Não que antes da pandemia a digitalização fosse ignorada, mas após 21 meses de isolamento, com os consumidores totalmente inseridos no contexto virtual, as empresas de fato investiram no ambiente digital como ponto de partida, e não apenas como canal secundário. O resultado foi interessante: uma chuva de inovação para vendas e atendimento que proporcionou uma vida online muito mais ativa. E por esse ser o canal de preferência do cliente nos últimos anos, obteve destaque quem atingiu a chamada “maturidade digital”.
Para quem não está familiarizado ao termo, a maturidade digital nada mais é do que a mensuração do conhecimento e da integração de tecnologias de uma empresa, que pode ser de diversos portes e segmentos. Em outras palavras, é como atingir a senioridade para a tecnologia existente e já abrir braços de forma mais experiente para as novidades do mercado.
No entanto, diferente do que se pensa, a maior parte das empresas brasileiras ainda está em fase embrionária para o uso da tecnologia, ainda que tenham apostado nas transformações digitais dos últimos dois anos. “Esse desconhecimento é um dos motivos de resistência principalmente para as PMEs”, comenta Giovani Pacifico, diretor de produtos e vendas da Zyxel, multinacional taiwanesa especializada em soluções de conectividade e redes corporativas.
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Longe da maturidade e distante do sucesso facilitado
De acordo com um estudo realizado pelo Google e Boston Consulting Group, há quatro estágios para definir qual é o nível de maturidade das empresas brasileiras para o marketing data-driven: nascentes, emergentes, conectadas e multimomento — dispostos em fases de superioridade.
As nascentes são as empresas em nível mais baixo, ou seja, que não estão conectadas aos resultados das estratégias que formulam — é comum inclusive que utilizem dados mantidos por terceiros. Já as emergentes estão em um patamar um pouco a frente, já mantém um processo de armazenamento e tratamento de dados, mas ainda não sabem muito bem como analisá-los para usar no cerne das estratégias.
As conectadas estão quase atingindo o topo da maturidade digital, posto que já utilizam a tecnologia para experimentação na jornada do consumidor. Mais do que armazenar e tratar os dados, elas os inserem em algumas de suas estratégias. Por fim, as multimomento são aquelas que atingiram a maturidade e fazem uso dos dados em todo o planejamento, o que as permite proporcionar uma experiência muito mais personalizada.
No caso do Brasil, surpreende saber que apenas 2% das companhias estão no último patamar e 53% se encontram no segundo. E o processo, ainda que lento, garante ótimos resultados: é possível aumentar a receita em até 20% e reduzir os custos em até 30%. “As empresas necessitam entender que o processo de transformação digital pode acontecer gradualmente, não precisa ser da noite para o dia e com grandes investimentos, basta traçar as estratégias corretas e escolher as melhores soluções”, complementa Pacifico.
Vale destacar que as organizações digitalmente maduras também têm seu desempenho financeiro superior, com taxa de crescimento de EBITDA até cinco vezes maior que outras em nível global e três vezes no Brasil.
Como atingir a maturidade digital?
De acordo com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), há quatro passos para atingir a maturidade digital. São eles:
- Montagem de mapa estratégico: a ideia é montar um planejamento da presença digital da empresa. A partir disso, adaptá-lo e enquadrá-lo para todas as áreas a corporação e realizar estudos de causa e efeito.
- Acompanhar os resultados: depois de estabelecer os objetivos estratégicos e aplicar os estudos, é fundamental acompanhar os resultados para medir a situação atual da empresa. Após esse levantamento, é hora de entender quais são as metas.
- Medir o Índice de Maturidade Digital (IMD): calculado com base no peso e desempenho das variáveis, é o índice que enquadra as empresas entre as quatro categorias, o que permite ter uma visão mais clara de quais são os próximos objetivos.
- Painel de controle da presença digital: após aplicar eventuais mudanças, é o momento certo de se medir a presença digital da empresa. O resultado se configura em um painel, que precisa ser atualizado com frequência pela gestão e demais responsáveis.
Com todos os passos, a empresa se abre para a inovação com mais facilidade, o que melhora a experiência do cliente e, por consequência, aumenta receitas.
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