Pesquisar
Close this search box.
/
/
Métodos de liderança: como a curadoria de experiências promove conexão entre marca e cliente

Métodos de liderança: como a curadoria de experiências promove conexão entre marca e cliente

Marília Lobo, especialista em liderança criativa, aposta em técnicas de liderança inovadoras no mercado

A curadoria de experiências e a aprendizagem criativa surgem para inovar nos métodos de liderança corporativa. Essas técnicas, ainda que jovens, conquistam cada vez mais o mercado por promoverem uma filosofia de gestão capaz de gerar conexões bilaterais entre colaboradores, empresas e clientes. 

Marília Lobo é especialista em liderança criativa e curadora de experiências de aprendizagem. Do seu quarto em Berlim, palestrou no CONAREC 2020, em painel intitulado “Curadoria de experiências: uma filosofia de gestão e liderança que promove (re)conexão”.

Conexão, aprendizagem e contexto

A especialista iniciou pedindo para o público refletir sobre algumas questões: “Qual a sua maior necessidade de conexão neste momento? O que você mais deseja aprender neste momento? Qual o seu contexto no dia de hoje?”, perguntou. 

Após alguns momentos para reflexão, Marília explica que essas três questões: a conexão, a aprendizagem e o contexto são os principais pilares para que uma marca possa se posicionar como curadora de experiências. Curadoria, essa, que tem como característica principal mostrar o plano de fundo de reflexão feito durante as tomadas de decisão de marcas em suas filosofias de gestão. 

A maneira como a tomada de decisões se dá é diretamente afetada pelo contexto social e histórico em que estamos inseridos, e a atual pandemia trouxe uma mudança brusca no contexto da maior parte do mundo. Segundo Marília: “O primeiro ponto a se considerar é que nós precisamos assumir a anormalidade. (…) O primeiro passo para entender qualquer questão – e entender como marcas, líderes e pessoas se reconectam – é aceitar que esse ‘novo normal’ na verdade é, sim, anormal e é uma situação que foge do nosso controle. Não julgar, entender que estamos em um momento de anormalidade, e a partir daí com estes dois pressupostos mínimos, entender como se posicionar como um curador”. 

Marília ainda explica o que significa se comportar e se posicionar como um curador de experiências. “Devemos entender que um curador não cura ninguém: nós curamos a nós mesmos, mas ele tem a missão de nos mostrar os caminhos para isso. Me refiro aqui a líderes que precisam levar o planejamento estratégico adiante mesmo em situações anormais. Para isso, há três pontos que precisam ser privilegiados: a forma como escutamos e o exercício da escuta ativa, a forma como nos expressamos e, por último mas não menos importante, exercitar nossa cidadania e entender qual o impacto que nosso serviço ou produto tem na vida do consumidor”.


+ CONAREC 2020

A jornada redesenhada: novos modelos de engajamento do cliente

O mundo pós-pandemia: desmaterializado, asséptico e descontextualizado

A comunicação como ferramenta de transparência na relação entre empresa e consumidor

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]