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Magazine Luiza aposta em novo setor e lança um "mercado" online

Magazine Luiza aposta em novo setor e lança um "mercado" online

A gigante de eletroeletrônicos e móveis começa a vender outros tipos de produtos pela internet. Entenda a nova estratégia

A gigante de eletroeletrônicos Magazine Luiza decidiu expandir as categorias em que atua e se lançou em mais uma empreitada digital. A empresa acaba de lançar um “supermercado” virtual.
A ideia, segundo a empresa, é “competir também no segmento de mercado”. A empresa venderá itens para cuidados com o cabelo, higiene pessoal, cuidados do corpo, cuidados com a roupa, limpeza da casa, cuidados do bebê e ainda itens como cápsulas de café, achocolatados e outros itens não perecíveis.
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“Esse é um segmento que vemos muitas oportunidades”, afirmou, em nota, Eduardo Galanternick, diretor-executivo de e-commerce do Magazine Luiza. A ideia, segundo ele, é que todo o estoque e distribuição sejam próprios e operados pela companhia.”Nossa logística é reconhecidamente umas das melhores do Brasil e agilidade na entrega é diferencial para este segmento.”

Sistema inteligente

O e-commerce da companhia aposta nos baixos preços para compras de mais itens. A ideia é que quanto mais unidades o cliente comprar, maior será o desconto nos produtos. “Esse é um segmento ainda pouco explorado no comércio eletrônico e vamos subir a barra do serviço para a categoria”, disse Galanternick.
Assim como faz com itens eletrônicos, a empresa também disponibiliza a opção de retirar os produtos do segmento de Mercado em uma das lojas da rede – que tem 814 pontos distribuídos pelo Brasil. Com essa opção, a entrega é feita em até dois dias úteis com frete grátis.

A Amazon brasileira?

Quem acompanha o mercado sabe que o digital está no centro da estratégia do Magazine Luiza. Os números estão aí para todos verem. A companhia, que até 2015 ainda amargava resultados negativos, reverteu o jogo. No segundo trimestre deste ano, por exemplo, o Magazine Luiza registrou o seu maior lucro líquido da história da empresa, de R$ 72,4 milhões – um crescimento de quase 600% em relação ao segundo trimestre do ano anterior.
Nesse crescimento, o grande destaque tem sido as iniciativas digitais da empresa, que tem culminado no crescimento, trimestre a trimestre, do e-commerce da marca. Somente no segundo trimestre, as vendas desse canal subiram 55%. Hoje, a plataforma já representa 28% do total das vendas da empresa. Tudo isso resultou em alta de 44,5% no Ebtida da empresa.
Recentemente, o Magazine Luiza inaugurou seu marketplace, que fez o número de produtos ofertados no site subir de 80 mil para 550 mil itens.
O que a companhia tem feito para ganhar este destaque? A empresa trabalha com base em cinco pilares de transformação digital: inclusão digital, digitalização das lojas físicas, multicanalidade, transformar o site em uma plataforma digital e cultura digital…

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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