A Nissin expande seu portfólio no Brasil para oferecer mais opções aos consumidores. A marca japonesa de macarrão instantâneo trouxe ao país a linha UFO, yakissoba com toda a praticidade do macarrão instantâneo, um dos pratos favoritos da culinária asiática na mesa dos brasileiros.
Um dos diferenciais do novo produto é a apresentação. O conhecido sachê de tempero é líquido e o UFO vem em uma embalagem que se converte em uma bandeja. Basta adicionar água quente e escorrer após 3 a 5 minutinhos. Segundo Ana Fossati, gerente de marketing da Nissin Foods do Brasil, o desafio da nova linha foi manter a identificação com o produto tradicional, mas trazendo uma novidade verdadeira de preparo e consumo.
“Como uma de nossas características marcantes, o tempero da Nissin é inconfundível e acreditamos que esse seja o diferencial que conquistará o consumidor”, lembra Fossati.
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Novos sabores: a mistura do Japão com o Brasil
A nova linha de yakissobas da marca possui sabores ultra intensos e marcantes: carne com molho japonês; curry indiano; e legumes com molho oriental. A escolha remete à origem dos ingredientes orientais para adaptar a cultura japonesa ao paladar brasileiro.
Outra inovação é a apresentação. A embalagem que acompanha o UFO chega para facilitar o consumo. Ela tem formato de bandeja.
Para a gerente de marketing na Nissin, as novidades buscam surpreender e antecipar as necessidades e desejos do consumidor. “Os novos yakissoba da Nissin oferecem praticidade tanto no transporte do alimento, que pode ser levado de um lugar para outro sem dificuldade, quanto no consumo, porque a embalagem em formato de bandeja exclui a necessidade de ter um recipiente a mais para consumi-lo”.
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Durante a pandemia, a categoria de macarrão instantâneo foi uma forte aliada dos consumidores devido à mudança na rotina. O segmento de copos foi um dos que mais cresceram no período. Todos esses fatores fizeram com que a categoria se destacasse diante desse cenário.
Fossati acredita que a categoria permanecerá estável em relação em 2022 ao período da pandemia, pois algumas mudanças na rotina ou hábitos devem permanecer. Ainda assim, o lançamento de uma nova linha pretende agregar ao portfólio da marca, que é totalmente focado em facilitar o dia a dia do consumidor.
“A Nissin lança constantemente novos produtos com formas diferenciadas de preparo para seus produtos com foco em criar experiências incríveis ao consumidor”.
Para divulgar a nova linha, que chegou aos mercados em julho, uma campanha desenvolvida pela Dentsu Creative, trará o tom irreverente das comunicações da Nissin para apresentar aos fãs da marca a nova forma de consumir yakissoba.
Isso porque o UFO já está em prateleiras de vários países, e é líder de vendas na categoria no Japão. Segundo Fossati, “o objetivo é transformar o consumo de yakissoba no país a partir da praticidade.”
Inovação com tradição
O setor de macarrão instantâneo precisa se reinventar constantemente, por isso a Nissin buscar alinhar as expectativas dos consumidores sobre os produtos e oferecer, cada vez mais, novas linhas de produtos e sabores, tanto nacionalmente quanto regionalmente.
Não dá para dizer que a Nissin não tem ousado. Recentemente a marca lançou sabores doces. Isso mesmo, docinhos típicos de comemorações no Brasil: Beijinho e Chocolate. As opções repercutiram nas redes sociais.
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Outras opções que também foram adicionadas ao cardápio são a linha Saladeria e a De Boas. Exclusiva para o Brasil, a Saladeria é uma versão fria do macarrão instantâneo para ser complementada com verduras para uma nova versão da tradicional salada de macarrão.
E pensando no consumidor que está preocupado com a qualidade da alimentação, mas não quer abrir mão da praticidade foi lançada a linha De Boas. O macarrão instantâneo vem com menos sódio, e tem cereais integrais.
“A Nissin faz um acompanhamento constante de novas tendências e comportamentos do consumidor por meio de pesquisas e atendimento dos consumidores da marca”, detalha Fossati, “sempre tivemos uma relação de muita troca e proximidade com os consumidores, e, por meio de insights vindos do público, resolvemos desenvolver a ideia e pensar nos sabores que seriam mais estratégicos para o mercado brasileiro”.
Redes Sociais são estratégia de CX da Nissin
Além da preocupação de oferecer um momento de consumo diferenciado, com um produto de qualidade, fácil preparo e saboroso, a Nissin está atenta aos outros pontos de contato com os consumidores, sempre buscando inovação. Nas redes sociais, a aposta é em um estilo de comunicação inovador para gerar maior engajamento com o público.
“Como gestores de marcas, seguimos também com o desafio de entender profundamente todas as mudanças de comportamento pelas quais passam nossos consumidores, visando manter nossa marca e nossa oferta relevantes.
A relação da Nissin com os consumidores pretende ir muito além da relação entre qualidade e preço. “Nossos consumidores, cada vez mais informados e exigentes, buscam empresas com as quais possam estabelecer uma relação transparente e verdadeira, com espaço para conversar, interagir e consumir produtos de forma personalizada”, finaliza Fossati.
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