/
/
Por que a Microsoft comprou uma empresa de reconhecimento de voz com foco na saúde?

Por que a Microsoft comprou uma empresa de reconhecimento de voz com foco na saúde?

A aquisição da Nuance, empresa de inteligência artificial com foco no reconhecimento de voz, é a segunda maior aquisição da história da Microsoft. O tema já levanta o debate sobre a proteção de dados no voice computer

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (12) a compra da Nuance Communications, empresa de Inteligência Artificial que desenvolve soluções de inteligência artificial com foco no reconhecimento de voz. O negócio, avaliado em US$ 19,7 bilhões e que representa a segunda maior aquisição da Microsoft – atrás apenas do acordo com o Linkedin em 2016 —mostra que o mercado de voz está realmente em ascensão.

A companhia tem como objetivo reforçar seu pacote de aplicativos corporativos que utilizam a tecnologia de voz, além de aumentar seu alcance no setor de saúde, uma vez que a Nuance conta com um portfólio bem desenvolvido na área.

A Nuance tem como um de seus produtos mais conhecidos o Dragon Medical One, software capaz de transcrever a fala e que consegue aperfeiçoar seus comandos à medida que se adapta à voz o usuário. A tecnologia foi licenciada para diversos aplicativos, entre eles a Siri, assistente digital da Apple.

A companhia também conta com outras soluções inteligentes no setor de saúde, que incluem reconhecimento de fala clínica, transcrição médica e soluções de imagens médicas, como o Dragon Medical One, o Dragon Ambiente Experience e o PowerScribe One.

Essas soluções da Nuance são utilizadas por mais de 55% dos médicos e 75% dos radiologiostas nos EUA e em 77% dos hospitais do país.

Tecnologias de voz disparam, mas ainda trazem preocupações

As empresas têm cada vez mais adotado tecnologias de voz ou voice computer em suas estratégias de mercado. A ferramenta, que já vinha despontando há pelo menos dois anos, teve seu crescimento acelerado desde a chegada da pandemia, período marcado pelo distanciamento social e, consequentemente, pela adoção de tecnologias sem toque.

Segundo pesquisa da Speechmatics, mais de dois terços das empresas de tecnologia já pensam em estratégias que utilizam tecnologias de voz ou já incluíram em seus planos maneiras e implementar a voz nos negócios conforme o avanço da tecnologia.

Só nos Estados Unidos, existem mais de 100 mil Voice Apps. Entre os mais famosos estão a Alexa (Amazon), Assistant (Google), Siri (Apple), Cortana (Microsoft), Bixby (Samsung), e AliGenie (Alibaba). No Brasil, a tecnologia também está em ascensão: houve um crescimento de 47% do uso de assistentes de voz no país desde o início da crise sanitária em 2020, segundo pesquisa da consultoria de data science Ilumeo.

Apesar do aumento da aceitação a essas ferramentas, ainda existem preocupações sobre privacidade e riscos de vazamentos de informação. Isso pode ser explicado pelo fato de dois dos principais Voice Apps já terem apresentados problemas dessa natureza: A Alexa (Amazon), que teve uma falha de segurança descoberta em 2020 que poderia culminar acesso de dados pessoais de usuários; e o Google Assistente, que foi pivô de um episódio de vazamento de dados em 2019 provocado por funcionários terceirizados da empresa.

Segundo a pesquisa da Ilumeo, eventuais vazamentos de informação são tidos como uma barreira para a adoção da tecnologia por apenas 22% dos entrevistados. Já para 33%, a maior barreira é a própria Inteligência Artificial, que ainda peca em alguns momentos e não entendem o que é pedido, enquanto 43% acreditam que o preço elevado dos produtos é o maior empecilho.


+ Notícias

Redes sociais e usuários: uma relação de consumo, segundo a Justiça

Vazamento de dados do Facebook: uma história oficial mal contada?

EUA podem regular a moderação do Twitter. Entenda o caso

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]