A Marisa conseguiu certa estabilidade no primeiro trimestre deste ano, segundo resultados divulgados pela varejista. No período, a marca registrou queda de 1,9% no lucro bruto, totalizando R$ 239 milhões, frente aos R$ 243,7 milhões do período anterior.
O recuo veio por conta da queda de 8,1% na receita líquida da empresa. As vendas nas mesmas lojas – aquelas abertas há mais de 12 meses – apresentaram queda de 7,1% no período. O recuo nas vendas deve-se à redução de fluxo de clientes nas lojas, verificado desde o segundo semestre do ano passado. A evolução do preço médio se deu principalmente pela austera gestão de estoques e que nos levou a menores níveis de remarcações, combinado com ajustes finos de mix.
“O primeiro trimestre do ano de 2016 foi mais um período caracterizado por declínio nas atividades do varejo em geral, com efeitos particularmente perversos nas operações voltadas para os públicos das classes C e D, mais sensíveis à redução de renda imposta pelos maiores níveis de desemprego, inflação e juros”, disse a empresa, em relatório.
A redução, segundo a empresa, está associada à racionalização da área de vendas ocorrida nos últimos doze meses e ao encerramento da venda por catálogos (venda direta).
Ao longo de 2015, a varejista apresentou números negativos, e colocou em prática ações para conseguir ter mais espaço para crescer. Uma delas é o controle de estoques, que, no período, apresentou redução de 24,7%.
“Tais números confirmam a nossa convicção de que estamos caminhando na direção correta para a recuperação da eficiência e consistência das nossas operações. O desafio adicional imposto pela situação macroeconômica, se por um lado retarda a recuperação das vendas, por outro, nos obriga ser ainda mais criativos e incansáveis na busca pela melhoria em cada uma das partes que compõem nossa operação”, disse a copmpanhia.
No período, a companhia fechou duas lojas, e abriu uma operação, totalizando 400 operações.