Com participação no Rock in Rio nas últimas três edições, a Natura foi anunciada como copatrocinadora do Palco Sunset, espaço que promove encontros entre diferentes gêneros e gerações, ampliando o repertório do público e oferecendo diferentes narrativas para o festival. A parceria se deu pela afinidade do palco com Natura Musical, plataforma cultural da marca de perfumaria, que há 19 anos fomenta trabalhos de grandes nomes da música brasileira, novos artistas e projetos de legado.
Para a edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio, o Palco Sunset ganha novos contornos. As novas dimensões permitem um line-up mais amplo, além de uma nova localização na Cidade do Rock, que também vem totalmente repaginada. O palco receberá artistas como Mariah Carey, Gloria Groove, Iza, Deep Purple, Gloria Gaynor, Kingfish, Ney Matogrosso e grandes encontros, como a homenagem a Alcione e o Para Sempre: Samba, no Dia Brasil, que, entre outros nomes, contará com Diogo Nogueira, Mart’nália, Majur, Péricles, Maria Rita, Zeca Pagodinho, Alcione, Jorge Aragão e Xande de Pilares.
“Renovar a parceria com a Natura, uma empresa que apoia iniciativas que geram impacto positivo e compartilham do nosso ideal de construir um mundo mais bonito, promovendo e valorizando a pluralidade, soma ainda mais força aos nossos objetivos de por um mundo melhor”, comenta Luis Justo, CEO da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.
“A Natura entende a música como um veículo de bem estar bem, que promove uma boa relação do indivíduo consigo mesmo, com o outro e com o mundo”, afirma Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura Brasil. “Os festivais simbolizam essa catarse do bem-estar, um ambiente que junta pessoas para entrarem em sintonia, para se encantarem e para despertar sensações e se transformarem a partir das emoções que a música é capaz de causar. Estamos felizes em ver artistas que já passaram pela plataforma no line-up deste ano, como os shows de Luedji Luna, Xênia França e Tassia Reis, além das participações de Margareth Menezes, Ney Matogrosso e Rael”.
Marcado para acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, o Rock in Rio deve reunir 700 mil pessoas na Cidade do Rock. A edição celebrará os 40 anos do festival que colocou o Brasil no mapa da música mundial e que, em 2022, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela cidade e pelo estado do Rio de Janeiro. Até agora, já foram realizadas 22 edições, com mais de 3.800 artistas, um público de mais de 11,2 milhões de pessoas e mais de 130 dias de pura magia desde 1985. Em 2024, os fãs podem esperar uma festa especial, com novas experiências e vivências na Cidade do Rock.
Palco Sunset
Segundo explica o vice-presidente artístico do festival, Zé Ricardo, o copatrocínio da Natura no Rock in Rio marca um momento diferente do evento. Ele reforça ainda que o Palco Sunset é uma ideia de música, arte, pluralidade, humanidade e diversidade.
“É isso que nós temos construído ao longo dos anos para o público do Rock in Rio. Não acho que teria uma marca com mais força e mais propriedade para se apropriar com a gente desse conteúdo. A Natura, ao construir o Natura Musical, provou querer deixar um legado. Através do Natura Musical, grandes artistas da música brasileira conseguiram um lugar ao sol, conseguiram ter voz, chegar até o público e hoje fazem suas turnês”, comenta.
Ainda de acordo com Zé Ricardo, a ideia de criar o Palco Sunset surgiu a partir da vontade de ter um espaço para apresentações com o mesmo poder do Palco Mundo, da ideia de promover encontros e provocações.
“Percebi que o Palco Sunset era um palco para fazer com que as pessoas pensassem. Eu coloco as pessoas para pensar através da arte e do entretenimento; proponho que pensem sobre seus preconceitos, sobre suas limitações enquanto seres humanos. Esta é a função da arte: transformar as pessoas. E, por que não utilizar um festival como Rock in Rio para ajudar nessa transformação? E não tem marca mais potente com mais propriedade do que a Natura para se apropriar com a gente dessa missão de transformação. Vida longa a Natura, ao Rock in Rio, e a todos que acreditam que a arte nos protege para que a gente não morra de realidade”, complementa.
Luis Justo reforça que o Sunset é o palco dos encontros, e que sempre trouxe essa narrativa de construção de mensagens. “Do ponto de vista técnico, hoje ele tem exatamente a dimensão do Palco Mundo. O reposicionamos para poder ter 100 mil pessoas vivendo aquela experiência com conforto e presenciarem desde os grandes nomes até a nessas novas descobertas. Mais uma vez, representa essa possibilidade da mensagem de que é possível fazer um convívio independentemente do gênero musical, da geração e estilo”, frisa.
Natura e a participação no Rock in Rio
Os espaços da Natura no festival apresentarão ao público experiências com produtos da linha Natura Ekos, incluindo o primeiro hidratante corporal concentrado do mundo. O novo produto carrega a preocupação com a circularidade, ao usar plástico 100% retirado dos rios amazônicos, junto a comunidades ribeirinhas nos estados do Amazonas e Pará.
“A presença da marca Natura em festivais de música como o Rock in Rio nos trouxe muitas inspirações para o desenvolvimento de outros produtos como, por exemplo, as novas fragrâncias Festival de Humor e Conexão de Humor, da linha Natura Humor”, conta Denise Coutinho.
O projeto nasceu da compreensão de que os festivais de música representam um espaço de conexão e liberdade para a Geração Z, dois anseios intensificados no pós pandemia, momento que expôs a fragilidade da saúde mental dos mais jovens.
“Muitos deles encontram nos eventos sociais alívio para ansiedade, estresse e os demais efeitos causados”, conclui a executiva. “Pensando nisso, nossa inspiração foi a de capturar a vibe e a energia desses locais em transformá-las em fragrâncias, por ser onde essa geração se sente parte do todo, compartilha facilmente suas emoções e celebra intensamente seus anseios e alegrias”.
Foto: Photocarioca / Shutterstock.com.