Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça a loja que leva a arte da culinária indiana para a sua casa

Conheça a loja que leva a arte da culinária indiana para a sua casa

Localizada em São Paulo, a loja Grão-Vizir tem como foco especiarias indianas e brasileiras. A maioria dos produtos é importada. Confira a galeria

A circulação de especiarias pelo mundo não tem uma data definida. Há centenas de anos, as grandes navegações feitas em busca de novas rotas de comércio já movimentavam o mercado de grãos mundial. Ervas, sementes, misturas… Elementos que dão um toque diferenciado a pratos, sobremesas e até a bebidas – uma diversão para os apaixonados pela cozinha. Foram esses elementos que fizeram a diferença na história de um empreendedor brasileiro. Marcelo Nastari, fundador da Grão-Vizir Masalas & Especiarias, é um advogado que via a gastronomia como hobby. Um dia, porém, teve contato com as masalas indianas e tudo mudou.

Como muitos empreendedores, Nastari chegou a aquele momento de repensar a vida. No início, as masalas (termo indiano que designa uma mistura de especiarias) foram elementos utilizados em suas experimentações gastronômicas, mas acabaram se tornando uma inspiração para um novo negócio. Foram cinco anos divididos entre o escritório e a cozinha para então conseguir manter-se com seu novo empreendimento. “Em 2009, comprei o espaço onde hoje fica a loja, que abriu efetivamente em 2010. A ideia inicial era apenas produzir ali, mas no meio do caminho resolvi abrir também um showroom”, conta.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Os passos foram cautelosos. O capital inicial para fundar efetivamente a marca foi próprio – e por alguns anos o empreendimento não se pagava sozinho. Nesse sentido, o empreendedor explica que a intenção nunca foi crescer com velocidade. Isso porque sua nova fase de vida demandava bastante conhecimento sobre um mundo que ele amava, mas não dominava. “Todas as fases de aprendizado foram fundamentais. No início, para definir as misturas, eu levava os temperos para as pessoas experimentarem”, lembra. “O desenvolvimento dos produtos foi feito muito mais de forma empírica do que técnica”.

Amor oriental

Assim como grande parte dos produtos, a inspiração para o nome da marca também vem da Ásia. Grão-Vizir era o nome que se dava para uma espécie de primeiro ministro do Império Turco-otomano (dominante da Região da Ásia Menor entre 1299 e 1922). A loja na Vila Romana, em São Paulo, tem um ar rústico e já conta com um grande portfólio de produtos além dos temperos, como porcelanas e outros utensílios de cozinha.

Além das masalas tradicionais indianas, como o clássico Tchai (uma mistura à base de canela, cardamomo, cravo, erva doce, gengibre e pimenta do reino geralmente degustada com leite e chá preto), Nastari também comercializa ervas e especiarias mais conhecidas dos brasileiros (alecrim, cravo, anis estrelado), chás e diferentes tipos de café. A maioria dos produtos utilizados é importada.

Atualmente, o empreendedor tem uma média de faturamento anual em torno de R$ 240 mil. Seu movimento vem da loja física, do e-commerce, além dos 40 revendedores espalhados pelo Brasil, de participações da marca em feiras e bazares e da confecção de brindes corporativos especiais. “Procuro trabalhar com mercados menores; não tenho a intenção de ir para grandes redes”, detalha o fundador.

Diversificação

Nastari tem muitas ideias para sua atuação no ramo de especiarias. Por mergulhar cada vez mais nas possibilidades dos temperos e manter viagens pelo mundo para conhecer diversos tipos de temperos, as ideias são muitas. Em 2016, por exemplo, o empreendedor lançou uma linha de masalas ligadas ao Ayurveda (método medicinal indiano), com combinações especiais para cada dosha (perfil biológico dos indivíduos, de acordo com a visão ayurvedica) – Vata, Pitta ou Kapha. A produção foi realizada em parceria com uma nutricionista especializada na linha védica.

Já em 2017, o empreendedor saiu um pouco do comércio e começou a facilitar cursos e oficinas sobre as especiarias, com experimentações e outras experiências sensoriais em parceria com uma bióloga. Ele também escreveu um livro “Grão-Vizir: a alquimia das ervas, especiarias e masalas”. “Quero trabalhar mais esse lado educacional, montar um calendário para o ano que vem, estabelecer grupos e pensar até em vivências para o mercado corporativo”, conta entusiasmado.

Para o ano que vem, uma parceria com um novo distribuidor fora de São Paulo também pode dar voos mais altos para a Grão-Vizir e o amor de seu criador. As possibilidades são muitas – e Nastari quer abraçá-las.

[masterslider id=”70″]

*Texto originalmente publicado na revista NOVAREJO

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]