/
/
5 Mega tendências do mercado de luxo, que deve crescer 6% em 2019

5 Mega tendências do mercado de luxo, que deve crescer 6% em 2019

Consultoria Bain & Company mostra que a China puxa crescimento do mercado de luxo global. Geração Z chinesa é o segmento a ser observado, segundo a empresa

O mercado global de bens pessoais de luxo continua crescendo, seguindo anos de forte desempenho em 2017 e 2018. Em 2018, o setor teve 6% de crescimento, movimentando €260 bilhões em vendas, que devem se elevar para €271 a €276 bilhões em 2019, registrando um crescimento esperado de 4% a 6%. Os números são de um relatório divulgado pela consultoria Bain & Company.

O movimento é impulsionado principalmente pela aceleração do gasto interno dos consumidores da China continental – termo geográfico que exclui Hong Kong e Macau – e pelo aumento do turismo europeu que, apesar da turbulência sócio-política em países como o Reino Unido e França, impulsionou o crescimento positivo na região durante a temporada de férias de 2018.

Enquanto isso, foi registrado um enfraquecimento da confiança do consumidor e diminuição no tráfego em shoppings e lojas de departamento na América do Norte.

LEIA TAMBÉM
Que tal alugar um castelo na França? Airbnb anuncia hospedagens de luxo

A consultoria analisou os mercados asiático, europeu e norte-americano. Nos Estados Unidos, a Bain & Company prevê um crescimento um pouco abaixo da média global: 2 a 4% em 2019.

A empresa explica que a estimativa de aumento tímido nas vendas do setor se deve à queda da confiança do consumidor norte-americano.

Na Europa, a previsão é de 1% a 3% de alta em 2019. “No futuro, a revolução sociopolítica e o enfraquecimento das perspectivas macroeconômicas continuam a representar uma ameaça aos gastos da região com bens de luxo pessoais”, indica a consultoria no relatório.

Na China continental, o crescimento fica muito acima da média. Os consumidores locais demonstram uma forte preferência pela compra de bens de luxo de empresas chinesas. A Bain & Company prevê crescimento de 18% a 20% e atribui a estimativa de crescimento robusto a iniciativas governamentais, alta confiança do consumidor e harmonização dos preços no país.

Mega tendências

A pesquisa da Bain & Company identifica cinco mega tendências que provavelmente moldarão a próxima geração de luxo a longo prazo:

  • Uma nova geração: o chinês da geração Z é o segmento a ser observado. Eles terão uma força de gastos significativa, compram por impulso e são orgulhosos e empoderados;
  • Pós-propriedade: a Bain & Company espera uma mudança de paradigma no consumo, favorecendo o acesso à propriedade. Locação e produtos de segunda mão vão ganhar força;
  • Vida após a morte : Sustentabilidade, responsabilidade social e moda circular será o novo mantra, baseado em uma nova visão focada no meio ambiente e bem-estar animal
  • Além do físico: a tecnologia digital vai impactar toda a cadeia de valor de luxo e exigirá uma reformulação holística do ecossistema de tecnologia;
  • Além do preço: as redes de clientes serão a nova e exponencial medida de valor, além do produto e da marca.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]