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Como os novos meios de pagamento vão impactar o varejo brasileiro

Como os novos meios de pagamento vão impactar o varejo brasileiro

Inovação nos meios de pagamentos trará benefícios para consumidores e estabelecimentos comerciais. Você já está preparado? Confira

A maneira como pagamos está mudando drasticamente. Mais e mais consumidores estão usando dispositivos conectados, smartphones e outros meios digitais para pagar e receber pagamentos; ao mesmo tempo, novas tecnologias e um número crescente de players da indústria estão transformando as experiências de pagamento de uma forma fascinante.
Em nossas conversas com participantes do ecossistema de pagamento, certos tópicos relacionados a desafios e oportunidades para consumidores e estabelecimentos comerciais estão sempre presentes.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Primeiro: é indubitável que as expectativas dos consumidores estão cada vez mais altas. Velocidade, segurança e simplicidade nunca foram tão importantes. Eles querem uma experiência de pagamento fluida para comprar os produtos e serviços de sua preferência, seja como for: presencialmente; on-line, usando o dispositivo de sua preferência; ou fazendo os pedidos on-line e retirando os produtos pessoalmente. Além disso, estão em busca de benefícios adicionais, que podem estar relacionados a programas de fidelidade ou outras recompensas.
Segundo: da perspectiva dos estabelecimentos comerciais, é fundamental desenvolver as melhores experiências para os consumidores, em múltiplos canais. O sucesso de uma empresa, das receitas às margens, depende de ela melhorar as formas como seus produtos e serviços são oferecidos e de criar experiências de pagamento sem atrito.
Entre as principais oportunidades a serem exploradas pelos estabelecimentos comerciais hoje estão melhorar e simplificar os processos de pagamento em lojas físicas e virtuais e traçar planos para incorporar funcionalidades digitais com ofertas relevantes para os consumidores. Isso inclui habilitar o comércio por contexto, gerar conversas com varejistas em aplicativos de mensagem instantânea para viabilizar pagamentos via chat, incorporar opções de pagamento P2P (pessoa a pessoa) locais e internacionais, etc.
Terceiro: consumidores e estabelecimentos comerciais estão ansiosos para entender como se beneficiar da rápida expansão da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), que está oferecendo uma oportunidade única para levarmos nossa plataforma de pagamento a um ecossistema mais amplo de dispositivos inteligentes, wearables, carros e eletrodomésticos conectados aptos a acessar nossa rede e a fazer pagamentos.

O caminho da inovação

À medida que a indústria de pagamento migra do plástico para o digital, vemos um futuro onde o foco está menos em produtos específicos e mais nas funcionalidades de pagamento que oferecemos, e em como nossos parceiros podem usá-las para criar as melhores experiências para os consumidores, de forma rápida, segura e conveniente.
Nosso mundo está aberto a todos, em todos os lugares. Juntos, nós e nossos parceiros nos esforçamos para fazer isso ainda melhor. É assim que pensamos o futuro.
*Eduardo Coello é diretor geral da Visa para a América Latina e o Caribe

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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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