Apesar da queda contínua nos últimos anos da vacância nos shoppings do Brasil, os grandes centros de compra acumulam atualmente 12.550 lojas vagas. O espaço desocupado pelos empreendimentos chegam ao total de pouco mais de 1 milhão de metros quadrados. O levantamento foi feito pelo departamento de inteligência do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
De um ano para cá, houve uma melhora na vacância, segundo o ibope. No que a pesquisa considera como “shoppings consolidados”, empreendimentos inaugurados até 2012, 8,5% das lojas desse grupo estavam vagas em 2017. Neste ano, o índice de desocupação de lojas nos shoppings caiu para 7,9%.
Os”shoppings novos”, abertos a partir de 2013, registram maior volatilidade nas lojas que os ocupam. A vacância nesse segmento é de 41% em 2018. No ano passado, era de 46%.
Segundo o Ibope, os segmentos que mais fecharam lojas de 2017 para 2018 foram: vestuário, artigos esportivos, joalheria e relojoaria e calçados. As que abriram mais lojas no mesmo período analisado foram: serviços, alimentação, presentes e artigos para casa e lazer.
Leia também:
Shopping anuncia aumento de 39% no fluxo de clientes com aplicativo de RA