Rei do Mate e Patroni Pizza começaram como loja de rua. Mas quais são as vantagens e desvantagens de estar presente nas vias das cidades? Segundo Luiz Cury Filho, diretor de franquias da Patroni, a vantagem é o menor custo de locação e facilidade de montagem. ?Mas tudo em tese?. Para João Baptista Jr, diretor de franquias da Rei do Mate, o desafio é encontrar a equação entre fluxo, retenção e pontos na rua.
?Se comparar a estrutura técnica, o Brasil é mais exigente que os Estados Unidos, por exemplo. Na rua, isso é uma vantagem, mas você tem vizinhos. Tem localidades na rua que hoje são impraticáveis, muito caros?, afirma Luiz.
?A infraestrutura urbana é muito importante No Rio de Janeiro, em cada bairro você consegue ter uma cidade e é mais fácil encontrar um ponto de 30m². Em são Paulo é mais complicado, os pontos são muito grandes?, explica João.
Vale a pena reinvestir num ponto?
?Estou no shopping há 30 anos. Hoje a praça de alimentação já não gira tanto dinheiro como antes. É preciso flexibilidade de produto e preço, porque não adianta só entrar com a marca. Nós apostamos num momento de mercado refratário?, responde Luiz.
?Tudo é barato ou caro dependendo do seu tipo de negócio, para shopping ou rua?, opina Adir Ribeiro, presidente e fundador da Praxis Business.
João afirma que é preciso aproveitar as grandes oportunidades nesse tempo de crise. ?Estão falando em crise, crise, crise. Eu estou com um faturamento 15% maior do que o do ano passado?, finaliza Luiz.