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Novembro azul: a campanha pela saúde do homem

Novembro azul: a campanha pela saúde do homem

A iniciativa do Instituo Lado a Lado quer conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde
 
Novembro é o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata. Só neste ano, cerca de 68 mil brasileiros receberão diagnóstico da doença, sendo a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. 

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A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA (exame de sangue utilizado para tentar identificar pessoas com câncer de próstata) sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra ? a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos nestes casos. 

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De acordo com o médico Alfredo Canalini, membro da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos, ?e mais ainda para aqueles que são do fator de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e homens afrodescendentes?. 

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Embora a próstata seja constituída por vários tipos de células, a maioria dos cânceres de próstata tem origem nas células das glândulas que produzem líquido seminal. Eles são chamados de adenocarcinomas.

Alfredo explicou que a doença não apresenta sintomas na fase inicial. Quando o câncer de próstata começa a dar sintomas, a doença já está avançada. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens. 

Mundialmente conhecido como “Movember”, sendo o bigode o símbolo adotado para as campanhas em todo o mundo, essa simbologia surgiu da combinação, em inglês, das palavras Moustache (Bigode) e November (Novembro).

 
Com informações dos portais Agência Brasil, A. C. Camargo e Novembro Azul
 

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