/
/
“Mulheres não entendem de futebol”. Será mesmo?

“Mulheres não entendem de futebol”. Será mesmo?

Jogadoras do Corinthians estampam frases machistas na camisa e instigam empresas a substituírem preconceito por patrocínio do futebol feminino

Na última quarta-feira, o time de futebol feminino do Corinthians estreou no campeonato brasileiro em Itaquera. Além do impacto da estreia e da vitória por 4×1, as jogadoras entraram em campo com uma bandeira: #CaleOPreconceito. Ao invés de exibir patrocínios nas camisas, elas estamparam frases machistas comuns nas redes sociais como “Futebol feminino só vai ser bom quando acabar” e “Mulher é na cozinha e não no futebol”. A ideia é fazer uma provocação para que as empresas patrocinem o time e usem suas marcas para cobrirem essas frases de ódio.

 Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Grazi, capitã do time e autora do primeiro gol na estreia do Brasileirão, conta que ela mesma já ouviu esses comentários e está confiante no impacto da campanha. “A gente está acompanhando nas redes sociais, repercutiu bastante. São frases verídicas, situações que já vivemos. Eu posso falar isso, a gente espera que sirva de exemplo para outros clubes e que ações como essa aconteçam mais e mais”.

Para divulgar a campanha, o time paulista fez um vídeo, como uma carta aberta, onde as próprias jogadoras leem esse tipo de comentário. Ao mesmo tempo, as atletas fazem uma crítica à falta de investimento na modalidade e reforçam a importância de as empresas olharem para o esporte.“Quando uma marca investe no futebol feminino ela silencia o machismo”, afirma uma das frases divulgadas no vídeo.

150 vezes menor

A falta de incentivo ao futebol feminino não é novidade no Brasil. As atletas sofrem com baixos salários, desinteresse das marcas e praticamente nenhuma estrutura de base. No campeonato brasileiro, por exemplo, fica clara a diferença feita entre o futebol masculino e o jogado por mulheres. A premiação da competição em 2017, pagou pouco mais de R$18 milhões de reais para o campeão masculino. Esse valor é 150 vezes maior do que os 120 mil reais pagos ao time vencedor do brasileiro no futebol feminino.

A iniciativa das jogadoras do Corinthians tem como objetivo denunciar o preconceito no esporte que fica claro tanto nas declarações reais coletadas na internet, quanto na falta de investimento. “Esperamos movimentar marcas, torcedores, amantes do futebol e personalidades em torno da causa, mudando para melhor, quem sabe, o cenário do futebol feminino no Brasil”, diz Rafael Pitanguy, VP de Criação da Y&R, agência parceira do clube paulista na campanha.

Regulamentação

A partir de 2019, a Conmebol exigirá que todos os clubes participantes da Libertadores e Copa Sul-Americana tenham equipes femininas ativas tanto no time principal, quanto nas categorias de base. Quem não tiver um time feminino disputando competições nacionais oficiais será proibido de jogar partidas da Conmebol. O regulamento foi apresentado aos clubes em janeiro do ano passado e até hoje mais da metade dos times da Série A do campeonato brasileiro ainda não se adequou à nova regra.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]