Pesquisar
Close this search box.
/
/
3 negócios disruptivos que prometem dar o que falar

3 negócios disruptivos que prometem dar o que falar

Conheça a What3Words, Wagestream e Byrq, 3 startups que querem criar a próxima disrupção em seus mercados

O Retail Connected é uma versão on-line do World Retail Congress, o principal evento do varejo global, que reúne lideranças destacadas do setor. O evento ofereceu mais de 30 horas de conteúdo focado nos impactos da pandemia no varejo nos principais mercados do mundo. O CEO da Chili Beans, o empreendedor brasileiro Caíto Maia, por exemplo, foi um dos convidados dessa edição.

Um dos painéis mais interessantes apresentou o futuro da inovação, por meio de 3 startups britânicas com modelos de negócio bastante originais e provocadores. Com o tema “Forjando o futuro da disrupção”, o debate reuniu Clare Jones, CCO da What3Words; Peter Briffett, CEO & Co-Founder da Wagestream; Markellos Diorinos, CEO da Bryq; mediados por Rebecca Bemhena, Content Manager da Retail Week e do World Retail Congress.

Vamos conhecer em detalhes cada uma dessas startups.

O fim do endereço físico

O negócio da What3Words é de uma elegância notável. O sistema da empresa identifica cada endereço existente no mundo com 3 palavras singulares, o que permite que cada negócio seja visto, acessado e identificado por elas – quase como tags, sínteses ou uma espécie de identidade para facilitar a interação e a localização por parte dos clientes.


Leia também

Entenda como a Kainos criou um ecossistema para sustentar fase de crescimento


Clare Jones, a CEO, afirma que todo endereço do mundo pode ser identificado por esse conjunto de 3 palavras, inigualáveis e que conferem identidade única. É uma forma de disrupção do formato tradicional de “endereço” físico, transportando para qualquer ambiente, universo ou meio, uma associação simples entre uma empresa e suas 3 palavras.

A What3Words nasceu para facilitar o uso e a performance dos GPSs e outros sistemas de geolocalização. Ao invés de digitar um endereço correto para pedir um Uber, basta que o usuário/cliente insira as 3 palavras, sem necessidades de outros complementos: o GPS identificaria o local exato que represente as 3 palavras. Acesse o site e confira.

O poder de fazer o salário durar o mês todo

Um dos problemas mais comuns para trabalhadores do mundo todo, não importa o país, é fazer o salário durar o mês todo. Por melhor que seja o planejamento financeiro, basta um imprevisto para que o mais controlado dos orçamentos vire pó. A Wagestream nasceu para resolver esse problema. De que forma? Segundo Peter Briffett, CEO e confundador da Wagestream, a plataforma desenvolvida pela empresa permite aos trabalhadores terem “poder real sobre o seu salário”. De que modo? Permitindo que cada pessoa escolha qual a data mais conveniente para receber o salário, seja integralmente ou em partes.

Dessa forma, uma empresa, ao contratar o serviço, oferece ao colaborador a alternativa de receber seu salário como quiser ao longo do mês. É uma disrupção, na medida em que evita a necessidade de pedir adiantamentos ou de contrair empréstimos em casos urgentes. É uma forma também da empresa empregadora oferecer serviços financeiros e formas de controle aos colaboradores, para que estes tenham amplo controle sobre as despesas e fluxo de caixa constante. Uma colaboração inteligente entre a empresa e uma fintech para facilitar a vida financeira dos trabalhadores.

Eliminando o viés na hora de contratar

“Ciência e tecnologia para aprimorar o processo de contratação de talentos.” É dessa forma que Byrq, uma HR Tech se posiciona para oferecer novos modelos de seleção e escolha de candidatos. Segundo Markellos Diorinos, CEO da startup, a Byrq utiliza tecnologia sofisticada para habilitar, otimizar, contratar, reter e desenvolver os talentos certos para as vagas certas nas empresas certas.

Em um momento no qual a diversidade ganha terreno e torna-se uma exigência para as empresas, conciliar novas variáveis faz do processo de recrutamento e seleção um processo mais complexo. Nesse sentido, a Byrq utiliza “ciência e tecnologia” para eliminar os vieses naturais a todo e qualquer processo de contratação. “Nenhuma companhia pode ser uma empregadora igualitária quando o processo de seleção está submetido aos vieses humanos em algum momento da seleção”, afirma o CEO. Segundo o executivo, o momento pede alocação de pessoas e talentos conforme habilidades e personalidade e não por métricas intangíveis e enviesadas de “performance”.

E depois da inovação, quais os desafios?

Clare Jones, da What3Words, vê o desafio de “evangelizar” o público do Reino Unido para utilizarem o sistema de 3 palavras. As vantagens, no entender dela, são evidentes: é muito mais simples decorar 3 palavras do que ruas, endereços, pontos de referência e CEPs que identificam cada local. Com poucos toques no app da What3Words, é possível identificar as 3 palavras associadas a cada endereço e essa informação é facilmente compartilhada com motoristas, entregadores, amigos, clientes. Os leitores podem fazer o teste no site. Cada endereço de São Paulo já está associado a suas 3 palavras em português. Será que no futuro próximo, os nossos endereços serão reduzidos a meras 3 palavras?

Para a Wagestream, o ciclo de pagamentos de salários obedece à uma regra secular – mensal, quinzenal ou semanal, de acordo com a empresa e o país. Peter Briffett quer chamar a atenção dos empregadores para que reflitam sobre o porquê da necessidade de se pagar os salários mensalmente. Via de regra, um colaborador pode acessar até 50% do seu salário durante o mês pela Wagestream (fazendo a provisão em segundos). Isso impede, na maior parte das vezes, que um funcionário contraia empréstimos desnecessários em casos de emergência ou necessidade.

Markellos, da Byrq diz que o principal desafio de sua empresa é vencer a inércia das pessoas, para enfrentar as mudanças desse novo mundo. “Eu desejaria que não estivéssemos enfrentando uma pandemia, não tenho como evitar essa situação, mas sei que as pessoas precisam vencer sua inércia, contestando verdades consagradas, como pagar salários somente no mesmo dia do mês, ou que é melhor contratar currículos ao invés de talentos, ou ainda que perfis de candidatos não trazem diversidade, todas essas premissas antigas”, observa. As empresas precisam de gente capaz de perguntar “por que”, muito mais do que de pessoas dispostas a dizer “sim” ou “não”.

Um passo à frente

Para os 3 empreendedores, é imprescindível estar um passo à frente, procurando mostrar de que forma as inovações que suas startups propõem resolvem dores ainda não exatamente delineadas na mente das pessoas, dos clientes. A disrupção nunca se mostra como uma linha de crescimento constante e instantânea. O foco deve estar sempre na criação de valor para o consumidor, a disrupção é criada a partir dele e seria um equívoco desconsiderar o fato de que é necessário ajudá-lo a resolver suas necessidades continuamente.


+ Notícias 

Como reconhecer a verdadeira disrupção 

Como e por que ser disruptivo no varejo? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]