/
/
“A mãe de todas as crises é a crise fiscal”

“A mãe de todas as crises é a crise fiscal”

Em um dia que pode mudar o Brasil, Zeina Latif traz insights para entender e melhorar o cenário de crise, além de fazer a economia evoluir

Cada um acredita no que quer, não é? É essa a aposta feita pelo sistema democrático. O fato, porém, é que para o bem ou para o mal o dia de hoje é histórico. O Senado Federal aprovou o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Esse processo pode resultar no impeachment definitivo da presidente ou, se não houver 54 votos na segunda votação da Câmara Alta, simplesmente em um sabático.

Esse cenário é um resultado de uma crise econômica que começou há algum tempo – composta por diversos fatores, entre os quais está a inadimplência. Não à toa, esse foi um dos principais temas discutidos por Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos.

Para apresentar o contexto a ser discutido, a especialista apresenta números que apontam o aumento da inadimplência do crédito livre para pessoa jurídica e dos pedidos de recuperação pelas empresas. “Em 2014, comecei a olhar para a inadimplência”, diz. “Precisamos entender por que chegamos a esse quadro e a essa crise, senão não poderemos olhar para a frente”, comenta.

Sofrimento geral

“Dados de Pessoa Jurídica mostram tendências de alta na inadimplência de crédito livre. São números preocupantes e, aparentemente, esse ciclo não se completou”, afirma. A partir de dados do Banco Central (BC), Zeina aponta ainda que a situação das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é muito mais grave. “As grandes empresas estão conseguindo encontrar soluções para suas dividas, ao contrário das PMEs”, explica.

Quando olhamos para os dados de pessoas físicas, o cenário também é difícil. Como explica a economista-chefe, o consumidor parece não ter problemas com as instituições bancárias, mas os gastos cresceram em desacordo com a renda. Ou seja, na prática, a vida está mais difícil.

O maior dos problemas

Mas, afinal, qual é a origem de todos os problemas? Para Zeina, “a mãe de todas as crises é a crise fiscal”. Nesse sentido, ela aponta que fazer política fiscal “não é para quem quer, é para quem pode” e, em uma situação limite, pode causar desestabilização.

“Poderíamos ter percebido problemas quando a inflação começou a subir. Mas a equipe econômica ignorou esse dado. Fazendo isso, agiu como um médico que ignora a febre persistente de um paciente”. Nesse sentido, ela argumenta que agenda hoje é, sem dúvidas, a questão fiscal. “Não há espaço para aumento de imposto, não há espaço para aumento de boca de caixa. Para realizar alguma mudança real, é preciso fazer reformas”, fiz.

Cortes fundamentais

Zeina toca em uma questão delicada, porém fundamental para o país. “É necessário reduzir a despesa obrigatória do orçamento – principalmente a previdência”, diz. “Errar na gestão da política econômica fez com que piorasse a situação. Ficamos com todo o ônus do ajuste iniciado no governo Dilma, porque ele foi incompleto. E perdemos o grau de investimento também por isso”.
De acordo com a especialista, o primeiro setor ao qual é necessário estar atento – pois é o primeiro a dar alertas de crises – é a indústria, que possui carga tributária elevada e depende de mão de obra qualificada. “A produção industrial do Brasil acompanhava o mundo, mas agora cai mais do que o dos outros países”, diz. E questiona, para a plateia: “Parece que a crise não é mundial, não é?”

Enfim, o Brasil

Seria impossível falar sobre tantos números e não citar os problemas do Brasil. Como comenta Zeina, “as empresas brasileiras já começaram a demitir até mesmo o funcionário que faz falta”. Prova disso é que o desemprego chegou à pior situação desde o início da série histórica do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). O PIB, por sua vez, apresenta a pior queda desde 1930. “Para melhorar esse cenário, vamos ter que abrir mão de alguns benefícios, isenções, etc. Há políticas públicas demais protegendo alguns setores” conclui.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]