As primeiras horas do dia 11 só se falou em um assunto nas redes sociais: o tal cupom de compras do Magazine Luiza de mais de R$ 1 mil. Logo após a hora do almoço, a empresa admitiu o erro no envio do voucher, mas não deixou de aproveitar a deixa para realizar uma campanha de marketing.
Cláudia Silvano, diretora do Procon Paraná, não poderia retornar a sua coluna na Consumidor Moderno em um melhor momento. Aqui, ela analisou o assunto com um olhar exclusivo sobre o Código de Defesa do Consumidor e não se tudo não passou de uma campanha de marketing.
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Propaganda enganosa
No vídeo, ela traçou dois paralelos importantes: a legitimidade do voucher (afinal, ele é válido?) e se o caso se transformou em um exemplo de propaganda enganosa, uma vez que que existiram pessoas que não conseguiram concluir a compra do produto a partir do generoso desconto.
“A gente tem que entender que propaganda enganosa é aquela que é capaz de induzir o consumidor em erro. Então, não é toda a publicidade ou situação que caracteriza uma propaganda enganosa ou uma prática abusiva”, destaca Silvano.
A seguir, confira o vídeo da especialista em direito do consumidor: