O relatório Top Brands 2025 aponta que a diversão continua sendo o principal impulsionador para que uma marca seja escolhida como favorita por crianças e adolescentes no Brasil.
Fatores como felicidade, conteúdo compartilhado e recomendação de amigos também desempenham um papel fundamental, enquanto a percepção de qualidade perde peso na decisão desse público consumidor.
Pelo quarto ano consecutivo, as marcas relacionadas a entretenimento (27%) continuam formando a categoria favorita das crianças e adolescentes no Brasil. Já as marcas tecnológicas (19%) se consolidam no segundo lugar, enquanto calçados (18%) apresentam um ligeiro decréscimo ao longo do ano. Contudo, o relatório aponta que, os videogames (9%) ultrapassarão os brinquedos (8%) no ranking de preferência ainda este ano.
Tradição e confiança definem o sucesso
Em termos de marcas específicas, a tradição de marcas como Nike (8%) e YouTube (8%) compartilham a classificação geral, enquanto Roblox (7%) ocupa o terceiro lugar. Adidas e YouTube posicionam-se como as marcas que mais geram confiança nos Sub-18, juntamente com Netflix, e são também as marcas com maior nível de confiança e preferência ao mesmo tempo.
Segundo Gastón Stochyk, diretor da Kidscorp, empresa martech especializada no público infanto-juvenil, que realiza a pesquisa, o documento fornecer à indústria dados importantes para ajudar as marcas a conquistar esse público, como o fator confiança, que auxilia na construção de estratégias para se conectarem e construírem relacionamentos genuínos e duradouros.
As 10 marcas favoritas das crianças brasileiras
Posição | Marca | Posição | Marca | |
---|---|---|---|---|
1º | 2º | |||
3º | 4º | |||
5º | 6º | |||
7º | 8º | |||
9º | 10º | |||
Destaques de cada setor
- Tecnologia: Samsung (39%) continua dominando no Brasil, com ampla vantagem sobre Apple (19%) e Xiaomi (10%).
- SVOD*: Netflix (63%) reafirma sua liderança, enquanto Disney (25%) e Prime (13%) completam o pódio.
- Videogames: Roblox (35%) continua sendo o favorito das crianças por uma ampla margem, seguido por Minecraft (20%) e Garena Free Fire (17%), que são os mais populares entre os adolescentes.
- Brinquedos: Faber-Castell (9%) lidera em um pódio muito equilibrado em arte e artesanato. No segmento de blocos, LEGO (96%) continua a dominar por uma ampla margem, enquanto, em veículos de brinquedo, Hot Wheels (87%) lidera o ranking.
- Calçado: A Nike (24%) continua sendo a marca mais escolhida, embora Adidas (20%) reduza a diferença de preferência. Olympikus (13%) completa o top 3.
- Biscoitos: Bauducco (19%) e Oreo (17%) são os preferidos pelo segmento, seguidos por Passa Tempo (12%).
- Bebidas: Coca-Cola (39%) mantém a liderança absoluta. Coca Zero (11%) é a opção preferida entre 6 e 12 anos, enquanto Guaraná Antártico (6%) é mais escolhido pelos adolescentes.
- Lanches: Em um pódio liderado por Doritos (24%), Cheetos (16%) e Ruffles (15%) mantêm uma diferença mínima.
- Chocolates: Nestlé (14%) é o chocolate preferido dos menores de 18 anos, principalmente dos adolescentes. Cacau Show (11%) e Garoto (10%) completam o ranking.
- Fast food: McDonald’s (45%) ocupa confortavelmente o primeiro lugar como a rede de fast food mais escolhida, enquanto Burger King (23%) e Subway (8%) completam o pódio.
*Subscription Video on Demand (em português, “vídeo sob demanda por assinatura”).