A rede de moda feminina Marisa conseguiu sair do prejuízo. A marca saiu de um prejuízo de R$ 17 milhões verificados no primeiro trimestre do ano passado para um lucro líquido de R$ 14,7 milhões registrados nos primeiros três meses deste ano.
Apesar do resultado, as vendas brutas da companhia apresentaram queda de 2,6%, para R$ 605 milhões, no período. A receita líquida, por sua vez, apresentou uma redução de 1%. No conceito “mesmas lojas” a queda foi de 1,3%.
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“O primeiro trimestre de 2017 continuou sendo um período de retração nas vendas da Companhia, porém em um ritmo bem menos acentuado do que o verificado ao longo dos dois últimos trimestres de 2016. Assim como nos períodos anteriores, o baixo tráfego de clientes em nossas lojas e a consequente redução no volume de operações (quantidade de tickets) continuou sendo o principal motivo de tal queda”, disse a empresa, em relatório.
Retomada lenta
“Apesar da incipiente evolução no ambiente macroeconômico, com inflação em queda e taxas de juros em flexibilização, acreditamos que ainda levará alguns meses até que tal movimento atinja mais amplamente o principal segmento da população atendido pela Marisa, via estabilização e posterior ampliação no nível de emprego e renda”, completou a companhia.
No período, a varejista viu as despesas com vendas crescerem 2,1%, alcançando R$ 219 milhões. Segundo a empresa, os investimentos em marketing foram os que mais contribuíram para o aumento.
Já as despesas gerais e administrativas alcançaram R$ 45 milhões. Em relação a 2016, houve um crescimento de 23,6%. “Esse crescimento está relacionado majoritariamente aos gastos incorridos na reestruturação da companhia, no valor de R$ 10,5 milhões realizados no âmbito do Programa TransforMAR”.
Reversão
Para reverter a queda nas vendas que já acontecem há alguns trimestres, a companhia criou o Programa TransforMAR, cujos principais impactos devem ocorrer nos próximos três anos. O programa busca eliminar lacunas de eficiência nos principais pilares da operação, como produtos, fornecedores e operação de lojas.
“Vale destacar que, por mais um trimestre, importantes pilares da operação continuaram com performance bastante positiva. Os ganhos na gestão de estoques foram mantidos, a participação dos cartões Marisa nas vendas apresentou novo crescimento e os resultados, assim como os portfólios, da área de Produtos e Serviços Financeiros continuaram robustos”, disse a companhia.
Além disso, a Marisa segue com forte disciplina financeira “para suportar um processo de retomada que provavelmente ainda será lento”.
“A recente evolução do processo de profissionalização da gestão e melhorias na governança, associada aos ganhos de eficiência obtidos nos dois últimos anos e demais melhorias esperadas no âmbito do Programa TransforMAR, deverão deixar a Companhia preparada não somente para a travessia do ano de 2017, mas para um novo ciclo de crescimento sustentável”.