Em meio aos compromissos e demandas de trabalho é sempre válido colocar a leitura em dia. No mundo dos negócios, a tecnologia tem mostrado novas possibilidades para a criação de serviços e produtos em sintonia com os desejos dos consumidores. Estar atendo a esse coeficiente de valor é parte da criação e processo de empresas que buscam na tecnologia uma ferramenta para realização de bons negócios.
Foi com esse foco que Aryadne Zonetti, head de Marketing do ITuring, separou uma lista com 7 livros relevantes para ajudar na evolução profissional quando negócios se misturam com tecnologia. Ao final, acrescentamos mais 3 indicações que complementam essa lista. Confira a seguir.
1. Atravessando o abismo (Geoffrey A. Moore, 3. Ed, 2021)
Este é um livro muito importante para quem aceitou o desafio de participar da criação e desenvolvimento de uma startup. Ele traz exemplos, cases e alguns frameworks que ajudam o profissional de Marketing, no caso, a organizar as estratégias a fim de avançar para mercados maiores e como a tecnologia faz parte deste contexto. Livro disponível em versão atualizada, na versão impressa ou digital.
2. Hacking Growth (Sean Ellis, Morgan Brown, 2018)
Aqui está um material direto das metodologias usadas em um dos maiores centros de tecnologia do mundo: o Vale do Silício. Também baseado em exemplos e com uma visão prática, os autores compartilham técnicas aplicadas em empresas de tecnologia que são focadas em crescimento acelerado. Disponível em versão impressa e digital.
3. Marketing 5.0 (Philip Kotler, 2021)
É difícil falar de Negócios sem mencionar Kotler, mesmo dentro de um universo em constante evolução e transformação digital.
Neste último livro há muito sobre como a tecnologia impacta o comportamento de consumo e como isso muda o Marketing, Operações, Experiência do cliente e outras áreas de negócios. É realmente sobre a aplicação de tecnologia na rotina do consumidor. Há alguns exemplos para ilustrar os conceitos que o Marketing 5.0 possui e o destaque de que “as empresas precisam também focar em mudança de cultura, porque essa pode ser a maior barreira para a transformação digital.” Disponível em versão impressa e digital.
Leia mais: Great Place to Work (GPTW) anuncia lista de melhores empresas de 2021
4. Avalie o que importa (John Doerr, 2019)
Mais importante que medir é saber o que medir, quais as métricas relevantes para o negócio ara o seu estágio. O livro explica como funciona a metodologia de OKR (do inglês, Objective and Key Results, Objetivos e Resultados-Chave) usada em startups e empresas de tecnologia para mensurar e definir foco. Um clássico para os profissionais de Negócios que atuam (ou querem atuar) com tecnologia. Disponível em versão digital e impressa.
5. A regra é não ter regras (ReedHastins e Erin Meyer; 2020)
Em vários momentos, trabalhar em uma startup ou empresa de tecnologia significa romper com o tradicional, tentar algo novo, testar. A Netflix é uma dessas empresas que apostou na inovação e alterou o mercado de entretenimento, e é neste livro que Reed Hastings, co-fundador e CEO da Netflix, conta como foi essa construção, por dentro. Se Kotler menciona o poder da cultura na transformação digital, Hastings traz na prática o que essa força pode gerar. Muito bom para inspirar e mostrar que mudar vale a pena. Disponível em versão digital e impressa.
Leia mais: Alto consumo de streaming de vídeos indica futuro promissor no setor
6. ZConomy (Jason Dorsey e Denise Villa, 2020)
Se você ainda não trabalha vendendo algo para a geração Z (ou contratando-a), você em breve o fará. Este livro é resultado de um estudo feito pelos autores Jason Dorsey e Denise Villa, nos Estados Unidos, que evidencia – por segmento de mercado – como a geração Z pode alterar modelos de negócios e estruturas de trabalho por terem um contexto diferente e altamente tecnológico que a difere das gerações anteriores. Os autores passam por exemplos que já aconteceram no mercado e algumas perspectivas de futuro. Está disponível em versão digital e impressa.
Assine a nossa newsletter sobre as principais notícias da experiência do cliente
7. Storytelling com Dados (Cole Nussbaumer Knaflic 2016)
Muito se engana quem pensa que trabalhar com dados é algo restrito aos engenheiros de dados, cientistas de dados, analytics engineers ou especialistas da área. Dados é para todo e qualquer profissional que quer evoluir na carreira e este é um livro, quase uma apostila, na verdade, sobre como comunicar usando dados.
É pura técnica e dicas para construção de apresentações e relatórios que gerem valor, sejam assertivos ou que comuniquem com o foco de influenciar comportamentos. Disponível em versão digital e impressa (na versão impressa a visualização dos gráficos é mais clara).
8. A Startup Enxuta (Eric Ries)
Voltada para profissionais de TI que querem empreender, mas não sabem como iniciar uma empresa para o mercado de tecnologia, a obra apresenta os passos principais passos para essa construção. O autor ainda mostra se dá a criação do MVP para validação do produto/serviço ao público.
9. As Superpotências da Inteligência Artificial (Kai-Fu Lee)
Kai-Fu Lee é um respeitado especialista em Inteligência Artificial (IA). Neste livro ele revela o modo como a China alcançou o Estados Unidos na corrida tecnológica e explica as principais diferenças entre o Vale do Silício e o ecossistema chinês de startups, além de sua visão sobre o futuro da IA.
10. O Dilema da Inovação (Clayton M. Christensen)
Neste livro você terá os princípios que ajudam os executivos a identificar o momento certo de ouvir os clientes e investir no desenvolvimento de produtos. Mais do que isso, a obra condensa um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação incremental.
Assine a nossa newsletter sobre as principais notícias da experiência do cliente
+ Notícias
E o e-commerce morreu? O marketing digital performance esta ultrapassado?
O gênio da experiência: como atender os desejos do consumidor?