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Magalu firma parceria com AliExpress em estratégia de coopetição

Magalu firma parceria com AliExpress em estratégia de coopetição

Empresa brasileira poderá vender produtos na plataforma chinesa, enquanto gigante do Alibaba anunciará linha premium no marketplace nacional.

Em meio ao anúncio recente da redução do endividamento das dívidas de curto prazo, a Magalu firma parceria com a chinesa AliExpress, marketplace internacional do Alibaba International Digital Commerce Group, adotando a estratégia de coopetição. A parceria ocorre em meio há um momento delicado para o varejo sobre a discussão da taxação das compras internacionais e a pressão do varejo brasileiro sob gigantes chinesas, como Shein, Shopee, Temu e a própria Aliexpress.

Na prática, a parceria entre as empresas prevê que a venda produtos umas das outras em suas plataformas. Ou seja, o AliExpress passará a vender itens da sua linha Choice, serviço de compras premium que oferece uma curadoria de produtos com o melhor custo-benefício e velocidade de entrega, nos canais digitais do Magalu. O Magalu, por sua vez, oferecerá produtos de estoque próprio (1P) na plataforma brasileira do AliExpress.

Complementaridade e CX

“A inclusão de milhares de produtos do AliExpress na nossa plataforma acelera nossa estratégia de diversificação de categorias e de aumento da frequência de compra, além de impulsionar a nossa operação cross border“, diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. “Já a oferta de nosso 1P no AliExpress vai fortalecer as vendas e consolidar a absoluta liderança nas categorias que são tradicionais da companhia. Há uma complementaridade total de sortimento, sem sobreposição”.

A parceria indica que o Magalu poderá vender produtos de linha branca e eletrodomésticos na plataforma chinesa. Além disso, terá a possibilidade de comercializar artigos que não são foco da companhia hoje, como itens de informática, roupas e produtos para bebês.

Magalu e AliExpress iniciaram as conversas no final do ano de 2023 e, de acordo com a Magazine Luiza, a parceria deve entrar em operação no terceiro trimestre deste ano, ou seja, a partir de setembro de 2024. Essa é a primeira vez que o AliExpress vende itens em uma plataforma terceira no mundo, e que o Magalu assume o papel de seller em outro marketplace.

A parceria potencializa duas das maiores audiências do e-commerce brasileiro, com mais de 700 milhões de visitas mensais nas duas empresas, e possibilita que o consumidor final tenha acesso a um amplo portfólio de produtos, com curadoria e serviço de qualidade. “A inclusão dos itens do Magalu no nosso catálogo garante maior complementariedade de sortimento, além de impulsionar a experiência do cliente“, comenta Kai Li, CEO Latam do AliExpress.

Remessa Conforme

Os itens seguem as regras do Remessa Conforme, programa instituído em 2023 pelo Governo Federal que garante a entrega de produtos internacionais de acordo com as especificações acordadas, visando assegurar a precisão e a satisfação do cliente. No site e aplicativo, os produtos do AliExpress serão destacados em um “Mundo” específico, assim como acontece com determinadas marcas e categorias. Além disso, poderão ser oferecidos pelos vendedores das mais de 1.250 lojas físicas do Magalu espalhadas por todo o Brasil.

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