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Micro empresas também podem engajar funcionários

Micro empresas também podem engajar funcionários

Especialista em liderança, Monica Alvarenga, dá dicas de como engajar os funcionários de sua pequena empresa

 

Recente pesquisa da Dale Carnegie Training aponta que 64% dos empregados estão parcialmente ou totalmente desengajados. A consultora de comunicação organizacional e coach de lideranças e equipes, Monica Alvarenga enumera os principais fatores para engajar seus funcionários. Perspectiva profissional, confiança no líder, credibilidade no produto ofertado no mercado e nas relações que a empresa mantém com seus clientes (ética) contribuem para o engajamento do colaborador.

De acordo com a profissional, isso funciona mesmo em pequenas empresas, que não teriam recursos para investir em programas de treinamento e benefícios. ?Isso também já está comprovado que não é o mais importante para engajamento. Interessante observar que empresas pequenas e dirigidas pelo dono têm a confiança do consumidor maior que as demais, então porque não estender essa confiança ao colaborador??, questiona.

Confira algumas dicas de Monica Alvarenga para engajar seus funcionários

1) Escuta ativa/diálogo ? Poucos donos ou diretores de pequena empresas dedicam parte do seu tempo para ouvir seus empregados. Como desempenham muitas funções, às vezes negligenciam no diálogo e perdem a oportunidade, não só do engajamento, como também de obtenção de ideias para aumentar o diferencial do seu negócio.

2) Comunicação clara e transparente com todos os públicos ? O gestor ganha a confiança e estimula o engajamento por seu comportamento, Fala a verdade com seus empregados ? seja ela qual for ? e faz o mesmo com o seu cliente, sem o temor de se retratar caso algo não saia como o planejado. Todos erram e admitir erros e mostrar-se disposto a fazer melhor sempre contribui para o engajamento.

3) Preocupação social ? o Gestor que se envolve de alguma forma com sua comunidade, engajando-se pessoalmente em ações que redundem em melhorias sociais tbm acaba ganhando a admiração de seus empregados e consegue obter mais engajamento de suas equipes.

4) Resumindo, ele tem que ser crível em todas as suas ações, e isso inclui o produto ou serviço que oferta ao mercado. Assim o empregado confia nele, na empresa que ele dirige e acaba vestindo a camisa, ou seja, engajando-se mais.

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