/
/
Moda consciente: veja 8 tipos de tecidos sustentáveis

Moda consciente: veja 8 tipos de tecidos sustentáveis

A indústria da moda é uma das mais poluentes. Usar tecidos sustentáveis é mais uma forma de contribuir para o bem dos animais e do meio ambiente

A indústria da moda ocupa o segundo lugar no ranking das mais poluentes. Segundo o artigo da revista Environmental Health, todas as etapas da cadeia produtiva geram efeitos na natureza e na saúde humana.

Fatores como condições precárias de trabalho, salários baixos e o descarte de corantes prejudicam a natureza e, consequentemente, os seres humanos.

O estudo indica que o cultivo do algodão exige uso intensivo de água, enquanto tecidos sintéticos, como o poliéster, são derivados do petróleo. Em ambos os casos, o descarte dos líquidos residuais não tratados usados no tingimento pode liberar substâncias tóxicas e metais pesados nas fontes de água locais. Dessa forma, a saúde dos animais e dos próprios seres humanos é prejudicada.

Usar tecidos veganos e sustentáveis é mais uma forma de contribuir para o bem dos animais e do meio ambiente.

Couro de abacaxi

Entre as tendências do mercado, uma iniciativa responsável é o material Piñatex, um couro feito com a fibra das folhas de abacaxi, pela designer espanhola Carmen Hijosa. A alternativa ao couro pode ser usada em roupas, sapatos e acessórios, e já faz parte do catálogo de marcas famosas, como Hugo Boss, e também da gigante de fastshop H&M.

A fibra da folha do abacaxi é um subproduto da indústria agrícola, o que não gera gastos extras, água ou defensivos agrícolas para sua produção e tem a mesma textura, isolamento e função que o couro animal ou sintético. A produção da marca está localizada nas Filipinas.

Algodão orgânico

O algodão convencional é uma das colheitas mais sujas do mundo. E proteções precárias significam que os agricultores e o meio ambiente estão expostos a esses produtos químicos prejudiciais e com implicações significativas para a saúde.

O alto custo do algodão transgênico e o requisito de comprar as sementes patenteadas todo ano são as causas diretas das altas taxas de suicídio de agricultores devido à grande dívida agrícola. Para evitar esses impactos, certifique-se de que sua roupa seja de algodão orgânico.

LEIA TAMBÉM
Fast Fashion cria moda sustentável com fibras de abacaxi e cascas de laranja
Adidas, Reebok e Patagonia estão entre as marcas mais transparentes

Liocel e modal

Liocel e modal são fibras fabricadas a partir da polpa da madeira. Em sua produção são usados produtos químicos, mas livres de solventes nocivos.

Linho

O linho é um tecido feito a partir da cana do linho. Foi fabricado tradicionalmente na Europa e no Japão por milhares de anos e é uma opção muito sustentável.

Cânhamo

O cânhamo é outra fibra maravilhosa baseada em plantas com benefícios ambientais significativos. Pode ser cultivada perto dos rios, por isso não usa terra para plantação de alimentos.

Seda de soja e seda da paz

A seda de soja é um tecido fabricado com o resíduo de soja que sobra da produção de tofu. Outra seda sustentável é a da paz, feita a partir do casulo do bicho-da-seda, que não está mais sendo usado. Nenhum verme ou mariposa é prejudicado ou explorado no processo.

Náilon e poliéster reciclados

Os tecidos sintéticos convencionais são muito nocivos para o meio ambiente e causam poluição microplástica nos oceanos. Escolher opções recicladas dos tecidos tradicionais vale a pena.

Seda de laranja

Duas empresárias italianas desenvolveram uma seda vegana produzida com o material reaproveitado da indústria de suco de laranja. Feita a partir da celulose do bagaço, a seda é leve, suave e pode ser opaca ou brilhante. A seda vegana já está sendo usada para produzir os artigos têxteis de luxo da grife italiana Salvatore Ferragamo.

http://localhost/consumidor-novarejo/2019/07/16/adidas-pecas-tecidos-reutilizados/

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]