Nike e YouTube são as marcas favoritas de crianças e adolescentes no Brasil

Nike e YouTube são as marcas favoritas de crianças e adolescentes no Brasil

Relatório destaca as marcas mais queridas por crianças e adolescentes e alguns dos motivos por trás de suas escolhas

O relatório Top Brands 2025 aponta que a diversão continua sendo o principal impulsionador para que uma marca seja escolhida como favorita por crianças e adolescentes no Brasil.

Fatores como felicidade, conteúdo compartilhado e recomendação de amigos também desempenham um papel fundamental, enquanto a percepção de qualidade perde peso na decisão desse público consumidor.

Pelo quarto ano consecutivo, as marcas relacionadas a entretenimento (27%) continuam formando a categoria favorita das crianças e adolescentes no Brasil. Já as marcas tecnológicas (19%) se consolidam no segundo lugar, enquanto calçados (18%) apresentam um ligeiro decréscimo ao longo do ano. Contudo, o relatório aponta que, os videogames (9%) ultrapassarão os brinquedos (8%) no ranking de preferência ainda este ano.

Tradição e confiança definem o sucesso

Em termos de marcas específicas, a tradição de marcas como Nike (8%) e YouTube (8%) compartilham a classificação geral, enquanto Roblox (7%) ocupa o terceiro lugar.  Adidas e YouTube posicionam-se como as marcas que mais geram confiança nos Sub-18, juntamente com Netflix, e são também as marcas com maior nível de confiança e preferência ao mesmo tempo.

Segundo Gastón Stochyk, diretor da Kidscorp, empresa martech especializada no público infanto-juvenil, que realiza a pesquisa, o documento fornecer à indústria dados importantes para ajudar as marcas a conquistar esse público, como o fator confiança, que auxilia na construção de estratégias para se conectarem e construírem relacionamentos genuínos e duradouros.

As 10 marcas favoritas das crianças brasileiras
PosiçãoMarca PosiçãoMarca
Nike YouTube
Roblox Cola-Cola
Adidas Disney
Barbie Samsung
Apple 10ºMcDonalds

Destaques de cada setor

  • Tecnologia: Samsung (39%) continua dominando no Brasil, com ampla vantagem sobre Apple (19%) e Xiaomi (10%).
  • SVOD*: Netflix (63%) reafirma sua liderança, enquanto Disney (25%) e Prime (13%) completam o pódio.
  • Videogames: Roblox (35%) continua sendo o favorito das crianças por uma ampla margem, seguido por Minecraft (20%) e Garena Free Fire (17%), que são os mais populares entre os adolescentes.
  • Brinquedos: Faber-Castell (9%) lidera em um pódio muito equilibrado em arte e artesanato. No segmento de blocos, LEGO (96%) continua a dominar por uma ampla margem, enquanto, em veículos de brinquedo, Hot Wheels (87%) lidera o ranking.
  • Calçado: A Nike (24%) continua sendo a marca mais escolhida, embora Adidas (20%) reduza a diferença de preferência. Olympikus (13%) completa o top 3.
  • Biscoitos: Bauducco (19%) e Oreo (17%) são os preferidos pelo segmento, seguidos por Passa Tempo (12%).
  • Bebidas: Coca-Cola (39%) mantém a liderança absoluta. Coca Zero (11%) é a opção preferida entre 6 e 12 anos, enquanto Guaraná Antártico (6%) é mais escolhido pelos adolescentes.
  • Lanches: Em um pódio liderado por Doritos (24%), Cheetos (16%) e Ruffles (15%) mantêm uma diferença mínima.
  • Chocolates: Nestlé (14%) é o chocolate preferido dos menores de 18 anos, principalmente dos adolescentes. Cacau Show (11%) e Garoto (10%) completam o ranking.
  • Fast food: McDonald’s (45%) ocupa confortavelmente o primeiro lugar como a rede de fast food mais escolhida, enquanto Burger King (23%) e Subway (8%) completam o pódio.

*Subscription Video on Demand (em português, “vídeo sob demanda por assinatura”).

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