No último dia 28, a Tesla finalmente lançou o aguardado Modelo 3, a versão mais popular dos carros elétricos da empresa fundada pelo Elon Musk. Entre outras novidades incluídas no veículo, há uma função que dispensa o motorista atrás do volante, o que alguns entendem ser a primeira iniciativa massificada em oferecer o chamado veículo autônomo. Mas calma: a função funciona apenas nas estradas e não nas grandes cidades.
O lançamento do veículo incendeia ainda mais o debate sobre a maturidade de carros autônomos no nosso cotidiano, especialmente nas grandes cidades cheias de placas, semáforos, buracos e o mais importante: pessoas. Será que essas máquinas estão realmente prontas para lidar com a complexidade das ruas e avenidas de uma metrópole?
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De olho nessa polêmica, o Massachussetts Institute os Technology, o famoso MIT, produziu uma plataforma chamada Moral Machine para coletar a perspectiva humana em relação às decisões morais feitas pelas inteligências das máquinas em situações de altíssimo estresse no trânsito.
Dilemas morais
Em outras palavras, o site exibe uma série de dilemas morais que poderão ocorrer em uma situação extrema no trânsito com um carro sem motorista. A ideia é que pessoas comuns opinem sobre duas possíveis decisões de um carro sem motorista e com problemas no freio, tais como: “jogar o carro contra um muro e matar dois passageiros ou atropelar cinco pedestres?”.
Ao todo, o MIT preparou 13 perguntas, o que inclui escolher entre salvar a si mesmo ou atropelar uma grávida. Embora o instituto seja nos EUA, o site possui uma versão em português. A ideia é produzir um estudo de comportamento sobre o assunto dentro na universidade.
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