A Atento, provedora de serviços de gestão de clientes e terceirização de processos e negócios e uma das três líderes mundiais em seu setor, anunciou seus resultados financeiros do quarto trimestre e do ano de 2015, que incluem solidamente a maior receita e EBITDA ajustado para o ano. Essas e todas as comparações realizadas neste comunicado são ano-sobre-ano, com base em moeda constante.
“Estou extremamente satisfeito com o nosso desempenho em 2015, quando atingimos nossas metas de lucratividade, apesar de um ambiente macroeconômico muito desafiador no Brasil”, afirma Alejandro Reynal, CEO da Atento. Alavancamos nossa participação na carteira de clientes já existentes, adquirimos novos negócios e ampliamos nosso alcance geográfico e mercadológico à medida que crescemos o mix de soluções de maior valor agregado oferecidos aos nossos clientes. Nós também continuamos a executar nossa estratégia de diversificação de receitas. Por exemplo, no quarto trimestre nós comandamos um aumento de 16,3% na receita de clientes não-Telefônica e, para o ano, esses clientes representaram mais de metade da receita Atento”. A nossa estratégia de longo prazo, que engloba crescimento, eficiência operacional e otimização da nossa estrutura de capital continua no bom caminho. Ao mesmo tempo, a nossa empresa é financeiramente forte e flexível”, complementa o executivo. alejandro atento
A Atento encerrou o ano fiscal de 2015 com US $ 238 milhões em liquidez e dívida líquida sobre o EBITDA ajustado de apenas 1,6 x. Reynal afirmou que o balanço saudável da Atento é continuar a servir bem, já que ele espera que os desafios macroeconômicos irão persistir em 2016, particularmente no Brasil.
“Enquanto 2016 será um ambiente de crescimento desafiador, acreditamos que podemos, mais uma vez, superar o mercado, aumentar a nossa posição de liderança na América Latina, e continuarmos a ser o parceiro de referência para as necessidades de CRM/BPO de nossos clientes. Nossas prioridades permanecem para conduzir um ótimo equilíbrio de crescimento, rentabilidade e liquidez; fazer investimentos direcionados para proporcionar ainda mais valor aos nossos clientes por meio das melhores e mais eficientes soluções em experiência do cliente; e fortalecer ainda mais o nosso balanço, reduzindo nosso nível de endividamento “, afirmou.
Para o ano fiscal de 2016, a Atento está focando de ano-sobre-ano, receita de 1% a 5%, e uma margem EBITDA ajustada na faixa de 11% a 12% – também com base em moeda constate.