Pesquisar
Close this search box.
/
/
10 livros para profissionais de negócios que querem focar em tecnologia

10 livros para profissionais de negócios que querem focar em tecnologia

Essenciais para profissionais e para leitores em geral, separamos algumas dicas de leitura para quem está interessado no poder da tecnologia e histórias sobre inovação

Em meio aos compromissos e demandas de trabalho é sempre válido colocar a leitura em dia. No mundo dos negócios, a tecnologia tem mostrado novas possibilidades para a criação de serviços e produtos em sintonia com os desejos dos consumidores. Estar atendo a esse coeficiente de valor é parte da criação e processo de empresas que buscam na tecnologia uma ferramenta para realização de bons negócios.

Foi com esse foco que Aryadne Zonetti, head de Marketing do ITuring, separou uma lista com 7 livros relevantes para ajudar na evolução profissional quando negócios se misturam com tecnologia. Ao final, acrescentamos mais 3 indicações que complementam essa lista. Confira a seguir.

1. Atravessando o abismo (Geoffrey A. Moore, 3. Ed, 2021)

livros
Foto: Reprodução

Este é um livro muito importante para quem aceitou o desafio de participar da criação e desenvolvimento de uma startup. Ele traz exemplos, cases e alguns frameworks que ajudam o profissional de Marketing, no caso, a organizar as estratégias a fim de avançar para mercados maiores e como a tecnologia faz parte deste contexto. Livro disponível em versão atualizada, na versão impressa ou digital.

2. Hacking Growth (Sean Ellis, Morgan Brown, 2018) 

livros
Foto: Reprodução

Aqui está um material direto das metodologias usadas em um dos maiores centros de tecnologia do mundo: o Vale do Silício. Também baseado em exemplos e com uma visão prática, os autores compartilham técnicas aplicadas em empresas de tecnologia que são focadas em crescimento acelerado. Disponível em versão impressa e digital.

3. Marketing 5.0 (Philip Kotler, 2021)

livros
Foto: Reprodução

É difícil falar de Negócios sem mencionar Kotler, mesmo dentro de um universo em constante evolução e transformação digital.

Neste último livro há muito sobre como a tecnologia impacta o comportamento de consumo e como isso muda o Marketing, Operações, Experiência do cliente e outras áreas de negócios. É realmente sobre a aplicação de tecnologia na rotina do consumidor. Há alguns exemplos para ilustrar os conceitos que o Marketing 5.0 possui e o destaque de que “as empresas precisam também focar em mudança de cultura, porque essa pode ser a maior barreira para a transformação digital.” Disponível em versão impressa e digital.

Leia mais: Great Place to Work (GPTW) anuncia lista de melhores empresas de 2021 

4. Avalie o que importa (John Doerr, 2019)

livros
Foto: Reprodução

Mais importante que medir é saber o que medir, quais as métricas relevantes para o negócio ara o seu estágio. O livro explica como funciona a metodologia de OKR (do inglês, Objective and Key Results, Objetivos e Resultados-Chave) usada em startups e empresas de tecnologia para mensurar e definir foco. Um clássico para os profissionais de Negócios que atuam (ou querem atuar) com tecnologia. Disponível em versão digital e impressa.

5. A regra é não ter regras (ReedHastins e Erin Meyer; 2020)

livros
Foto: Reprodução

Em vários momentos, trabalhar em uma startup ou empresa de tecnologia significa romper com o tradicional, tentar algo novo, testar. A Netflix é uma dessas empresas que apostou na inovação e alterou o mercado de entretenimento, e é neste livro que Reed Hastings, co-fundador e CEO da Netflix, conta como foi essa construção, por dentro. Se Kotler menciona o poder da cultura na transformação digital, Hastings traz na prática o que essa força pode gerar. Muito bom para inspirar e mostrar que mudar vale a pena. Disponível em versão digital e impressa.

Leia mais: Alto consumo de streaming de vídeos indica futuro promissor no setor

6. ZConomy (Jason Dorsey e Denise Villa, 2020)

livros
Foto: Reprodução

Se você ainda não trabalha vendendo algo para a geração Z (ou contratando-a), você em breve o fará. Este livro é resultado de um estudo feito pelos autores Jason Dorsey e Denise Villa, nos Estados Unidos, que evidencia – por segmento de mercado – como a geração Z pode alterar modelos de negócios e estruturas de trabalho por terem um contexto diferente e altamente tecnológico que a difere das gerações anteriores. Os autores passam por exemplos que já aconteceram no mercado e algumas perspectivas de futuro. Está disponível em versão digital e impressa.

Assine a nossa newsletter sobre as principais notícias da experiência do cliente

7. Storytelling com Dados (Cole Nussbaumer Knaflic 2016)

livros
Foto: Reprodução

Muito se engana quem pensa que trabalhar com dados é algo restrito aos engenheiros de dados, cientistas de dados, analytics engineers ou especialistas da área. Dados é para todo e qualquer profissional que quer evoluir na carreira e este é um livro, quase uma apostila, na verdade, sobre como comunicar usando dados.

É pura técnica e dicas para construção de apresentações e relatórios que gerem valor, sejam assertivos ou que comuniquem com o foco de influenciar comportamentos. Disponível em versão digital e impressa (na versão impressa  a visualização dos gráficos é mais clara).

8. A Startup Enxuta (Eric Ries)

livros
Foto: Reprodução

Voltada para profissionais de TI que querem empreender, mas não sabem como iniciar uma empresa para o mercado de tecnologia, a obra apresenta os passos principais passos para essa construção. O autor ainda mostra se dá a criação do MVP para validação do produto/serviço ao público.

9. As Superpotências da Inteligência Artificial (Kai-Fu Lee)

livros
Foto: Reprodução

Kai-Fu Lee  é um respeitado especialista em Inteligência Artificial (IA). Neste livro ele revela o modo como a China alcançou o Estados Unidos na corrida tecnológica e explica as principais diferenças entre o Vale do Silício e o ecossistema chinês de startups, além de sua visão sobre o futuro da IA.

10. O Dilema da Inovação (Clayton M. Christensen)

livros
Foto: Reprodução

Neste livro você terá os princípios que ajudam os executivos a identificar o momento certo de ouvir os clientes e investir no desenvolvimento de produtos. Mais do que isso, a obra condensa um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação incremental.

Assine a nossa newsletter sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+ Notícias

E o e-commerce morreu? O marketing digital performance esta ultrapassado?

O gênio da experiência: como atender os desejos do consumidor?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]