Pesquisar
Close this search box.
/
/
Após ataque cibernético criminoso, site e app da Lojas Renner continuam fora do ar

Após ataque cibernético criminoso, site e app da Lojas Renner continuam fora do ar

Em comunicado, empresa afirmou que está trabalhando para restabelecer as operações online; especialistas analisam situação

A Lojas Renner continuou com seu e-commerce e aplicativo fora do ar nesta sexta-feira (20/8). O comunicado oficial divulgado na quinta-feira, 19, informa que a empresa sofreu um ataque cibernético criminoso que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação.  O pane afetou também a Realize, seu braço financeiro, assim como todas as suas marcas como a Camicado e a Ashua. De acordo com Alvaro Jorge Fontes de Azevedo, Diretor de Relações com Investidores da companhia, de imediato foram acionados os protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos.

Os prejuízos causados à empresa ainda não foram mensurados. O site Lojas Renner S.A., que apresenta informações institucionais para investidores, também permaneceu fora de funcionamento. “Cabe ressaltar que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas. A Companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas”, destacou Alvaro Jorge.

Outro comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, 20. “As equipes permanecem mobilizadas, executando o plano de proteção e recuperação, com todos seus protocolos de controle e segurança e trabalhando para restabelecer todas as operações da Companhia. Os principais bancos de dados permanecem preservados”, afirmou o Diretor de Relações com Investidores da Lojas Renner S.A. O desafio para a empresa é muito expressivo, pois o sistema foi infectado por um ransomware, cujo ataque é um tipo de extorsão digital na qual dados armazenados pelos hackers são criptografados e apenas liberados mediante o pagamento.

Proteção contra ataque cibernético

 Blockbit
Wolmer Andrade Godoi, CTO da Blockbit

Especialistas comentaram o caso. Para Wolmer Andrade Godoi, CTO da Blockbit, empresa de segurança cibernética, avalia que para prevenir ataques cibernéticos investimento é a palavra-chave. “Estamos caminhando cada dia mais para um mundo digital, precisamos ter as proteções adequadas também nesse mundo de bits e bytes. A tríade pessoas, tecnologia e processos é o tripé que deve receber esses investimentos,” destacou Wolmer. Ele também destaca a importância de procedimentos simples como o backup que pode assegurar os dados para uma reestabelecer o sistema de forma mais rápida. “A única garantia que existe em um ataque de ransomware é um processo maduro implementado e testado de backup e restauração”, disse.

“Ataques de Ransomware buscam criptografar todos os dados armazenados, inclusive os códigos dos sistemas computacionais usados para processar as informações. Quando ocorre a criptografia, os dados não podem ser recuperados sem a posse das chaves (senhas). Os criminosos negociam o envio das chaves usadas na criptografia e o processo de restauração. Uma alternativa para não pagar a extorsão é recuperar o último backup dos dados e fazer uma reinstalação dos servidores afetados”, afirmou Yanis Stoyannis, presidente do comitê de Segurança da ABINC, Associação Brasileira de Internet das Coisas.

Existem medidas que podem ser adotadas para evitar situações como essa. “É fundamental estabelecer um plano de conscientização, pois todas as organizações estão sujeitas aos ataques digitais, sustentado por instrumentos normativos de atualizados de segurança: políticas, normas, procedimentos, fluxos operacionais, orientações técnicas, etc. As organizações precisam dispor de um sistema de backup efetivo e com controle rígido de segurança par evitar que os backups sejam também comprometidos”, explicou Yanis.

Comitê de crise

Quando qualquer organização é vítima de um ataque cibernético é necessário ativar um plano de ação de continuidade operacional e recuperação de desastres. Yanis ressalta que isso já deve estar preestabelecido e é importante também ter um comitê de crise para gerenciamento da situação que possa contar com a participação de representantes de diversas áreas da organização. O plano deve ser periodicamente testado para avaliar a sua efetividade. “Também é recomendado avaliar a contratação de um seguro cibernético para evitar perdas financeiras elevadas em caso de ataques”, disse.

Ataques cibernéticos durante a pandemia

Houve um aumento expressivo de ataques cibernéticos durante a pandemia. Isso se deve a muitos fatores. Segundo o presidente do comitê de Segurança da ABINC, “o alto potencial de lucro como atrativo de organizações criminosas, as brechas de segurança em empresas e a maior probabilidade de invasão utilizando técnicas avançadas que exploram o comportamento humano, fazem com que esse tipo de crime cresça cada vez mais no país”, afirmou.

As circunstâncias impostas pelo isolamento social impuseram mudanças significativas nas empresas e maior preparo para viver digitalmente. “Nem todas as empresas estavam preparadas para o teletrabalho de forma segura. Com mais gente sem a formação e capacitação necessárias para separar o que é comunicação corporativa verdadeira de comunicação de atacantes, ocorre um número maior de tentativas. É de se esperar considerando esse contexto”, ressaltou Wolmer Andrade Godoi, CTO da Blockbit.

Como o consumidor é afetado?

A sociedade também pode ser prejudicada segundo Yanis Stoyannis, pois são afetados economicamente devido à indisponibilidade dos serviços. “Muitos dados são capturados antes do processo de criptografia e ficam nas mãos de criminosos, que podem usar os dados pessoais para cometer fraudes ou extorsão. Também serviços prestados para a comunidade podem ser interrompidos gerando pânico e instabilidade no mercado, como escassez de produtos e aumento de preços”, destacou.

Como tudo migrou ou precisou se adaptar no ambiente digital, os desafios se multiplicaram. “O consumidor está na ponta desse ambiente, e geralmente é o mais exposto às ameaças. Ele é o que precisa de lojas mais seguras, sites mais robustos e melhor preparados contra criminosos digitais. É muito mais fácil para um criminoso cibernético atacar o consumidor do que a loja, então a loja precisa de robustez nos seus processos de comercialização pela Internet, para garantir transações seguras e confiáveis”, enfatizou Wolmer Andrade Godoi.


+ Notícias

67,5% dos consumidores não se sentem seguros para usar o pagamento por aproximação

Serasa lança funcionalidade contra fraude financeira

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]