Pesquisar
Close this search box.
/
/
Magazine Luiza e sua ação promocional: erro ou estratégia?

Magazine Luiza e sua ação promocional: erro ou estratégia?

A marca foi rápida ao se posicionar e fez com que os consumidores se questionassem: foi um bug relacionado ao aplicativo ou uma estratégia de marketing? A questão ficou no ar

Na madrugada desta quinta-feira (11), a gigante do varejo Magazine Luiza liberou em seu aplicativo um voucher de desconto no valor de R$ 1.000,00 (Confira aqui). O assunto gerou comoção nas redes sociais e até a tarde de hoje a hashtag ocupava o terceiro lugar nos trending topics mundiais.

A marca foi rápida ao se posicionar e fez com que os consumidores se questionassem: foi um bug relacionado ao aplicativo ou uma estratégia de marketing? A questão ficou no ar. Já em um segundo tweet, publicado algumas horas depois, a varejista deu a entender que houve uma falha de sistema e ainda aproveitou para divulgar o aplicativo.

LEIA TAMBÉM: Marketing em redes sociais: use com moderação, mas com responsabilidade

Em termos de mídia espontânea, a ação alcançou grandes números, principalmente no Twitter. Foram mais de 10.000 tweets e cerca de 3 mil interações com a marca na rede social, tal resultado alavancou as buscas e colocou a “Magalu” em evidência para se tornar o principal assunto do momento.

O que paira no ar é o questionamento sobre a comunicação da marca. Foi uma falha real ou uma estratégia previamente calculada? Muitos consumidores questionam como tudo foi comunicado via mídia social. A empresa deveria ter sido mais clara? É possível aproveitar-se de uma falha para gerar engajamento e fidelização?

Em contato com a assessoria de imprensa do CONAR – órgão que regulamenta a comunicação publicitária – a instituição informa que, até o momento, não há ciência da campanha e que não existem reclamações oficiais por parte do público. No entanto, o primeiro artigo da regulamentação destaca a importância de uma comunicação honesta e clara que não permite simulação de fatos e notícias.

Um cupom que gerou interações, engajamento e downloads de app

Até o presente momento, os canais oficiais da marca, com exceção do Twitter, permanecem silenciosos sobre o assunto. Os comentários sobre a polêmica em redes como Instagram e Facebook são poucos. Já na rede social do passarinho azul, vulgo Twitter, os comentários chegam em alta velocidade e o perfil oficial da marca tem interagido com diversos consumidores que efetuaram a compra.

Por enquanto, a crescente megaempresa do varejo brinca com o fato no Twitter e diz por meio de sua porta voz virtual, a Lu, que quer receber as fotos dos produtos comprados via mensagem direta, assim que a entrega for efetuada.

Análise dos resultados nas redes sociais

Segundo métricas do SocialBlade, o perfil da marca no Twitter ganhou mais de 2 mil seguidores entre ontem e hoje. A média diária da conta é de 500 a 600 seguidores ganhos.

Em análise cedida exclusivamente à Consumidor Moderno, a Stilingue – empresa que mede a reputação das marcas no online – mostra que o dia de hoje foi o maior para a Magalu em termos de interações nos últimos 12 meses. Confira o gráfico abaixo:

Magazine Luiza

Segundo Rodrigo Helcer, CEO da Stilingue, as menções à marca foram majoritariamente positivas:

“A opinião pública sobre o #BugdaLu está predominantemente positiva. Quando positiva, vemos memes, brincadeiras e a sensação de “arrependimento” por perda da “promoção”. Quando a sensação é negativa, vemos (em menor proporção que os positivos) julgamentos. Alegações de “má fé” e “oportunismo da ação”, explica Rodrigo.

Rodrigo também comenta os impactos gerados pela ação:

“Entendemos que o evento, seja ele “bug ou marketing”, contribuiu positivamente para a construção da marca no atributo de criatividade, irreverência, ousadia. Para personas de caráter conservador, pode trazer impacto mas sem evidências de danos de alto impacto à marca. Na perspectiva de marketing, vemos que obtiveram um bom retorno orgânico comparado a média do mercado, proposital ou não. Em redes sociais, seguido de larga cobertura da imprensa”, finaliza o executivo.

https://portalnovarejo.com.br/2019/07/desconto-magazine-luiza-erro-jogada-marketing/

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]