Pesquisar
Close this search box.
/
/
9 atitudes que podem colaborar com a sua felicidade

9 atitudes que podem colaborar com a sua felicidade

Conversamos com o autor americano Greg Hicks, que viajou por diferentes países para entender o que é a felicidade e como alcançá-la. Confira

O projeto de maior sucesso do escritor americano Greg Hicks está ligado a algo que perseguimos durante toda a vida: a felicidade. Depois de percorrer 68 países, ele e Rick Foster – seu parceiro de vida e de projeto – descobriram nove comportamentos que fazem parte da vida de pessoas extremamente felizes.

A partir desse insight, a dupla escreveu o best-seller “Ser Feliz é escolha sua” (Editora Cultrix) e passou a viajar o mundo aplicando, em palestras e seminários, o seu modelo de felicidade. Em setembro, Hicks virá pela primeira vez ao Brasil para a abertura do Conarec, um dos maiores congressos de relacionamento empresa-cliente do mundo. Da Califórnia, onde vive, ele concedeu a seguinte entrevista à Consumidor Moderno.

Consumidor Moderno – Qual é o segredo da felicidade?

Greg Hicks – Há vinte anos, eu e meu parceiro Rick Foster começamos a estudar quais são os comportamentos e as escolhas das pessoas extremamente felizes. Como parte desse estudo, viajamos 68 países e falamos com diversas pessoas. Ao longo do tempo, vimos que havia nove atitudes universais que faziam parte da vida de pessoas felizes. Inicialmente, isso não fez sentido para nós, porque estávamos ouvindo os mesmos argumentos em culturas e locais completamente diferentes. Mas o que começamos a observar é que, quando seres humanos se comportavam daquelas nove formas, o corpo os recompensava bioquimicamente. Essas atitudes contribuíam para a sua sobrevivência e tinham relação com a forma como as pessoas se conectam e se relacionam umas com as outras.

CM – E, afinal, quais são essas nove atitudes?

1. Intenção
Escolher, de forma consciente, sua melhor atitude e comportamento ao longo do dia

2. Responsabilização
Manter o foco naquilo que você pode controlar para tornar a sua vida melhor, em vez de se preocupar com o que está fora do seu alcance

3. Identificação
Reconhecer suas paixões, seus interesses e suas forças maiores

4. Centralização
Colocar suas paixões, seus interesses e suas forças no centro da sua vida

5. Reformulação
Transformar tensões e problemas em oportunidades

6. Opções
Mirar metas e ir atrás delas para alcançar seus objetivos e sonhos

7. Apreciação
Ser grato pelo que você tem em sua vida e expressar de forma ativa a sua gratidão aos outros

8. Entrega
Ajudar os outros sem exigir retorno

9. Verdade
Ser honesto com você mesmo e com os outros

CM – Como essas escolhas podem ajudar as empresas a se relacionar com os millennials?

GH – Esses nove comportamentos são particularmente importantes para os jovens porque eles querem ter fortes conexões com as pessoas – até mesmo com o gestor da empresa em que trabalham. Eles querem se sentir compreendidos. Então, a conexão é muito mais importante para um millennial do que para um baby boomer. Eles não querem saber só o que estão fazendo de errado, mas sim – e em primeiro lugar – no que estão acertando. Então, para manter esses millennials como funcionários e para vender para eles é preciso mostrar reconhecimento e elogiá-los. Mas isso precisa ser feito de forma autêntica. Outra coisa importante é estar aberto a possibilidades. Millennials querem opções, e, diferentemente de outras gerações, não gostam de regras, porque elas não podem ser mudadas. Eles querem ser inovadores e procurar formas criativas de fazer a mesma coisa.

CM – Propósito é importante para a felicidade dos millennials?

GH – Isso é provavelmente o que há de mais importante quando falamos em millennials. Eles querem sentir que o trabalho que fazem é importante e que estão fazendo a diferença. Então, compete aos gestores e à empresa, até mesmo no processo de contratação, deixar claro como a companhia ajuda a sociedade e de que forma o jovem pode contribuir.

CM – Como a crise econômica e a política podem afetar a felicidade das pessoas, especialmente dos millennials?

GH – Em nosso trabalho, quando os millennials estão numa situação de tristeza, fazemos o que chamamos de “reformulação”. Essa estratégia passa por alguns estágios: reconhecer o sentimento desse millennial, ajudá-lo na busca por oportunidades e ensiná-lo a tirar vantagem dessa situação. Todos temos a chance de crescer em situações de dificuldade. Mas quando as pessoas se colocam numa situação de vítima, cria-se um cenário péssimo. O pensamento correto, nesse caso, é: “não gosto do que está acontecendo no meu país, mas o que eu posso fazer com isso?”

CM – Pessoas felizes fazem empresas de sucesso?

GH – Em um cenário econômico ruim, há uma grande chance de as pessoas, mesmo insatisfeitas, ficarem em um trabalho que não gostam por falta de opção. Mas, quando as pessoas trabalham infelizes, não são nem de perto tão produtivas quanto poderiam ser. Pessoas felizes são capazes de criar uma relação melhor com pessoas e com consumidores, são mais inovadoras e criativas. Então, você não vai conseguir extrair o melhor das pessoas se elas estiverem infelizes.

CM – O uso das redes sociais influencia na felicidade dos millennials?

GH – Sim. Até certo ponto, as redes sociais são a forma como as pessoas se conectam umas às outras. E acho que há duas questões nas quais as redes sociais afetam a felicidade: uma é quando só há postagens negativas on-line. Isso é depressivo e deixa as pessoas para baixo. A segunda questão é que nós precisamos de relacionamentos cara a cara. Um relacionamento on-line é completamente diferente de ter amizades reais.

CM – É mais difícil ser feliz hoje do que há 20 anos, quando deram início à pesquisa?

GH – As pessoas talvez tenham de se esforçar mais hoje porque há muita negatividade no entorno delas (nos noticiários e nas redes sociais, por exemplo). Na apresentação que farei no Conarec, vou mostrar para as pessoas como ajudar os millennials a ter mais controle sobre a felicidade. Esse é o motivo pelo qual dizemos que ser feliz demanda esforço. Você precisa estar sempre atento ao que você tem, às opções que você tem e aos fatores que pode controlar. Assumir esse pensamento é muito melhor do que se colocar no papel de vítima.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]