Se 2019 foi o ano da consolidação do mercado de podcasts, 2020 será o ano em que o mercado amadurece e passa a movimentar mais de US$ 1 bilhão, de acordo com as previsões de tecnologia, mídia e telecomunicações da consultoria Deloitte para 2020.
Em 2019, mais de 700 mil séries de podcasts, abrangendo 29 milhões de episódios, estavam publicadas. A Deloitte prevê que o volume de investimentos neste mercado aumentará 30% em 2020 em relação a 2019, para US$ 1,1 bilhão.
Em um mundo em que o crescimento geral da mídia e do entretenimento é de apenas 4%, o crescimento anual de 30% é impressionante, diz o relatório. O sinal é claro: podcasts estão superando seu status de “nicho” para emergir como mercados substanciais para marcas e para o mercado publicitário.
Embora o valor seja irrisório se comparado a outros formatos consolidados, como audiobooks (US$ 3,5 bilhões) e rádio (US$ 42 bilhões), o crescimento rápido dos investimentos em podcasts nos últimos anos indicam que o formato pode movimentar cerca de US$ 3,5 bilhões até 2025. Para isso, “o setor de podcast deve se expandir ainda mais globalmente, atrair novos ouvintes e, o mais importante, melhorar a monetização de sua base de consumidores”, diz o relatório.
Perfil dos consumidores
Segundo o relatório da Deloitte, os ouvintes de podcasts nos Estados Unidos fazem parte de um grupo demográfico atraente para o mercado publicitário: jovens, instruídos e com empregos estáveis. Dos 21% de americanos adultos que ouvem podcasts, a maioria o faz regularmente. Trinta e oito por cento dos ouvintes de podcast pesquisados pela Deloitte relataram ouvir diariamente ou quase diariamente, 66% pelo menos uma vez por semana e 87% pelo menos mensalmente.
No Brasil, uma pesquisa do Ibope em maio de 2019 identificou que 40% dos brasileiros das classes A, B e C já ouviram o formato, mas outros 32% não sabiam o que era um podcast. Uma pesquisa da plataforma de streaming Deezer com usuários brasileiros apontou que 25% dos ouvintes brasileiros consomem mais de uma hora de podcast por dia.
A pesquisa da Deezer indica que a maioria (47%) dos consumidores de podcasts têm entre 24 e 35 anos. Um quarto dos pesquisados (25%) tinham entre 35 e 45 anos, e 17% mais de 45. Apenas 11% correspondiam a jovens entre 16 e 24 anos.
Podcast Consumidor Moderno
Lançado em dezembro de 2019, o podcast Consumidor Moderno traz os principais especialistas para falar sobre tendências de consumo, experiência, comportamento e tecnologia.
Dentre os temas tratados até o momento estão o futuro do trabalho, os perigos do TikTok e um balanço sobre o Amazon Prime no Brasil. Para ficar por dentro de todos os episódios, é só clicar aqui.
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