/
/
Um confronto de realidades: NRF 2014 inicia apontando caminhos que mostram distância da realidade brasileira

Um confronto de realidades: NRF 2014 inicia apontando caminhos que mostram distância da realidade brasileira

Neste domingo, dia 12 de janeiro, começou o maior evento do varejo mundial: a NRF Retail's Big Show 2014. O Grupo IBEVAR NOVAREJO está presente no congresso e trará, nos proximos dias, uma cobertura pautada por ideias e conceitos que apontam os novos caminhos do varejo mundial e o quanto é possível ser aplicado a realidade brasileira.

Logo às 8h30 da manhã tivemos a palestra Think differently: using data to increase profits and keep customers for life ? ?Pensando diferente: usando dados para incrementar lucros e manter clientes para toda a vida?em traducao livre, protagonizada pelo CEO do grupo Monoprix, varejista de supermercados da França. A proposta geral da apresentação era mostrar como é possível melhorar a performance dos resultados de vendas a partir de investimento inteligente no conhecimento do cliente. A ideia geral é antiga e controversa. Normalmente, a equação do cliente representa custos maiores, talvez insuportáveis quando alinhados, por exemplo, na perspectiva do Custo Brasil, mas Stephane Maquairte, CEO da Monoprix, e Emmanuel Dechelette, COO da dunnhumby França, conseguiram mostrar a questão por novos ângulos, a partir de dados mais instigantes. O ponto de partida foi entender quais consumidores de quais lojas do grupo eram mais sensiveis a preço. A estratégia era entender o quão eficiente seria a operação geral a partir do entendimento do comportamento das lojas em relação aos consumidores.

Logo de início, os executivos perceberam que uma simples redução de 5% nas lojas aumentaria a sensbilidade dos consumidores em três vezes. Ou seja, quanto menor o preço, mais o consumidor se torna sensivel a ele. A comunicação das lojas com clientes menos sensíveis a preços foi trabalhada de forma individualizada, de tal modo que 600 mil consumidores eram contatados mensalmente por e-mail com ofertas rigorosamente personalizadas. O que se buscava, além da lealdade, era reduzir completamente a tendência de nivelar preços pela média. A participação dos clientes tornados então leais, pouco sensíveis a preços no retorno de vendas das ações de comunicação, ultrapassou 58%. Mesmo os consumidores potenciais, aqueles que podem vir a tornarem-se leais, aumentaram seu wallet share em 27%. A grande virtude da estratégia da Monoprix foi entender que mais do que uma oferta, o consumidor busca uma oferta desenhada para ele.

Portanto, não é o preço que conta no longo prazo, mas sim a capacidade de se encontrar ofertas especialmente desenhadas para o cliente, que o tornem exclusivo e distinto. Interessante observar essa estratégia na perspectiva brasileira, onde a maior parte das redes varejistas está às voltas com a melhoria geral da operação e a busca por maior competitividade. Um elemento competitivo é justamente investir no cliente frequente, procurando aumentar o seu valor de contribuição ao entregar a ele? mais valor! Na apresentação, os executivos do Monoprix enfatizaram que as taxas de retorno aumentaram 1,7% entre os consumidores leais sobre apenas 0,6% registrados entre os consumidores ?oportunistas?, caçadores de ofertas ou show roomers. O empenho no entendimento do cliente mostrou que até mesmo as entregas gratuitas a domicílio representam maior rentabilidade nas vendas do que simplesmente cobrar pela entrega. A redução de custo no curto prazo vira fumaça quando comparado ao retorno no médio prazo. No caso do Monoprix, as entregas gratuitas representaram 6 milhões de euros a mais no caixa. As entregas cobradas, menos 6 milhões.

Essa será a tendência geral no evento. Trazer pontos que joguem luz sobre a forma pela qual nosso varejo procura desenhar as suas operações em busca da rentabilidade, a partir da comparação com as melhores práticas do varejo mundial.

O varejo brasileiro está em um ponto de inflexão estratégica. O momento é de ganhar eficiência e competitividade e de assimilar e apostar em novas ideias, ou ainda, nas boas ideias que ajudam os melhores varejistas do mundo a agregar valor aos seus negócios.

Jacques Meir – Diretor de Conhecimento e Inteligência de Negócios do Grupo Padrao.

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]