/
/
Natura e a busca por um atendimento personalizado

Natura e a busca por um atendimento personalizado

Dos clientes às consultoras, fabricante de cosméticos investe em formas de modernizar seu atendimento e espraiar a cultura da empresa em todos os canais

Há não muito tempo, uma consultora da Natura que estava com o pagamento dos produtos atrasado entrou em contato com a central pedindo mais prazo. Ela havia perdido a data do pagamento porque esteve internada, após perder o bebê durante o parto. O mesmo pedido foi feito por outra revendedora, que foi diagnosticada com câncer e acabou perdendo os pagamentos.

As regras da empresa pré-determinam os prazos e quantidade de parcelas com que as revendedoras podem quitar seus boletos, mas em um universo tão grande – atualmente são mais de 1,5 milhão de consultoras –, a fabricante de cosméticos passou a incorporar nas decisões o fato de que as regras têm exceções.

“Casos como esses tratamos de forma diferenciada”, conta a diretora da central de relacionamento da Natura, Paula Pimenta, lembrando que 70% dos chamados nas centrais vêm das consultoras. “Criamos uma nova área onde vemos formas de fugir às regras de nossas políticas. Não dá para colocar tudo no mesmo pacote. Isso não encanta, não diferencia o serviço. Temos que olhar cada uma das pessoas em sua jornada própria.”

Paula falou sobre a integração entre a cultura Natura e suas políticas de atendimento durante o primeiro dia do CONAREC 2017, em São Paulo, incluindo o desafio de fazer com que esta cultura seja una quando se trata também de times terceirizados.  Atualmente, o atendimento da Natura é feito em parceria à companhia de tecnologia e relacionamento CSU.

“O engajamento da operação terceirizada é a grande chave. A CSU é a Natura na ponta e, para o cliente, não importa de onde seja atendido”, afirma Paulo. Treinamentos lúdicos, incursões de profissionais e gerentes de outras áreas e a atenção também à vida e os problemas pessoais do operador são algumas coisas que a Natura leva para a central para que tenham também um sentimento de pertencimento.

“Se tem uma área que conhece o cliente e sabe o que pode dar errado em um projeto, essa área é o atendimento”, defendeu. Paula conta que tem trazido profissionais de outras áreas, incluindo as áreas de vendas e gerentes, para acompanhar o trabalho da central de atendimento e ouvir, literalmente, o que os clientes têm a dizer. “Recebemos cerca de 400 mil contato por mês, e uma gama gigantesca de informação que nenhum outro gerente ou diretoria tem. Quando alguém da área interna vai dentro do atendimento e escuta o cliente, a história é outra.”

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]