/
/
Magazine Luiza e Brasal são as melhores empresas para trabalhar no varejo

Magazine Luiza e Brasal são as melhores empresas para trabalhar no varejo

As empresas Brasal e Magazine Luiza foram reconhecidas nas categorias grande e médio portes pelas boas práticas em gestão de pessoas. Confira o ranking

A quarta edição do prêmio GPTW (Great Place to Work) Brasil elegeu, nesta quarta-feira (22), as 50 melhores empresas do ramo de varejo para trabalhar, destacando as melhores práticas de RH. A rede Magazine Luiza foi eleita no GPTW Brasil a melhor entre as grandes marcas e a rede de combustíveis Brasal a melhor no segmento médias empresas.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
O prêmio, que é o pioneiro em práticas de RH no varejo em todo o mundo, é baseado em pesquisas realizadas junto a 265 mil colaboradores em 120 empresas de médio e grande porte que atuam no varejo nacional. Caroline Maffezzolli, gestora de Marketing da GPTW Brasil, destacou que as ações das empresas vencedoras são comprovadamente eficientes e foram responsáveis por reduzir a rotatividade de profissionais no segmento. “Entre as 50 empresas premiadas no GPTW, o turnover é de 15%, a metade do registrado no mercado de varejo como um todo”, destaca.
Jacques Meir, executivo do Grupo Padrão, responsável com a GPTW por trazer o estudo das melhores práticas de Recursos Humanos no varejo para o Brasil, abordou a capacidade de integração do mercado em tempos de polarização acentuada e de crise de confiança e destacou o papel das empresas como símbolos de “integridade e integração”. Para o executivo, “é fascinante observar que empresas tão distintas são capazes de formar times com a mesma capacidade, mostrando que a polarização não faz o menor sentido”.
O incentivo às boas políticas num mercado ainda carente de mão de obra qualificada e também a maturidade das empresas foram os pontos destacados pelo diretor de Varejo da Totvs, Bruno Primati. “Há uma preocupação real com as pessoas, o que tem gerado bons resultados. As organizações fazem sua parte e já tratam os funcionários como parceiros internos de negócio”, afirma Primati.
Patrícia Azevedo, diretora executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, ressaltou a importância da GPTW ao se debruçar  sobre as práticas do setor de varejo. “É uma grande iniciativa. GPTW Brasil sempre inovando e sempre à frente, com um prêmio tão relevante para um setor tão expressivo, que concentra uma grande quantidade de mão de obra no Brasil e que é um termômetro muito sensível de tudo que acontece no país.”
A Gazin ocupou a segunda colocação entre as melhores empresas de grande porte. Carlos César de Castro, representante da empresa, destacou a liderança do seu fundador, Mário Gazin, na formação de um ambiente favorável e na disseminação de uma cultura corporativa integrante e produtiva. “Sucesso é resultado do esforço coletivo. O Mário Gazin, que é nosso fundador, é uma pessoa extraordinária e tem essa força toda para fazer todo mundo trabalhar pelo bem comum”, ressalta Castro.
Ana Paula Bernardo da Rocha, gerente de Recursos Humanos dos Mercadinhos São Luiz, terceira melhor entre as grandes empresas, destaca a iniciativa do GPTW de fortalecer o senso de responsabilidade das empresas. Segundo a gerente de RH, o prêmio “evidencia negócios que são sustentáveis dentro de uma relação ganha-ganha. Fortalece o foco nesse tipo de relação com todos os stakeholders. Sou fã desse movimento de reconhecimento, porque inspira outras empresas e isso é muito importante. Quanto mais empresas seguem esse movimento, mais a sociedade ganha”, afirma.
 

As melhores entre as médias empresas

A rede de combustíveis Brasal foi eleita a melhor em práticas de RH entre as empresas de médio porte pelo segundo ano consecutivo. Alsene Beserra da Silva, gerente geral da Brasal, ressalta a importância de as empresas renovarem suas estratégias de gestão de pessoas ano após ano. O executivo afirma que as ações precisam ser “cíclicas e contínuas”. Segundo Beserra, “não se pode implementar uma prática e cessar. É preciso ouvir a equipe para melhorar os processos. Sempre há a possibilidade de se melhorar uma prática e isso deve ser uma busca contínua”, propõe.
Beserra aponta que a situação financeira das empresas ao longo de 2017 forçou a queda de  investimentos no setor de RH, mas acabaram por aperfeiçoar processos. Para o executivo, o maior desafio das empresas nas questões relacionadas a recursos humanos será saber conciliar atualização digital e pessoas. “Essa atualização digital não pode se sobrepor às pessoas. É preciso que ela tenha como base a liberdade dos colaboradores, ajudando a criar um ambiente livre, desprovido de preconceito e com  um clima inclusivo”, avalia.
A Acal Home Center ficou na segunda colocação entre as melhores médias empresas para trabalhar. Daniela Cabral, diretora administrativo-financeira, destaca o modus-operandi da empresa ao longo dos últimos anos na tentativa de abrir à mulher o seu devido espaço no mercado. A pesquisa GPTW apontou que só 8% das mulheres ocupam cargos de alta liderança entre as empresas pesquisadas, algo contra o qual a Acal tem aplicado força. “Buscamos potencializar o reconhecimento por faixa de idade e por gênero. A mulher tem que ser mais valorizada. Tivemos um crescimento em torno de 30% a 40% de mulheres em cargos de gestão”, afirma a executiva.

Confira as dez melhores empresas entre as grandes:

  1. Magazine Luiza
  2. Gazin
  3. Mercadinhos São Luiz
  4. McDonald’s
  5. Pinheiro Supermercado
  6. Ancar Ivanhoe
  7. Prezunic
  8. Leroy Merlin
  9. Riachuelo
  10. Zema

E as dez melhores empresas entre as de médio porte:

  1. Brasal Combustíveis
  2. Acal Home Center
  3. Egali Intercâmbio
  4. Rivesa
  5. Stecar
  6. Brazil Fast Food Corporation
  7. SLC Comercial
  8. CNA
  9. Multi.etc
  10. Hotel Urbano

Confira a reportagem e a lista completas na edição 61 da revista NOVAREJO

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]