Pesquisar
Close this search box.
/
/
10 livros para profissionais de negócios que querem focar em tecnologia

10 livros para profissionais de negócios que querem focar em tecnologia

Essenciais para profissionais e para leitores em geral, separamos algumas dicas de leitura para quem está interessado no poder da tecnologia e histórias sobre inovação

Em meio aos compromissos e demandas de trabalho é sempre válido colocar a leitura em dia. No mundo dos negócios, a tecnologia tem mostrado novas possibilidades para a criação de serviços e produtos em sintonia com os desejos dos consumidores. Estar atendo a esse coeficiente de valor é parte da criação e processo de empresas que buscam na tecnologia uma ferramenta para realização de bons negócios.

Foi com esse foco que Aryadne Zonetti, head de Marketing do ITuring, separou uma lista com 7 livros relevantes para ajudar na evolução profissional quando negócios se misturam com tecnologia. Ao final, acrescentamos mais 3 indicações que complementam essa lista. Confira a seguir.

1. Atravessando o abismo (Geoffrey A. Moore, 3. Ed, 2021)

livros
Foto: Reprodução

Este é um livro muito importante para quem aceitou o desafio de participar da criação e desenvolvimento de uma startup. Ele traz exemplos, cases e alguns frameworks que ajudam o profissional de Marketing, no caso, a organizar as estratégias a fim de avançar para mercados maiores e como a tecnologia faz parte deste contexto. Livro disponível em versão atualizada, na versão impressa ou digital.

2. Hacking Growth (Sean Ellis, Morgan Brown, 2018) 

livros
Foto: Reprodução

Aqui está um material direto das metodologias usadas em um dos maiores centros de tecnologia do mundo: o Vale do Silício. Também baseado em exemplos e com uma visão prática, os autores compartilham técnicas aplicadas em empresas de tecnologia que são focadas em crescimento acelerado. Disponível em versão impressa e digital.

3. Marketing 5.0 (Philip Kotler, 2021)

livros
Foto: Reprodução

É difícil falar de Negócios sem mencionar Kotler, mesmo dentro de um universo em constante evolução e transformação digital.

Neste último livro há muito sobre como a tecnologia impacta o comportamento de consumo e como isso muda o Marketing, Operações, Experiência do cliente e outras áreas de negócios. É realmente sobre a aplicação de tecnologia na rotina do consumidor. Há alguns exemplos para ilustrar os conceitos que o Marketing 5.0 possui e o destaque de que “as empresas precisam também focar em mudança de cultura, porque essa pode ser a maior barreira para a transformação digital.” Disponível em versão impressa e digital.

Leia mais: Great Place to Work (GPTW) anuncia lista de melhores empresas de 2021 

4. Avalie o que importa (John Doerr, 2019)

livros
Foto: Reprodução

Mais importante que medir é saber o que medir, quais as métricas relevantes para o negócio ara o seu estágio. O livro explica como funciona a metodologia de OKR (do inglês, Objective and Key Results, Objetivos e Resultados-Chave) usada em startups e empresas de tecnologia para mensurar e definir foco. Um clássico para os profissionais de Negócios que atuam (ou querem atuar) com tecnologia. Disponível em versão digital e impressa.

5. A regra é não ter regras (ReedHastins e Erin Meyer; 2020)

livros
Foto: Reprodução

Em vários momentos, trabalhar em uma startup ou empresa de tecnologia significa romper com o tradicional, tentar algo novo, testar. A Netflix é uma dessas empresas que apostou na inovação e alterou o mercado de entretenimento, e é neste livro que Reed Hastings, co-fundador e CEO da Netflix, conta como foi essa construção, por dentro. Se Kotler menciona o poder da cultura na transformação digital, Hastings traz na prática o que essa força pode gerar. Muito bom para inspirar e mostrar que mudar vale a pena. Disponível em versão digital e impressa.

Leia mais: Alto consumo de streaming de vídeos indica futuro promissor no setor

6. ZConomy (Jason Dorsey e Denise Villa, 2020)

livros
Foto: Reprodução

Se você ainda não trabalha vendendo algo para a geração Z (ou contratando-a), você em breve o fará. Este livro é resultado de um estudo feito pelos autores Jason Dorsey e Denise Villa, nos Estados Unidos, que evidencia – por segmento de mercado – como a geração Z pode alterar modelos de negócios e estruturas de trabalho por terem um contexto diferente e altamente tecnológico que a difere das gerações anteriores. Os autores passam por exemplos que já aconteceram no mercado e algumas perspectivas de futuro. Está disponível em versão digital e impressa.

Assine a nossa newsletter sobre as principais notícias da experiência do cliente

7. Storytelling com Dados (Cole Nussbaumer Knaflic 2016)

livros
Foto: Reprodução

Muito se engana quem pensa que trabalhar com dados é algo restrito aos engenheiros de dados, cientistas de dados, analytics engineers ou especialistas da área. Dados é para todo e qualquer profissional que quer evoluir na carreira e este é um livro, quase uma apostila, na verdade, sobre como comunicar usando dados.

É pura técnica e dicas para construção de apresentações e relatórios que gerem valor, sejam assertivos ou que comuniquem com o foco de influenciar comportamentos. Disponível em versão digital e impressa (na versão impressa  a visualização dos gráficos é mais clara).

8. A Startup Enxuta (Eric Ries)

livros
Foto: Reprodução

Voltada para profissionais de TI que querem empreender, mas não sabem como iniciar uma empresa para o mercado de tecnologia, a obra apresenta os passos principais passos para essa construção. O autor ainda mostra se dá a criação do MVP para validação do produto/serviço ao público.

9. As Superpotências da Inteligência Artificial (Kai-Fu Lee)

livros
Foto: Reprodução

Kai-Fu Lee  é um respeitado especialista em Inteligência Artificial (IA). Neste livro ele revela o modo como a China alcançou o Estados Unidos na corrida tecnológica e explica as principais diferenças entre o Vale do Silício e o ecossistema chinês de startups, além de sua visão sobre o futuro da IA.

10. O Dilema da Inovação (Clayton M. Christensen)

livros
Foto: Reprodução

Neste livro você terá os princípios que ajudam os executivos a identificar o momento certo de ouvir os clientes e investir no desenvolvimento de produtos. Mais do que isso, a obra condensa um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação incremental.

Assine a nossa newsletter sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+ Notícias

E o e-commerce morreu? O marketing digital performance esta ultrapassado?

O gênio da experiência: como atender os desejos do consumidor?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]