Como você escolhe os produtos que consome? Sabiaa que a maioria dos brasileiros, além do orçamento, também leva em conta, a credibilidade das marcas? É isso que mostra o levantamento feito pela Kantar com dados do Brand Footprint. A pesquisa traz o ranking das marcas favoritas dos brasileiros na hora das compras e as diferentes escolhas de acordo com características socioeconômicas.
O que diverge a decisão por uma marca de uma classe social para a outra, em sua maioria, é justamente o orçamento. Porém, existem denominadores em comum entre todas as classes. Colgate, Coca-Cola e Ypê são unanimidades entre os brasileiros. Sendo a primeira, uma das marcas com maior índice de memorabilidade popular. A gigante de produtos de higiene bucal é a quarta favorita da classe C com 86,3% de penetração e a quinta das classes AB e DE com 88%. Já a Coca-Cola consolida-se como a marca favorita dos brasileiros.
“As maiores diferenças entre marcas por classe social aparecem na cesta de alimentos, por isso marcas regionais são mais relevantes. Ao passo que a maior consistência entre os diversos públicos está na compra de produtos de limpeza”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.
As marcas que são preferência nacional
A Ypê, marca de produtos de limpeza com grande alcance nacional, é a segunda favorita do público AB com 94,1% e a líder da classe DE com 86,9% de penetração.
Uma das maiores curiosidades do levantamento, está na categoria de refrigerantes. A Coca-cola é a principal escolha nacional, com 88,8% de penetração nas classes AB e 76,1% na classes DE.
As favoritas por classe socioeconômica
O que surpreende é a Maratá, a marca vende bebidas com um custo mais acessível e é a segunda marca favorita entre as classes mais baixas.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[3]
– milhões) |
1 | Ypê | 86,9% | 7,7 | 107,0 |
2 | Maratá | 49,0% | 10,4 | 95,0 |
3 | Vitarella | 54,6% | 9,3 | 88,0 |
4 | Coca-Cola | 76,1% | 8,0 | 82,0 |
5 | Colgate | 87,8% | 6,5 | 80,0 |
6 | Soya | 84,3% | 6,5 | 75,0 |
7 | Nissin | 77,3% | 6,5 | 68,0 |
8 | Italac | 75,9% | 5,6 | 61,0 |
9 | Sorriso | 81,7% | 5,4 | 60,0 |
10 | Tang | 66,4% | 6,2 | 56,0 |
A classe AB escolhe a Sadia como sua marca de alimentos favorita, com uma penetração de 82,3% e entre os lacticínios, a escolhida é a Italac, com 76%.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[1]
– milhões) |
1 | Coca-Cola | 88,8% | 12,4 | 162,0 |
2 | Ypê | 94,1% | 8,1 | 137,0 |
3 | Sadia | 82,3% | 6,9 | 89,0 |
4 | Italac | 76,0% | 6,7 | 83,0 |
5 | Colgate | 87,7% | 6,1 | 82,0 |
6 | Piracanjuba | 78,1% | 5,4 | 70,0 |
7 | Omo | 80,0% | 5,9 | 69,0 |
8 | Vigor | 70,6% | 6,8 | 68,0 |
9 | Nestlé | 86,3% | 5,6 | 67,0 |
10 | Itambé | 64,4% | 7,3 | 65,0 |
As queridinhas da classe média
As primeiras posições entre as favoritas da classe C se assemelha com as escolhas feitas pelas classes AB, a Coca-Cola segue líder com 85,7% de penetração e a Italac sobe para o terceiro lugar com 77,8%.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[2]
– milhões) |
1 | Coca-Cola | 85,7% | 10,6 | 246,0 |
2 | Ypê | 92,2% | 7,9 | 240,0 |
3 | Italac | 77,8% | 6,4 | 148,0 |
4 | Colgate | 86,3% | 5,9 | 144,0 |
5 | Tang | 70,5% | 7,2 | 138,0 |
6 | Nissin | 75,0% | 6,2 | 126,0 |
7 | Qualy | 71,9% | 6,0 | 117,0 |
8 | Nescau | 74,9% | 5,4 | 115,0 |
9 | Soya | 77,7% | 5,2 | 111,0 |
10 | Piracanjuba | 72,5% | 5,1 | 110,0 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar.