Pesquisar
Close this search box.
/
/
Loja do futuro chega ao presente

Loja do futuro chega ao presente

Qual varejista não quer conhecer bem o cliente que recebe em sua loja e ter a oportunidade de cercá-lo daquilo que mais o interessa, oferecendo um atendimento envolvente que proporciona a compra por impulso?

Imagine a circunstância em que o consumidor vai a uma loja e é recebido por um funcionário que porta um tablet nas mãos disposto a ouvir as demandas do cliente, mas também com diversas informações a respeito do perfil desse consumidor e das preferências dele. Isso porque por meio do número de cartão fidelidade do cliente o funcionário consegue ter acesso às compras passadas, formas de pagamento, assim como o tempo de relação com a empresa e a frequência que vai a loja.

Ao mesmo tempo, esse funcionário tem complexas informações a respeito dos produtos que tem disponível, a qualidade dele, as possíveis cores, onde estão localizados, assim como as novidades que devem chegar à loja que possam interessar ao consumidor. Um dos pontos importantes é que ele pode também acessar a concorrência e cercar o cliente de informações evitando que a loja seja utilizada apenas como showroom. Pode ainda verificar os descontos possíveis. Para evitar filas e a desistência do cliente no último momento, a compra também pode ser finalizada no tablet.

Essa é apenas uma das experiências que a solução Connected Retail, da Avanade, pode oferecer. Ela é baseada na plataforma Microsoft Dynamics ® AX, que tem como uma das soluções o Assisted Selling. O propósito é proporcionar ao varejista um sistema onmichannel, ou seja, diversos canais de alta tecnologia que melhoram a experiência de compra dos usuários ao mesmo tempo em que alavancam a qualidade de atendimento do varejo e demais segmentos da indústria. ?Connected Retail gira em torno de ajudar o consumidor a alcançar seus produtos favoritos de maneira que se ofereça uma experiência de compra personalizada, utilizando múltiplos equipamentos?, afirma Marcelo Serigo, CTIO da Avanade Brasil.

A loja pode contar, ainda, com câmeras que detectam o perfil (idade média, gênero, estatura) e comportamento dos clientes que buscam um determinado produto. Consegue detectar, por exemplo, quanto tempo as pessoas permanecem em frente a uma determinada área da loja e se compram ou apenas observam. Dessa forma, o varejista conhece melhor o cliente que entra em sua loja e pode implantar ações para potencializar as vendas.

E quando fechar a loja, o varejista pode, ainda, manter uma vitrine virtual que filma quem passa na frente dela. A tela interage com as pessoas convidando o consumidor a mover a mão em direção a ela. Com isso, oferece um catálogo virtual de produtos e se o cliente escanear o QrCode nela presente com a câmera do celular, pode levar o catálogo da empresa onde são oferecidos todos os produtos para seu aparelho e checar as informações em outro momento. A vitrine pode ser especialmente útil quando a loja já fechou e ainda há um movimento na rua ou shopping (em função do cinema, por exemplo). Dessa forma, as informações AA respeito dos produtos continuam disponíveis mesmo fora do horário de funcionamento da loja e podem ser levadas pelo cliente no celular.

Os shoppings, por sua vez, podem optar por um grande painel que também interage com o consumidor e oferece informações que também podem ser levadas ao celular por meio do QRCode ou mesmo por meio de aproximação do celular (Near Filed Communication ? NFC). Nos dois casos, a solução aplicada é a Grab & Go.

E para analisar todas essas informações, a plataforma Microsoft Dynamics ® AX oferece, ainda, ao varejista a análise dos dados gerados pela interação com os consumidores, não apenas fisicamente, mas também no ambiente virtual: o chamado Big Data.

Loja do futuro? Não… São soluções plenamente viáveis, prontas para serem implantadas. Elas foram apresentadas de 19 a 21 de fevereiro no Industry Solution Week, evento realizado pela Avanade em parceria com a Microsoft Technology. É o futuro chegando ao presente… A questão, agora, é qual varejista vai sair ou já está saindo na frente.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]