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Mercado Pago lança assistente virtual para celebrar 30 anos do Plano Real

Mercado Pago lança assistente virtual para celebrar 30 anos do Plano Real

Além de solução baseada em IA que narra história da moeda, empresa anunciou CDB comemorativo com rendimento de até 130% do CDI para clientes.

O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, lançou recentemente a Mari, uma assistente virtual desenvolvida com Inteligência Artificial (IA). Mari é a figura central nas comemorações dos 30 anos do Plano Real e representa uma brasileira de 30 anos, moderna e digital. Através de uma experiência de realidade aumentada, ela narra a evolução digital do dinheiro no Brasil, destacando a importância do Real para a economia e o setor financeiro, até a chegada do Pix e do Open Finance.

“O Mercado Pago vem acompanhando a transformação do mercado financeiro, e por isso escolhemos celebrar os 30 anos do Plano Real, que ajudou a criar caminhos para modernizar e apoiar a relação do brasileiro com o dinheiro”, explica Ignacio Estivariz, vice-presidente de Banco Digital do Mercado Pago no Brasil.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), encomendada pelo Mercado Pago para marcar a data, revelou que 77% dos brasileiros acreditam ter maior acesso a produtos financeiros após a introdução do Plano Real. No entanto, o estudo também mostra que 63% dos entrevistados não aplicam seu dinheiro, e 1 em cada 3 não investe por falta de conhecimento.

“O estudo revela que há um grande espaço para buscarmos formas de levar aos brasileiros mais informações sobre produtos e serviços financeiros”, complementa o executivo. “Temos trabalhado de maneira contínua para informar e democratizar o acesso aos serviços financeiros, e a Mari foi criada para ajudar nossos usuários nessa jornada”.

CDB que rende até 130% do CDI

Além da experiência da Mari, o Mercado Pago também lança um CDB comemorativo ao Real que rende até 130% do CDI para quem investir pela primeira vez. O produto estará disponível no app do Mercado Pago entre os dias 15 e 31 de julho, tendo a duração de 3 meses.

“Ao final da jornada, após termos identificado que 1 a cada 3 brasileiros não investe por falta de conhecimento e informações, os usuários terão acesso a um CDB comemorativo, com rendimento diferenciado para quem investir pela primeira vez. Vemos que o CDB é um dos primeiros produtos buscados por quem deseja começar a aplicar seu dinheiro”, ressalta Estivariz.

30 anos do Plano Real

No lançamento da Mari, foram apresentadas ainda as mudanças que aconteceram desde o surgimento do Real até a chegada do Drex. Dados do levantamento do IBPAD mostram que, nos últimos 30 anos, 77% dos brasileiros afirmam que tiveram mais acesso a produtos financeiros. Nesse período, as classes C (37,7%) e D (36%) não souberam dizer se tiveram mais acesso a produtos financeiros neste período, enquanto as classes A (37,9%) e B (38%) em sua maioria afirmaram concordar parcialmente. Além disso, o estudo mostra que 47% da classe A concorda parcialmente que o Plano Real melhorou seu poder de compra.

Ao mesmo tempo, o levantamento expõe que 34% dos brasileiros não se sentem devidamente incluídos financeiramente. Entre os que se sentem excluídos financeiramente, 29% dizem ter cartão de débito, mas não têm acesso a crédito. Outros 24% relataram ter acesso ao crédito, mas o limite é inferior ao necessário. Enquanto isso, 24% pontuam não conseguir fazer investimentos.

Vale pontuar ainda que, nos últimos anos, os bancos digitais têm estado mais presentes na vida financeira dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 78% dos entrevistados possuem contas nessas instituições, sendo que 33% deles são das classes D e E. Além disso, o Pix foi um dos principais motivadores para que a abertura de conta em um banco (32%). Outros 35% tiveram sua primeira conta para receber salário ou bolsas, enquanto 22% fizeram essa escolha motivados pela vontade de começar a guardar dinheiro para suas metas.

Quem investe no Brasil?

Quanto aos investimentos financeiros, segundo o levantamento, os homens (58%) são os que mais investem. Já sobre a faixa etária, o maior número de investidores está entre aqueles que têm entre 30 e 39 anos (20%), seguidos pelos que estão entre 18 e 24, e 30 e 39, ambos com 18%. No recorte por classes sociais, 42% dos integrantes da classe C disseram fazer investimentos financeiros. A segunda colocação ficou para a classe B (36%), seguida pelos integrantes da DE (16%) e, por último, a A (6%).

Quanto aos que não fazem investimentos financeiros, a maior justificativa é não sobrar dinheiro para investir (54%). Outros 21% afirmam que ainda estão em fase de planejamento para começar, enquanto 15% não sabem por onde começar e 12% acham difícil ou complicado.

Ainda de acordo com o estudo, mais da metade dos brasileiros (69%) deixariam seu dinheiro na conta se tivessem conhecimento sobre um sistema que rende, enquanto 31% não acreditam que a conta realmente rende conforme promete.

Do Real ao Drex

O sistema monetário brasileiro passou por uma série de transformações significativas ao longo das últimas décadas. Desde a chegada do Real, em 1994, que estabilizou uma economia marcada por longos períodos de hiperinflação, o Brasil experimentou mudanças importantes em sua moeda. O Real trouxe consigo uma nova era de estabilidade e previsibilidade, facilitando o planejamento econômico e a confiança do consumidor. Agora, o país se prepara para uma nova mudança monetária com a introdução do Drex, uma moeda digital que promete modernizar o sistema financeiro, com maior segurança, eficiência e inclusão financeira.

Diante disso, para 50,5% dos brasileiros, em 10 anos o papel-moeda vai acabar, enquanto 36,5% acreditam que uma moeda digital única pode ser benéfica para o país. Ao mesmo tempo, 46% da população diz não saber se fará a mudança para o Drex tão rapidamente. Ao mesmo tempo, 39% não conseguem prever se as criptomoedas são mesmo substituir o dinheiro em espécie como unidade de troca.

*Foto: Mercado Pago.

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