Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como Nike e Electrolux estão se preparando para a Black Friday?

Como Nike e Electrolux estão se preparando para a Black Friday?

Estratégias de marcas de diferentes segmentos exploram anúncios, tecnologia e promoções para alcançar consumidores

Os preparativos das marcas para a Black Friday estão a todo vapor. Com menos de um mês para a chegada de uma das datas mais importantes do ano para o varejo e para os consumidores, é preciso equilibrar não só o bolso como as expectativas. Segundo levantamento da consultoria GfK, 80% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras na Black Friday de 2023. O número representa uma queda na comparação com o ano anterior, que apontava 90%.

Além disso, 52% dos consumidores apresentem gastar o mesmo valor que consumiram na data do ano anterior. Para esse ano, 85% pretendem aproveitar a Black Friday para comprar presentes de Natal – também uma queda em relação a 2022, que foi de 90%.

No entanto, uma pesquisa interna do Google aponta que, este ano, o consumidor está mais interessado na Black Friday. No terceiro trimestre de 2023, as buscas pela data aumentaram 114% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa é uma oportunidade para que empresas de diferentes segmentos explorem novas possibilidades para criar ofertas e experiências que complementem a vida e o bolso do consumidor.

Busca e demanda

Para a Electrolux, a chave para a campanha da Black Friday de 2023 está na Inteligência Artificial. A empresa pretende ampliar a utilização da ferramenta Search Booster do Google para apresentar a marca para consumidores que pesquisam na ferramenta de busca de forma genérica, por exemplo, por meio da palavra “geladeira” ou “máquina de lavar”.

“Estudos recentes do Google mostram que a categoria de Eletrodomésticos é a terceira categoria mais desejada pelos brasileiros na Black Friday de 2023 e, por isso, nossa expectativa é bastante positiva”, define Gabriel Gomes, diretor de D2C da Electrolux para a América Latina. “O foco da nossa estratégia é justamente aproveitar estes momentos de crescimento de demanda e intenção de compra para conquistar o consumidor no início de sua jornada de compra”.

No ano passado, o maior desafio da Alura – maior escola especializada no segmento de tecnologia do país –, para a Black Friday era superar a campanha de 2021, quando a empresa bateu o recorde de vendas do ano. Segundo Júlia Chagas, diretora de Marketing e Student Experience da Alura, entender o comportamento e a jornada de compra do consumidor foi essencial para pensar na estratégia.

O resultado foi que, com uma campanha criada em parceria com o Google, a Alura atingiu um novo recorde de vendas durante a Black Friday de 2022: as buscas pela empresa cresceram em mais de 80% na comparação com o ano anterior.

“Sabemos que as pessoas não decidem estudar do dia pra noite, e o quanto a decisão de compra de uma matrícula em um curso pode ser demorada e que precisa mesmo de ponderação e assertividade”, explicou a executiva durante uma mesa redonda promovida pelo Google Brasil.

“Por isso, construímos uma estratégia para apresentar a Alura para pessoas que se interessam por tecnologia e temas correlatos, mas que ainda estavam indecisas e reforçar a marca meses antes da Black Friday, tanto para atrair novos consumidores quanto para reforçar atributos e diferenciais da empresa para quem já a conhecia”, revela Júlia Chagas.

Promoções a mil

Se por um lado a estratégia é investir nas ferramentas de busca, por outro é investir em anúncios para que as promoções alcancem os consumidores na Black Friday. É o caso da distribuidora da Nike no Brasil, a FISIA. A expectativa da empresa é manter o patamar de vendas durante o evento.

Para isso, irá apostar em anúncios ao longo do mês de novembro para explicar aos clientes da marca seus benefícios e descontos. Trata-se de uma estratégia semelhante à trabalhada na Black Friday do ano passado, como explica Fábio Angelis, head de Business, Media Performance e CRM da FISIA.

“Sempre buscamos entender qual o comportamento de cada consumidor para que consigamos entregar o que ele precisa por meio de ofertas de produtos que estejam alinhadas ao seu histórico de compras, bem como o acesso a produtos, conteúdos e eventos exclusivos para membros. Nesta Black Friday, queremos continuar investindo em uma comunicação que permita que a Nike esteja em contato próximo e seja inclusiva com todas as pessoas.”

Já no segmento pet, o desafio da Zee.Dog em 2022 foi evitar que a marca perdesse força na Black Friday diante de eventos externos, como a Copa do Mundo e as eleições. Esse ano, portanto, o plano foi antecipar as promoções. A estratégia já se mostrou um sucesso na comparação com o ano passado, segundo Camila Armstrong, coordenadora de Performance da Zee.Dog.

“Crescemos mais de 60% em receita. O faturamento de Black Friday representou 40% do montante anual, sendo ele 65% da nossa estratégia de marketing e posso dizer que o Google foi, disparado, o nosso melhor canal para impulsionar vendas”, explica a executiva. “Os anúncios na Busca do Google foram destaque para geração de receita, mas as campanhas Performance Max [tipo de campanha do Google baseada em metas] também contribuíram de maneira significativa para o sucesso da nossa estratégia de negócio”, explica.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]