Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Nokia lança IA generativa para trabalhadores de fábricas

Nokia lança IA generativa para trabalhadores de fábricas

Companhia lançou o MX Workmate, uma ferramenta de IA que facilita a interação com máquinas e aumenta a produtividade.

A Nokia vem acelerando a adoção de novas tecnologias e anunciou um conjunto de ferramentas compatíveis baseada em inteligência artificial com tecnologia operacional (OT), que facilita a interação dos trabalhadores industriais com as máquinas industriais, incluindo avisos sobre máquinas defeituosas em tempo real, além de formas de recomendar e aumentar a produção industrial.

“A IA é um elemento-chave da transformação industrial. MX Workmate aproveita os benefícios combinados de nossa plataforma One para conectividade sem fio crítica aos negócios com borda de computação local compatível com OT para aplicativos I4.0 e dispositivos de trabalho. Os recursos do MX Workmate Generative AI LLM mudarão o ambiente de TO, permitindo que as indústrias aprimorem as habilidades de suas equipes para melhorar a eficiência, aumentar a produtividade e integrar totalmente as operações de TI/TO. É uma grande oportunidade para empresas ansiosas por avançar na sua estratégia de digitalização, mas que enfrentam desafios devido à lacuna na experiência da força de trabalho”, pontua Stephan Litjens, vice-presidente de soluções empresariais da Nokia.

As organizações em todo o mundo já enfrentam uma escassez de mão de obra qualificada. Um estudo realizado pela empresa global de consultoria organizacional Korn Ferry prevê um défice de 85 milhões de trabalhadores tecnológicos qualificados a nível mundial até 2030 – totalizando 8,5 biliões de dólares de potenciais perdas de receitas. O uso eficaz de ferramentas de IA pode aliviar parte da crise de RH e, ao mesmo tempo, aumentar as capacidades atuais dos funcionários.

“Desde 2023, o mercado empresarial tem demonstrado interesse contínuo na adoção de IA generativa. Os fabricantes não são diferentes; muitos procuram investir em soluções que reduzam custos ou abram novas oportunidades de receitas. No entanto, os requisitos rigorosos de tecnologia operacional (TO) têm, até agora, retardado as implantações na área de produção.”, explica Reece Hayden, analista sênior da ABI Research.

“O Nokia MX Workmate é a primeira solução Gen AI projetada para áreas de produção que aborda com eficácia muitos desses desafios. Ele fornece troca de informações contextualmente relevantes e em tempo real entre trabalhadores conectados e sistemas TO complicados, de maneira segura e confiável, usando linguagem humana natural. A ABI Research espera que isso ofereça economias de tempo tangíveis para os funcionários, apresentando aos implantadores oportunidades significativas de otimização de custos e segurança”, completa.

IA que aumenta a capacidade e o desempenho sem fio

Outra novidade anunciada pela companhia é que em parceria com a Qualcomm Technologies foi desenvolvido um protótipo de tecnologia que poderia resolver o problema da interoperabilidade, um dos desafios fundamentais enfrentados pelo uso da IA ​​em sistemas sem fio.

Ao permitir a interoperabilidade entre vários fornecedores entre os diferentes modelos de IA utilizados em redes e dispositivos, os futuros sistemas sem fios apoiariam a utilização de IA para alcançar maiores capacidades e melhor desempenho, reduzindo potencialmente o seu consumo de energia.

No futuro, a IA e o aprendizado de máquina terão um impacto nas comunicações sem fio, pois os modelos de IA podem otimizar o desempenho de um rádio em seu ambiente específico, por exemplo. Mas para que a IA atinja todo o seu potencial na rede de rádio, os diferentes sistemas de IA utilizados pelas redes e dispositivos precisam de coordenação em todas as suas atividades. Caso contrário, estes sistemas de IA poderiam funcionar com propósitos opostos.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]