemas estão relacionados ao atendimento, complexidade dos planos e experiência digital.
“É um mercado muito dinâmico, mas no sentido de que as pessoas tendem a buscar soluções, e sistematicamente não as encontram. Essa foi a nossa motivação para construir e explorar o NuCel”, reforça Livia.
Nesse cenário, a opção de plano de telefonia móvel surge para ser algo diferente no mercado, que vem para mudar o jogo da indústria, reforça Paulo Barbosa, gerente geral do NuCel. “A palavra hoje é inovação. E, como sempre, no Nubank começamos colocando o cliente no centro”, frisa.
O objetivo é oferecer um plano de celular que seja transparente e fácil de entender, bem como ter sugestões inteligentes para o consumidor gerenciar seu plano. Além disso, as três opções ofertadas serão ajustáveis a qualquer momento, diretamente no aplicativo.
Como funciona?
O NuCel será lançado progressivamente nos próximos meses, começando com aparelhos que possuem eSIM, com ativação prática e totalmente digital. Futuramente, estará disponível também para chips físicos. Inicialmente, existem três opções de planos para que o cliente possa escolher conforme sua necessidade: 15GB por R$ 45 ao mês; 20GB por R$ 55 ao mês; e 35GB por R$75 ao mês. O pagamento acontece via cartão de crédito do Nubank. Na fase inicial de testes, algumas funcionalidades serão limitadas, mas todos os recursos e vantagens estarão disponíveis ao final desta etapa.
Todos os planos incluem ligações ilimitadas para chamadas locais e interurbanas; WhatsApp ilimitado, incluindo chamadas de voz e vídeo, além de acesso irrestrito ao app do Nubank; e uma Caixinha exclusiva com rendimento de 120% do CDI sobre valores depositados pelo cliente, com limite de até R$ 10 mil, válida por pelo menos um ano.
Além disso, terá uma cobertura de 93% do território brasileiro e conexão de alta velocidade em 5G. A partir de hoje, clientes interessados poderão se cadastrar pelo aplicativo para serem notificados assim que o NuCel estiver disponível para contratação. O cliente também terá uma “caixinha” para reservar gigabytes para ter internet para evitar ficar sem conexão, caso o contratado pelo plano acabe. O plano também não exige fidelidade.
“Temos ainda uma parceria com a Claro, de longo prazo. Temos acesso total e irrestrito à rede da empresa, com uma cobertura nacional forte, através de um contrato de MVNO (Mobile Virtual Network Operator), já homologado pela Anatel. Isso também nos dá a segurança de termos o produto com a segurança que precisamos”, explica Paulo. “Ele será liberado pouco a pouco aos nossos clientes, de acordo com a evolução da experiência. Mas, a partir de hoje, todos os clientes podem se inscrever pelo aplicativo do Nubank para o NuCel. Eles serão avisados gradualmente, conforme liberamos o produto para os diferentes consumidores”.