Quem precisa organizar eventos com frequência sabe como é difícil encontrar o lugar ideal, solicitar e comparar orçamentos. O processo costuma ser bem burocrático e acaba comprometendo um tempo precioso tanto de quem precisa tirar o evento do papel, quanto dos profissionais dos hotéis e espaços corporativos. Percebendo essas dores, o Grupo Evnt lançou o primeiro marketplace de eventos do país capaz de organizar eventos do início ao fim em um só lugar, conectando clientes, espaços e agências.
Uma pesquisa feita pelo SEBRAE indicou que 50% da desistência das empresas por alguns locais de realização de eventos se dá pela demora ou falta de retorno. A plataforma lançada pelo Evnt permite que cotações que antes demoravam dias para serem finalizadas, sejam obtidas em alguns minutos. Tudo isso se tornou possível graças à digitalização de um um mercado com uma cultura totalmente analógica.
O resultado é que desde que começou a ser utilizado, o marketplace já foi responsável pela redução de 60% do desperdício de tempo dos profissionais de hotéis e espaços corporativos. São 70 horas a mais a serem dedicadas exclusivamente a venda e fidelização de clientes.
“O nosso objetivo é liderar o processo de transformação digital no nosso segmento, que ainda é bastante manual. O que vemos são muitos profissionais perdendo tempo no dia a dia em atividades burocráticas, elaboração de contrato, de orçamento e atendendo telefone. O marketplace possibilita que a cotação seja feita de forma totalmente online, sem a necessidade de intervenção humana. Isso além de reduzir o desperdício de tempo, aumenta o resultado com os clientes”, explicou Marcelo Moreira, fundador e CEO da Evnt.
O marketplace foi lançado em 2020 e mesmo com o impacto da pandemia, que paralisou o setor por dois anos, hoje já conta com mais de 100 hotéis cadastrados, de diferentes regiões do país. Todas as unidades estão disponíveis na vitrine digital, tanto para locação dos espaços quanto para serviços e hospedagem. Para os usuários, é possível comparar valores de até cinco espaços diferentes, de forma simultânea, e utilizar filtros, como as opções de menus gastronômicos. Outra inovação da plataforma é a automação de todos os documentos necessários para realização do evento. As propostas são padronizadas, facilitando a tomada de decisão.
“É uma plataforma super simples de ser utilizada, que tem a intenção de quebrar essa barreira cultural do setor em relação ao digital. A gente entende que para conseguirmos tirar as pessoas da inércia, precisamos facilitar a transição, colocar a mão na massa e entregar uma tecnologia intuitiva. Precisamos convencer as pessoas a testarem, quem testa não quer mais outra coisa”, afirmou Vitor Donadeli, diretor de operações da Evnt.
A plataforma permite que as empresas façam desde a pesquisa de locais para o evento e a solicitação de propostas, até a consolidação da reserva e reunião de feedbacks. O uso do marketplace é gratuito e o pagamento dos serviços são feitos por meio da interface, de forma on-line e integrada.
“Nossa plataforma permite que um cliente, em poucos cliques, tenha em tempo real, orçamentos detalhados com valores para uma tomada de decisão. E, todo o processo de negociação se torna simples, com comunicação direta com o espaço, centralizando a informação e com uma plataforma para gerir e organizar toda a concorrência, e tudo com registro histórico. Com isso, hotéis e clientes têm uma relação transparente e segura para a execução de um evento”, analisou o CEO Marcelo Moreira.
Para o futuro, a Evnt pretende ampliar a plataforma e incluir também restaurantes e estúdios digitais.
Oportunidade para os menores e banco de dados
Os executivos destacaram mais duas vantagens da plataforma em entrevista à Consumidor Moderno: ser um motor de busca para espaços que não pertencem a grandes redes e o início da construção de um banco de dados no segmento de eventos no Brasil.
Em relação à busca, a plataforma ajuda pequenos empreendimentos a serem vistos, dando oportunidade deles ampliarem a base de clientes. Antes do marketplace, com toda a burocracia e dificuldade para obter informações, as empresas preferiam bater na porta das grandes redes, que acabavam concentrando os eventos, enquanto milhares de outros locais também ofereciam locais interessantes, até mesmo restaurantes.
Já sobre o banco de dados, no Brasil, segundo os executivos da Evnt, não existem informações consolidadas sobre o mercado de eventos. Quantos são realizados por ano, quais os tamanhos desses eventos, quantas pessoas participaram, quanto de dinheiro foi movimentado. Com o marketplace, as operações passam a ser centralizadas na plataforma, o que vai começar a gerar dados e informações para ajudar o setor.
Plataformas Integradas
Com o lançamento do marketplace, o Grupo Evnt passa a ter quatro plataformas integradas, são elas: a SAAS Drive Spaces, voltada para vendas, operação e gestão de eventos em hotéis e espaços de eventos; a SaaS Drive Entreprises, com foco na cotação, coordenação e gestão de eventos para grandes empresas; a SaaS Drive Agencies, plataforma digital para geração de negócios e gestão de eventos para agências de eventos; e o próprio MarketPlace, que visa garantir a integração para compra e venda de eventos com operação ágil e gestão simplificada.
A construção desse ecossistema faz com que a startup Evnt passe a atuar no mercado de eventos como um grupo de soluções para o setor, o Evnt Technology Group, capaz de atender a todos os stakeholders do mercado.
“A penetração no mercado de hotéis e eventos se consolida pela plataforma Evnt Saas Drive Spaces, solução digital criada para auxiliar unidades hoteleiras com as vendas, operações e gestão de eventos. A novidade já foi aderida pelos principais grupos hoteleiros do país, como Rede Slaviero, Tivoli Mofarrej, Samba Hotéis, Staybridge, Royal Hotéis, Grand Mercure, Comfort Inn, Swan Hotéis, Mont Blanc, entre outros”, afirma Vitor Donadeli, sócio e COO da Evnt.
A Evnt, que passou por uma rodada de investimentos liderada pela Booming, já movimentou mais de R$30 milhões em eventos e projeta chegar a R$50 milhões ainda este ano. Até o momento, foram realizados mais de 1.200 eventos, com uma taxa de conversão de 24%, mais que o dobro da média nacional.
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