O consumo consciente é apontado como uma tendência mundial do mercado. Não à toa o consumidor está cada dia mais preocupado com a procedência dos produtos que compra.
Dados recolhidos em 2019 pela consultoria Euromonitor apontaram que 20% dos brasileiros se consideram “ecofriedly”, ou seja, compram de marcas que cumprem compromissos contra as mudanças climáticas, defendem o comércio justo e cadeias de produção sustentáveis.
Mas o que de fato seria o consumo consciente?
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, agora fundido ao Ministério da Agricultura, o consumo consciente ou sustentável envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, garantem o emprego decente aos que os produziram e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Mais que isso, significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível.
Pensando em inspirar novas produções sustentáveis e consumidores conscientes, separamos 6 marcas brasileiras que seguem os padrões de sustentabilidade citados acima – vamos também explicar como elas funcionam:
1. Campo Largo
A Campo Largo é uma marca de bebidas saudáveis que fabrica seus produtos através de uma série de práticas sustentáveis. A matéria-prima das bebidas, por exemplo, provém da agricultura familiar da região da Serra Gaúcha, e a atividade gera renda para mais de 2 mil famílias locais.
O que não é aproveitado das frutas na produção dos sucos também não é jogado fora. O material passa por um processo de compostagem e co-processamento virando adubo e alimento para animais.
A empresa tem uma parceria com a EuReciclo, uma instituição que certifica a compensação ambiental de todas as embalagens que são colocadas no mercado. Além disso, uma parte da venda anual é destinada a cooperativas de reciclagem.
2. Pantys
A Pantys é uma empresa que fabrica calcinhas absorventes, reutilizáveis e sustentáveis. Logo quando se acessa o site da marca é possível calcular uma média da quantidade de absorventes descartáveis que a mulher já utilizou ao longo da vida, bem como a quantidade em quilos equivalente em lixo descartado no meio ambiente e os gastos com esses produtos.
Estima-se que uma única mulher tenha cerca de 450 ciclos menstruais ao longo da vida. Assim, serão cerca de 12 mil absorventes descartados nesse período, que levam 500 anos para se decompor.
Além de fabricar um produto que reduz drasticamente a produção de lixo como um todo, a Pantys começou a produzir peças com tecidos biodegradáveis, ou seja, que se decompõem em até três anos, se descartadas em aterros sanitários.
3. Zum Tecidos
A Zum Tecido de Cera é um empreendimento voltado para a promoção de produtos sustentáveis, com o foco na redução do uso do plástico.
Desenvolve panos de cera feitos a mão, 100% algodão, impermeabilizados com cera de abelha, resina natural e óleo vegetal. Toda a matéria prima que a marca utiliza é nacional e as embalagens são feitas de papel.
O tecido é uma alternativa ao uso de papel filme e alumínio para embalagem e conservação de alimentos. São biodegradáveis e podem ser utilizados por até 1 ano.
A empresa também está investindo na produção de canudos de inox e sacos reutilizáveis para alimentos à granel.
4. Timirim Brasil
Uma marca dedicada a produzir roupas sustentáveis para o futuro do planeta: os recém nascidos. Todas as peças da Timirim Brasil são feitas a partir de algodão orgânico de fornecedores selecionados.
As embalagens dos produtos também seguem à risca a proposta da marca e são de material 100% reciclado. Outro detalhe interessante é a causa social da empresa: a maioria das roupas não tem gênero. O objetivo é relaxar a pressão de gênero com as crianças e dividir as peças entre outros membros da família, independente do sexo.
5. Feito Brasil
A Feito Brasil existe desde 2004 com o intuito de produzir cosméticos eficientes e sustentáveis. A produção é 100% feita à mão, o que ajuda a economizar eletricidade e água e ainda valoriza o trabalho humano.
A marca não utiliza matéria-prima animal em suas formulações ou testes dermatológicos e ainda possui certificação PETA vegan e cruelty-free. As embalagens da Feito Brasil são recicláveis e a empresa também tem parceria com a EuReciclo.
6. Urban Flowers
A Urban Flowers produz sapatos veganos, ou seja, nenhum calçado utiliza matéria-prima de origem animal. A maior parte dos produtos são feitos com materiais reaproveitados do descarte de outras indústrias.
A empresa conta ainda com a certificação da EuReciclo, o que faz com que todas as embalagens tenham compensação ambiental. A Urban também preza pelo fortalecimento da mão de obra nacional, utilizando apenas mão de obra de produtores locais.